Itec Carreira
História
O ITec Carreiras vem para consolidar o ecossistema de formação desenvolvido dentro do Instituto de Tecnologia (ITec). Estruturado em consonância ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), enfatiza a necessidade de ampliação dos processos de formação continuada e relação com a comunidade regional: “A crise sanitária e econômica causada pela pandemia da Covid-19 fez de 2020 e 2021 anos atípicos, nos quais a instituição precisou traçar seus caminhos por terrenos instáveis e com dificuldades inéditas. Tais percursos envolveram toda a comunidade acadêmica, de diferentes formas e em diversas frentes de atuação: na construção de diretrizes institucionais para projetos pedagógicos; na realização de reformas curriculares em todos os cursos; na aproximação com colegas de distintas áreas do conhecimento; na intensa incorporação da tecnologia ao cotidiano educativo; na discussão sobre modelos de gestão e governança; na prospecção de nova organização das unidades acadêmicas; no cuidado com a saúde e com o bem-estar individual e coletivo; na projeção da modalidade EaD na graduação e na pós-graduação lato sensu; na ampliação da oferta de formação continuada; na viabilização de soluções para a sustentabilidade; no acompanhamento dos estudantes; na relação com a comunidade regional.” (PDI, pg. 19)
Neste contexto, o PDI define a formação continuada como: “A formação continuada é compreendida, no contexto educacional contemporâneo, como uma das possibilidades de qualificar e ressignificar os processos educativos para promover a cidadania e, ainda, carrega na sua essência a formação e a transformação dos sujeitos. Tem como principal finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político dos profissionais que fazem parte dos processos educativos. A formação continuada pode se caracterizar pela continuidade dos estudos no âmbito da pós-graduação lato sensu e stricto sensu, bem como em processos de formação em serviço. Ela está presente em diferentes instâncias por meio de programas, projetos e políticas, demonstrando que a qualidade da educação superior está intimamente ligada à dimensão da formação permanente de docentes, discentes e funcionários.” (PDI, pg. 29)
Da mesma forma, o PDI enfatiza que o empreendedorismo se caracteriza como elemento constituinte de relacionamento institucional para com a comunidade regional: “Diante de seu caráter comunitário, a universidade, ao acolher o estudante, vai além do oferecimento de formação acadêmica profissional, constituindo-se, a partir de suas ações, em excepcional instrumento de desenvolvimento local e regional, guiando-se pelas necessidades que emergem no contexto atual e pela proatividade estratégica para mudanças. Nesse sentido, a universidade assume a condição de vanguarda na busca de soluções para as mais variadas demandas da comunidade, fomentando o desejo de aprendizagem e desenvolvendo habilidades sociais e empreendedoras, com liderança e flexibilização, tanto acadêmica quanto administrativa, de forma a estimular a capacidade e o caráter empreendedor de cada sujeito com quem se relaciona, no cumprimento do seu fazer universitário.” (PDI, pg. 30)
Assim, o programa ITec Carreira estrutura seu pensamento e ação, de forma a promover a tão necessária aproximação com a comunidade regional, através de ações inovadores de formação continuada, capacitando os profissionais a novos desafios e aprimorando suas habilidades para oferta de produtos, serviços e soluções atualizadas capazes de suprir as necessidades contemporâneas da sociedade brasileira.