Universidade

Arquitetura da UPF qualifica Centro de Armazenamento e Distribuição de doações de Passo Fundo

29/05/2024

10:43

Por: Assessoria de Imprensa

Estudantes, professores e funcionários elaboraram estudo e prestaram orientações para aprimorar diferentes espaços de trabalho, descanso e alimentação

Desde o início deste mês de maio, milhares de moradores de Passo Fundo e região se mobilizaram para ajudar as vítimas das enchentes em nosso estado. Como os prejuízos foram de grande proporção, as vítimas seguem precisando de amparo, e a dedicação dos voluntários, somada às doações de todo o país, vêm fazendo a diferença. Em Passo Fundo, a Prefeitura Municipal destinou o espaço onde funcionava a empresa Manitowoc para ser um centro de armazenamento e distribuição para as doações. Vários de nossos estudantes já atuaram no local ajudando a organizar os materiais, e recentemente o curso de Arquitetura e Urbanismo contribuiu com conhecimentos específicos, ajudando a tornar os espaços mais adequados às suas funções atuais.

A demanda surgiu a partir de um contato da Defesa Civil, que solicitou ao Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (VivA!Emau) a elaboração de projeto para diferentes espaços de apoio aos voluntários que atuam na Manitowoc, tendo em vista que a previsão de trabalho é longa. Após articulação com a direção do Instituto de Tecnologia, Unidade Acadêmica à qual o curso de Arquitetura e Urbanismo está vinculado, com a coordenação do curso e com o Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), os estudantes, professores e funcionários iniciaram o levantamento arquitetônico dos espaços e reuniões com os responsáveis.

Conforme a arquiteta e professora Dra. Carla Portal Vasconcellos, a partir desse contato com os responsáveis, bem como com a realidade, a dinâmica e as necessidades das operações realizadas por voluntários e Defesa Civil, três espaços institucionais - VivA!Emau, LabUrb e Naduc - elencaram o desenvolvimento prioritário de duas ações. “Uma delas foi a orientação para organização do espaço de trabalho (coworking/farmácia), oferecida pelos professores envolvidos; e a outra foi a elaboração de um estudo para o refeitório, utilizado pelos voluntários, que incluiu layout geral, imagens, levantamento dos materiais e móveis necessários”, descreveu a professora.

Fernanda Pinz Pucci foi uma das estudantes de Arquitetura e Urbanismo que atuou nesse projeto. Sobre o refeitório, ela conta que o objetivo principal foi organizar o espaço utilizando os móveis já existentes, bem como móveis de fácil acesso para serem obtidos via doação. “Criamos então aqui no Naduc um layout, usando basicamente mesas e cadeiras de plástico (que já estavam no estabelecimento) e focamos em armários, para que fosse possível tirar os alimentos das caixas e facilitar o trabalho dos voluntários da cozinha”, explica.

A estudante, que está no terceiro semestre do curso, lembra que também foi criado um espaço destinado a representar o Rio Grande do Sul. “Inserimos no projeto murais e quadros para que fossem colocadas imagens do nosso estado e recados positivos. A ideia é que aquele voluntário que se sentir disposto deixe ali uma mensagem que faça outra pessoa se sentir bem, e que esse perceba que todos estamos juntos em prol da mesma causa: ajudar o povo gaúcho”, comentou. Fernanda também destacou o empenho de quem está trabalhando como voluntário: “só quem está lá no dia a dia, assim como em outros pontos de arrecadações, sabe a real situação, e sabe que não é fácil”, enfatizou Fernanda.

O trabalho foi concluído na última quinta-feira, 23 de maio, ocasião em que também foi entregue o projeto do refeitório.