Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF
Fotos: Caroline Simor
Promovido pelo projeto de extensão Fábrica de Talentos e Inovação Tecnológica, o evento comemora o nascimento de Kernel Linux
Realizado em diversos países, o Linux Day é uma celebração que ocorre anualmente, e em 2024, comemora o 33º aniversário do Kernel Linux. Para marcar a data, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do projeto de extensão Fábrica de Talentos e Inovação Tecnológica, promoveu a sexta edição do encontro, reunindo centenas de estudantes e professores na noite desta terça-feira, 29. Durante toda a semana, como evento paralelo, também ocorre a Coleta Digital, no Prédio B5, Campus I.
A atividade tem como proposta promover a cultura do software livre, liberdade digital e GNU/Linux. Segundo o coordenador da iniciativa, professor Marcos Brusso, o objetivo é manter acadêmicos e professores integrados e atualizados sobre esse sistema que é fundamental para a área. “Trabalhamos aqui para criar uma cultura de uso de software livre, de uso de soluções desenvolvidas pela comunidade, e quando falamos de Linux, estamos falando de a comunidade ter liberdade de escolher os softwares que vai usar”, explicou.
O palestrante convidado foi o criador de conteúdo digital Dionatan Simioni, do canal Diolinux. Segundo ele, a interação com os estudantes é fundamental e ter a oportunidade de debater sobre o tema é sempre uma forma de aprender e compartilhar. “Muitas vezes não temos a oportunidade de discutir tão profunda e abertamente sobre esses assuntos e é justamente essa a importância, trazer esses elementos que ficam às vezes escondidos por trás dos panos da tecnologia. Falamos sobre inteligência artificial atualmente e a presença de modelos de código aberto e da própria infraestrutura que suporta todo esse tipo de tecnologia”, pontua.
Coleta Digital
Segundo o Instituto de Treinamento e Pesquisa da Organização das Nações Unidas (Unitar/ONU), a geração de lixo eletrônico e digital cresce cinco vezes mais rápido do que as ações de reciclagem. A previsão, de acordo com o Monitor Global de Lixo Eletrônico, é de que em 2023, tenhamos 83 milhões de toneladas.
Pensando nisso e buscando ser uma ferramenta no processo, a UPF, por meio do projeto Fábrica de Talentos e Inovação Tecnológica, promove mais uma edição da Coleta Digital. O ponto de recolhimento fica junto ao Prédio B5, Campus I da UPF. Neste ano, os recursos gerados serão destinados para a ONG Amor. A coleta ocorre até sexta-feira, dia 1º de novembro.