Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
A terceira edição do OpenTI, evento promovido pelo curso de Ciência da Computação da UPF, ocorreu na noite desta terça-feira, 28 e reuniu professores, estudantes e profissionais. A atividade teve como objetivo apresentar as ações de interação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos cursos de tecnologia da informação da Universidade.
Nesta edição, foram apresentadas as principais ações do Projeto de Extensão Fábrica de Talentos e Inovação Tecnológica, pontuando atividades realizadas de forma transversalizadas nos cursos da área de TI da UPF e nas disciplinas que fomentam a curricularização da extensão.
Um dos cases apresentado foi o desenvolvimento do Aplicativo (APP) de prevenção ao Câncer Infanto-juvenil, idealizado a partir de uma demanda da comunidade, com iniciativa do presidente da Câmara Municipal e Embaixador da Luta Contra o Câncer, do Instituto Pietro, vereador Saul Spinelli e do médico Pablo Santiago, coordenador do Centro Oncológico Infanto-juvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
Presentes no evento, eles falaram sobre o trabalho que vem sendo realizado no Centro Oncológico e destacaram a dificuldade em diagnosticar câncer em crianças. Saul Spinelli comentou que buscou junto aos professores da UPF a possibilidade de criação do APP. O dispositivo está em produção como parte do Projeto de Extensão e como Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Pedro Mânica, do curso de Ciência da Computação, com orientação do professor Jaqson Dalbosco. Saul também destacou a disponibilidade dos professores UPF, Jaqson, Eder Pazinatto e José Maurício Maciel para viabilizar o projeto. De acordo com Pazinatto, a conscientização deste tema e as questões que envolvem o aplicativo são trabalhadas em algumas turmas nos cursos de TI da UPF, envolvendo pesquisas na área de desenvolvimento de aplicativos e inteligência artificial
Outro ponto abordado no evento foi o Intercâmbio Estudantil. Na oportunidade Amanda Petry, funcionária do setor de Assessoria Internacional da UPF, apresentou as possibilidades, oportunidades e editais de intercâmbio. Ainda o estudante do curso de Ciência da Computação, João Paulo de Ávila, compartilhou suas experiências com o intercâmbio realizado entre agosto de 2023 e março de 2024 na Polônia. Também esteve presente no evento o intercambista Bas Peijnenburg, da Holanda, que está desenvolvendo atividades junto ao Programa de Mestrado em Computação Aplicada da UPF e em uma empresa da região. A noite ainda contou com uma conversa sobre as possibilidades, ações e interação nos cursos dos projetos e atividades de pesquisa com o professor Carlos Amaral Holbig.
O evento marcou as comemorações dos 40 anos do curso de Ciência da Computação, 25 anos do curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 10 anos do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Computação Aplicada da UPF, todos celebrados em 2024.