Anais

Eixo 4 - Práticas e Intervenções na Educação Básica e Superior

Título Autor(es) PDF
1

PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O TEMA ECONOMIA E A SUA RELAÇÃO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Patricia Franzoni
Marli Teresinha Quartieri

2

ANÁLISE DE ERROS NO CÁLCULO DA SUPERFÍCIE DE EMBALAGEM CILÍNDRICA

Paulo César Oliveira,
Rodrigo Rodolfo Baltazar de Souza
3

UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO PROBABILÍSTICO

Ricardo Campanha Almagro,
Paulo César Oliveira
4

ANÁLISE DE ABORDAGENS INVESTIGATIVAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO

Tailon Thiele,
Eliane Miotto Kamphorst,
Priscila da Costa,
Carmo Henrique Kamphorst
5

ESBOÇANDO CURVAS DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO

Bárbara Cristina Pasa,
Danieli Binotto,
Méricles Thadeu Moretti
6

PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE DERIVADAS: UMA ANÁLISE DE ABORDAGENS COM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA

Tailon Thiele,
Eliane Miotto Kamphorst,
Priscila da Costa,
Carmo Henrique Kamphorst
7

SISTEMA MONTESSORIANO: OBSERVANDO UMA SALA DE AULA MONTESSORIANA

Karina Grzeça,
Maria Cecilia Bueno Fischer
8

MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Paula Willms Capra,
Janecler Aparecida Amorin Colombo,
Ademir Basso
9

FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA IDONEIDADE EPISTÊMICA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO

Rafael Jonatan Pertile,
Carmen Teresa Kaiber
10

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PRESENTES NOS TRABALHOS DA III FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL

Caroline dos Santos,
Edwarda Schünemann,
Isabel Koltermann Battisti,
Peterson Cleyton Avi,
A. Patricia Spilimbergo,
Claudia Piva
11

BALANCEAMENTO DE REAÇÕES QUÍMICAS POR SISTEMAS LINEARES: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Elizandro Max Borba,
Katiúscia Machado Nobre Borba
12

O DESAFIO DO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR NUM [NEM TÃO] NOVO CONTEXTO TECNOLÓGICO

Clarice Favaretto Salvador
13

MATEMÁTICA E LITERATURA: UMA PRÁTICA COM O LIVRO “ALICE NO PAÍS DOS NÚMEROS”

Luara Zwiernik,
Andreia Dalcin
14

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA DA OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS- OBEMP

Janeisi de Lima Meira,
Luciene Costa Santos
15

MATEMÁTICA E LITERATURA DE MALBA TAHAN: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Dilson Henrique Ramos Evangelista,
Cristiane Johann Evangelista
16

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Leonardo Pospichil Lima Neto,
Tainara Lima da Silva,
Ednei Luis Becher,
Lisandro Bitencourt Machado
17

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE TERCEIRO GRAU COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA

Felipe Klein Genz,
Odair Menuzzi
18

WHATSAPP NO APOIO DO ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

Ademir Basso
19

AVALIAÇÃO DIÁRIA/PROCESSUAL

Marelice Aparecida Bonato,
Ademir Basso
20

BULLYING: RELATO DE UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Cintia Schneider
21

AVALIAÇÃO COM IMAGENS EM MATEMÁTICA

Fernando Rocha Pinto,
Ademir Basso
22

“ESSE É MAIOR” E “ESSE É MAIS LEVE”: UMA EXPERIÊNCIA COM A UNIDADE TEMÁTICA DE GRANDEZAS E MEDIDAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Paulo Nascimento Silva,
Américo Junior Nunes da Silva
23

ENSINAR GRANDEZAS E MEDIDAS NO 1o ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Joana Darc da Silva Belfort,
Alessandra Barbosa do Nascimento,
Américo Junior Nunes da Silva
24

APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROBLEMAS: CONEXÕES ENTRE A GRANDEZA CAPACIDADE E O NÚMERO RACIONAL

Cícero Inacio dos Santos,
Paulo César Oliveira
25

UM OLHAR PARA A MONITORIA EM JOGOS MATEMÁTICOS NO RECREIO ESCOLAR

VÂNIA DE FATIMA TLUSZCZ LIPPERT,
MARCOS LÜBECK,
RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO
26

MONITORIA: ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO FAZENDO USO DO APLICATIVO KAHOOT EM AULAS DE MATEMÁTICA

VÂNIA DE FATIMA TLUSZCZ LIPPERT,
MARCOS LÜBECK,
JOCINEIA MEDEIROS
27

O USO DA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA ALIADA AO USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS

Tanise da Silva Moura,
Ivana Leticia Damião,
Lucas Ariel Webler,
Vanessa Volkweis Rodrigues,
Dra. Julhane Alice Thomas Schulz,
Ma. Mariele Josiane Fuchs
28

A FUNÇÃO POLINOMIAL DE 2° GRAU A PARTIR DE EXPERIMENTOS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tanise da Silva Moura,
Ivana Leticia Damião,
Lucas Ariel Webler,
Vanessa Volkweis Rodrigues,
Ma. Mariele Josiane Fuchs,
Dra. Julhane Alice Thomas Schulz
29

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TEORIA DOS GRAFOS COM GEOGEBRA

Luiz Fernando da Silva
30

ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2o GRAU POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE UMA WEBQUEST

Luana Danelli da Silva,
Eduarda Cericato Ferrareze,
Rosana Maria Luvezute Kripka
31

A RELEVÂNCIA DO VÍDEO COMO RECURSO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

Melina Nymann dos Santos,
Andriele dos Santos,
Catia Balbinot,
Maria Andreia Maciel Nerling
32

A IMPORTÂNCIA DO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Catia Balbinot,
Maria Andreia Maciel Nerling,
Andriele dos Santos,
Melina Nymann dos Santos
33

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PESQUISA BASEADA EM DESIGN ENVOLVENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Charles Bruno da Silva Melo,
Eleni Bisognin
34

MEMETIZANDO A POTENCIAÇÃO: RESSONÂNCIAS FILOSÓFICAS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Luiz Fernando da Silva,
Andréia Luisa Friske
35

AÇÕES DO PIBID NÚCLEO ICEG/BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Luís Gabriel Favaretto Matté,
Ana Paula Härter Vaniel,
Luiz Henrique Ferraz Pereira
36

OFICINA GAME OF DOMINO MATH: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA

Daniela Panisson,
Morgana Miranda Rockenbach,
Vanessa Dilda
37

APRENDENDO A CONSTRUIR OS POLIEDROS DE PLATÃO E IDENTICIAR SEUS ELEMENTOS DE FORMA LÚDICA

Dr. Sander Joner
38

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PLANEJAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO ENSINO MÉDIO

Bruno Santos Nascimento
39

OFICINA DE APRENDIZAGEM: O USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL KAHOOT PARA A REVISÃO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NO ENSINO MÉDIO

Leonardo Caumo Biasotto,
Laíza Prediger,
Daniele Marchetto,
Vanessa Dilda
40

O TRABALHO COM GRÁFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIENCIANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Isadora Batisti
41

OFICINAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

Neuza Terezinha Oro,
Mariane Kneipp Giareta,
Andressa Bosa,
Andielli Los Silveira,
Amanda Cristina da Silva
42

OFICINA DE MATEMÁTICA NO EJA: Relato de projeto de extensão

Amanda Cristina da Silva,
Mariane Kneipp Giareta
43

APRENDENDO COM AS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Alessandra Holanda Cavalcante Mendes,
Vania Finholdt Angelo Leite
44

FEIRAS DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: IMPLANTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO

A. Patricia Spilimbergo,
Isabel Koltermann Battisti,
Peterson Cleyton Avi,
Cláudia Piva
45

APRESENTANDO A ESCALA CUISENAIRE PARA ALUNOS DO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thaís Philipsen Grützmann,
Thaiana Neuenfeld Philipsen
46

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA REALIZADO NO ENSINO SUPERIOR POR TRÊS ANOS

Tereza Rachel Mafioleti,
Daniana de Costa,
Mayara Cristina Pereira Yamanoe
47

“CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM RÉGUA E COMPASSO”: UMA OFICINA REALIZADA COM AS TURMAS DO 8o ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Hugo de Sousa Campos,
Bethânia Niura de Jesus Lemos,
Isabella Montes Caixeta,
Eliane Fonseca Campos Mota,
Lucas dos Santos Passos
48

PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA

Leonardo Caumo Biasotto,
Daniele Marchetto,
Laíza Prediger,
Betine Diehl Setti
49

ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE MATRIZES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Marta Vieira da Silva,
Cristiane Johann Evangelista,
Dilson Henrique Ramos Evangelista
50

EXPLORANDO O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA METODOLOGIA PBL

Maríndia Leidens Bittarello
51

O ENSINO DO CONCEITO RADICIAÇÃO EM UMA TURMA DO 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS DISCUSSÕES NECESSÁRIAS

Caroline dos Santos,
Isabel Koltermann Battisti
52

INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Luís Gabriel Favaretto Matté,
Vanessa Dilda
53

APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

Luana Pereira da Cunha,
Halana Garcez Borowsky
54

O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Allana Tamires Alves da Silva,
Luana Pereira da Cunha,
Vanessa Chaves Medeiros,
Halana Garcez Borowsky
55

A INTERVENÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Vanessa Chaves Medeiros,
Halana Garcez Borowsky

 

 

INSCREVA-SE