Nº |
Título |
Autor(es) |
PDF |
1 |
PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O TEMA ECONOMIA E A SUA RELAÇÃO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
|
Patricia Franzoni
Marli Teresinha Quartieri |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png)
|
2 |
ANÁLISE DE ERROS NO CÁLCULO DA SUPERFÍCIE DE EMBALAGEM CILÍNDRICA
|
Paulo César Oliveira,
Rodrigo Rodolfo Baltazar de Souza |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
3 |
UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO PROBABILÍSTICO
|
Ricardo Campanha Almagro,
Paulo César Oliveira |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
4 |
ANÁLISE DE ABORDAGENS INVESTIGATIVAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO
|
Tailon Thiele,
Eliane Miotto Kamphorst,
Priscila da Costa,
Carmo Henrique Kamphorst |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
5 |
ESBOÇANDO CURVAS DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO
|
Bárbara Cristina Pasa,
Danieli Binotto,
Méricles Thadeu Moretti |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
6 |
PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE DERIVADAS: UMA ANÁLISE DE ABORDAGENS COM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA
|
Tailon Thiele,
Eliane Miotto Kamphorst,
Priscila da Costa,
Carmo Henrique Kamphorst |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
7 |
SISTEMA MONTESSORIANO: OBSERVANDO UMA SALA DE AULA MONTESSORIANA
|
Karina Grzeça,
Maria Cecilia Bueno Fischer |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
8 |
MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Ana Paula Willms Capra,
Janecler Aparecida Amorin Colombo,
Ademir Basso |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
9 |
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA IDONEIDADE EPISTÊMICA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO
|
Rafael Jonatan Pertile,
Carmen Teresa Kaiber |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
10 |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PRESENTES NOS TRABALHOS DA III FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL
|
Caroline dos Santos,
Edwarda Schünemann,
Isabel Koltermann Battisti,
Peterson Cleyton Avi,
A. Patricia Spilimbergo,
Claudia Piva |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
11 |
BALANCEAMENTO DE REAÇÕES QUÍMICAS POR SISTEMAS LINEARES: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS
|
Elizandro Max Borba,
Katiúscia Machado Nobre Borba |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
12 |
O DESAFIO DO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR NUM [NEM TÃO] NOVO CONTEXTO TECNOLÓGICO
|
Clarice Favaretto Salvador |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
13 |
MATEMÁTICA E LITERATURA: UMA PRÁTICA COM O LIVRO “ALICE NO PAÍS DOS NÚMEROS”
|
Luara Zwiernik,
Andreia Dalcin |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
14 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA DA OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS- OBEMP
|
Janeisi de Lima Meira,
Luciene Costa Santos |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
15 |
MATEMÁTICA E LITERATURA DE MALBA TAHAN: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Dilson Henrique Ramos Evangelista,
Cristiane Johann Evangelista |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
16 |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
Leonardo Pospichil Lima Neto,
Tainara Lima da Silva,
Ednei Luis Becher,
Lisandro Bitencourt Machado |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
17 |
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE TERCEIRO GRAU COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA
|
Felipe Klein Genz,
Odair Menuzzi |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
18 |
WHATSAPP NO APOIO DO ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
|
Ademir Basso |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
19 |
AVALIAÇÃO DIÁRIA/PROCESSUAL
|
Marelice Aparecida Bonato,
Ademir Basso |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
20 |
BULLYING: RELATO DE UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR
|
Cintia Schneider |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
21 |
AVALIAÇÃO COM IMAGENS EM MATEMÁTICA
|
Fernando Rocha Pinto,
Ademir Basso |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
22 |
“ESSE É MAIOR” E “ESSE É MAIS LEVE”: UMA EXPERIÊNCIA COM A UNIDADE TEMÁTICA DE GRANDEZAS E MEDIDAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Paulo Nascimento Silva,
Américo Junior Nunes da Silva |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
23 |
ENSINAR GRANDEZAS E MEDIDAS NO 1o ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
|
Joana Darc da Silva Belfort,
Alessandra Barbosa do Nascimento,
Américo Junior Nunes da Silva |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
24 |
APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROBLEMAS: CONEXÕES ENTRE A GRANDEZA CAPACIDADE E O NÚMERO RACIONAL
|
Cícero Inacio dos Santos,
Paulo César Oliveira |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
25 |
UM OLHAR PARA A MONITORIA EM JOGOS MATEMÁTICOS NO RECREIO ESCOLAR
|
VÂNIA DE FATIMA TLUSZCZ LIPPERT,
MARCOS LÜBECK,
RHUAN GUILHERME TARDO RIBEIRO |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
26 |
MONITORIA: ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO FAZENDO USO DO APLICATIVO KAHOOT EM AULAS DE MATEMÁTICA
|
VÂNIA DE FATIMA TLUSZCZ LIPPERT,
MARCOS LÜBECK,
JOCINEIA MEDEIROS |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
27 |
O USO DA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA ALIADA AO USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS
|
Tanise da Silva Moura,
Ivana Leticia Damião,
Lucas Ariel Webler,
Vanessa Volkweis Rodrigues,
Dra. Julhane Alice Thomas Schulz,
Ma. Mariele Josiane Fuchs |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
28 |
A FUNÇÃO POLINOMIAL DE 2° GRAU A PARTIR DE EXPERIMENTOS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Tanise da Silva Moura,
Ivana Leticia Damião,
Lucas Ariel Webler,
Vanessa Volkweis Rodrigues,
Ma. Mariele Josiane Fuchs,
Dra. Julhane Alice Thomas Schulz |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
29 |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TEORIA DOS GRAFOS COM GEOGEBRA
|
Luiz Fernando da Silva |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
30 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2o GRAU POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE UMA WEBQUEST
|
Luana Danelli da Silva,
Eduarda Cericato Ferrareze,
Rosana Maria Luvezute Kripka |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
31 |
A RELEVÂNCIA DO VÍDEO COMO RECURSO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
|
Melina Nymann dos Santos,
Andriele dos Santos,
Catia Balbinot,
Maria Andreia Maciel Nerling |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
32 |
A IMPORTÂNCIA DO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
|
Catia Balbinot,
Maria Andreia Maciel Nerling,
Andriele dos Santos,
Melina Nymann dos Santos |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
33 |
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PESQUISA BASEADA EM DESIGN ENVOLVENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Charles Bruno da Silva Melo,
Eleni Bisognin |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
34 |
MEMETIZANDO A POTENCIAÇÃO: RESSONÂNCIAS FILOSÓFICAS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Luiz Fernando da Silva,
Andréia Luisa Friske |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
35 |
AÇÕES DO PIBID NÚCLEO ICEG/BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Luís Gabriel Favaretto Matté,
Ana Paula Härter Vaniel,
Luiz Henrique Ferraz Pereira |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
36 |
OFICINA GAME OF DOMINO MATH: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA
|
Daniela Panisson,
Morgana Miranda Rockenbach,
Vanessa Dilda |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
37 |
APRENDENDO A CONSTRUIR OS POLIEDROS DE PLATÃO E IDENTICIAR SEUS ELEMENTOS DE FORMA LÚDICA
|
Dr. Sander Joner |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
38 |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PLANEJAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO ENSINO MÉDIO
|
Bruno Santos Nascimento |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
39 |
OFICINA DE APRENDIZAGEM: O USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL KAHOOT PARA A REVISÃO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS NO ENSINO MÉDIO
|
Leonardo Caumo Biasotto,
Laíza Prediger,
Daniele Marchetto,
Vanessa Dilda |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
40 |
O TRABALHO COM GRÁFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIENCIANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
|
Isadora Batisti |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
41 |
OFICINAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
|
Neuza Terezinha Oro,
Mariane Kneipp Giareta,
Andressa Bosa,
Andielli Los Silveira,
Amanda Cristina da Silva |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
42 |
OFICINA DE MATEMÁTICA NO EJA: Relato de projeto de extensão
|
Amanda Cristina da Silva,
Mariane Kneipp Giareta |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
43 |
APRENDENDO COM AS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
|
Alessandra Holanda Cavalcante Mendes,
Vania Finholdt Angelo Leite |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
44 |
FEIRAS DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: IMPLANTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO
|
A. Patricia Spilimbergo,
Isabel Koltermann Battisti,
Peterson Cleyton Avi,
Cláudia Piva |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
45 |
APRESENTANDO A ESCALA CUISENAIRE PARA ALUNOS DO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Thaís Philipsen Grützmann,
Thaiana Neuenfeld Philipsen |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
46 |
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA REALIZADO NO ENSINO SUPERIOR POR TRÊS ANOS
|
Tereza Rachel Mafioleti,
Daniana de Costa,
Mayara Cristina Pereira Yamanoe |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
47 |
“CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM RÉGUA E COMPASSO”: UMA OFICINA REALIZADA COM AS TURMAS DO 8o ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
|
Hugo de Sousa Campos,
Bethânia Niura de Jesus Lemos,
Isabella Montes Caixeta,
Eliane Fonseca Campos Mota,
Lucas dos Santos Passos |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
48 |
PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA
|
Leonardo Caumo Biasotto,
Daniele Marchetto,
Laíza Prediger,
Betine Diehl Setti |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
49 |
ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE MATRIZES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
|
Marta Vieira da Silva,
Cristiane Johann Evangelista,
Dilson Henrique Ramos Evangelista |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
50 |
EXPLORANDO O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA E DA METODOLOGIA PBL
|
Maríndia Leidens Bittarello |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
51 |
O ENSINO DO CONCEITO RADICIAÇÃO EM UMA TURMA DO 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS DISCUSSÕES NECESSÁRIAS
|
Caroline dos Santos,
Isabel Koltermann Battisti |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
52 |
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
|
Luís Gabriel Favaretto Matté,
Vanessa Dilda |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
53 |
APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
|
Luana Pereira da Cunha,
Halana Garcez Borowsky |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
54 |
O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
|
Allana Tamires Alves da Silva,
Luana Pereira da Cunha,
Vanessa Chaves Medeiros,
Halana Garcez Borowsky |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |
55 |
A INTERVENÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
Vanessa Chaves Medeiros,
Halana Garcez Borowsky |
![](https://www.upf.br//_uploads/Conteudo/jem/2020/pdf.png) |