Anais

Diálogos Educacionais

TITULOS

AUTOR(RES)

 PDF

HABILIDADES CRIATIVAS EM MATEMÁTICA

Cleyton Hércules Gontijo

OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E AS FRAÇÕES

 

Daniela Fouchard Severo

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, LITERATURA E A INTERAÇÃO DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS

 

Elisângela de F. Fernandes de Mello

TRAZENDO A LEITURA PARA A AULA DE MATEMÁTICA

Gláucia Celina Tarouco Piccoli

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Joaquina

 

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE SIMETRIA DE REFLEXÃO

 

Iranete Lima

 

LINGUAGEM: FERRAMENTA BÁSICA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA

 

 

Isabel Koltermann Battisti

Drª Cátia Maria Nehring

 

O SOMA CUBO: UM EXPERIMENTO MATEMÁTICO

 

Rochelande Felipe Rodrigues

Fernando Emilio L. Almeida

Josinalva Estacio de Menezes

 

 

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Luciana Ventura

Ana C. V. Selva

 

 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMATICA: O QUE FAZER EM SALA DE AULA

 

Márcia Bárbara Bini

 

 

 

O MÉTODO ÁRABE NA RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU

 

Acylena Coelho Costa

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias

 

 

 

MUITO ALÉM DO OLHAR: UM ENLACE DA MATEMÁTICA COM A ARTE

 

 

Maira Leandra Alves

 

 

ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS DE PROVAS DA 5ª SÉRIE DO CURSO FUNDAMENTAL PARA TOMADA DE DECISÕES PEDAGOGICAS

 

Naoko Isotani

Sadao Isotani

Antonio R. P. L. Albuquerque

Olimpio M. Capeli

A INTEGRAÇÃO DAS  CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA : A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGE DE GEOMETRIA

Susilene Garcia da Silva Oliveira

Profª. Drª Marilena Bittar

PENSANDO A PROPOSTA DE ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS

Teresa Cristina Etcheverria

 

ELEMENTOS PARA A DISCUSSÃO DE UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INDÍGENA GUARANI/KAIOWÁ

 

Maria Aparecida Mendes de Oliveira

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FUNÇÃO AFIM: BREVE RELATO DE PROFESSORES x ALUNOS

 

Acylena Coelho Costa

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias

 

AVALIANDO MATEMÁTICA NA REAL

 

Ademir Basso

 

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE INVARIANTES OPERATÓRIOS E FUNÇÃO QUADRÁTICA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

                                                                                                

Ademir Medeiros dos Santos Junior

UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA NA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS CLIMÁTICOS E METEOROLÓGICOS: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SALINAS-MG

 

Aldemi Ferreira Mendes

José Roberto Linhares de Mattos

UM ESTUDO SOBRE VALIDAÇÃO ALGÉBRICA DE CONJECTURAS NO CONJUNTO DOS INTEIROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Anete Valéria Masson Coimbra de Lima

INTERSECÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A LITERATURA INFANTIL COMO UMA POSSIBILIDADE PARA A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL

Antônio Maurício Medeiros Alves

Denise Nascimento Silveira

Rita de Cassia Dittgen Alves

 

UMA REFLEXÃO SOBRE A MODELAGEM  MATEMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Cássia Luiza Marin Marcante

Mariane Kneipp Giareta

 

SISTEMAS DE LOGARITMOS: REPRESENTAÇÃO-CONCEITUALIZAÇÃO

 

Dra Celia Finck Brandt

 

O PROJETO "RPG E MATEMÁTICA NO VALADARES": O USO DOS JOGOS DE REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

Danilo Lemos Batista

 

 OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA AQUISIÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Deise Pedroso Maggio

Rita de Cássia Pistóia Mariani

 

AVALIAÇÃO DO RACIOCÍNIO INTUITIVO NA APRENDIZAGEM PROGRESSÕES ARITMÉTICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CEFET/CE

Ms. Francisco Regis Vieira Alves

Dr. Hermínio Borges Neto

Dra.Rosélia Costa de Castro Machado

MANIPULANDO MATERIAIS, (RE)DESCOBRINDO A MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA.

 

Gilberto Januario

Douglas da Silva Tinti

A ANÁLISE DO SALÁRIO MÍNIMO BRASILEIRO ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Kátia Luciane Souza da Rocha

Jefferson Marçal da Rocha

ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

Lisandra Zelinda Girardello

Scheila do Prado da Silva

MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E SOCIEDADE NA VISÃO DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO

 

Lucas Nunes Ogliari

INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DA EAFCe/GO

José Roberto Linhares de Mattos

Marcia Langaro Passarinho

Carlos Eduardo Mathias Motta

APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA NO NÍVEL MÉDIO

 

Maurício de Moraes Fontes

Dineusa Jesus dos Santos Fontes

Miriam de Moraes Fontes

 

A REPRESENTAÇÃO MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERPRETAÇÃO DE NARRATIVAS MATEMÁTICAS

 

Nilce F. Scheffer

Ricardo M. Corrêa

Jordana Z. Bressan 

 

OFICINAS PERMANENTES COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS

 

Nilce Fátima Scheffer

Renan Sachet

Grasiela Elisa Webber

 

 ESTUDO DE FUNÇÕES: COMPREENSÕES E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 

Magda Inês Moreira

Renata Magarinus

 

OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

Maria Arlita da Silveira Soares

Rita de Cássia Pistóia Mariani

 

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CONCEITOS DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO USANDO O SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE II E GRAPHMATICA  

Roberto Preussler

Neiva Ignês Grando

 

SIGNIFICADOS FENOMENOLÓGICOS DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOMETRIA

 

Anderson Martins Corrêa

 

O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE NÚMEROS DECIMAIS E A RELAÇÃO COM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Anelisa Kisielewski Esteves

Neusa Maria Marques de Souza

 

ALGUNS BURACOS NEGROS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 

Carla Gonçalves Rodrigues

 

A BUSCA DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E INTRADISCIPLINAR ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS

 

Daiani Winck Chiarello

Rita de Cássia Pistóia Mariani

Claudio Luiz Hernandes

 

ADAPTAÇÃO CURRICULAR SOB A ÓTICA DAS EDUCADORAS DO CAMPO

 

Ms. Deise Leandra Fontana

 

 

A CRIATIDADE E A MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE "EDUCADORES MATEMÀTICOS"

 

Emanueli Pereira

Tiago Emanuel Klüber

Dionísio Burak

 

UMA ANÁLISE DOS PÓLOS DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA PERSPECTIVA DOS FENÔMENOS DIDÁTICOS.

 

Fernando Emilio L. Almeida

Rochelande Felipe Rodrigues

Anna Paula de Avelar Brito Menezes

 

MATEMÁTICOS EDUCADORES E SUAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS

 

 

Ms. Francisco Regis Vieira Alves

Dr Hermínio Borges Neto

Dra. Rosélia Costa de Castro Machado

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS RELATIVOS AO ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS UTILIZADOS POR PROFESSORES QUE ATUAM EM NÍVEL DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A SOMA DE FRAÇÕES.

Irio Valdir Kichow

Luiz Carlos Pais

 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO - EMFOCO: GRUPO DE ESTUDOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

 

José Walber de Souza Ferreira

 

PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO LUDOTECA

 

Lucí T. Marchiori dos Santos Bernardi

 

A PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSFORMAÇÃO INTERNA DO SABER MATEMÁTICO

Cátia Maria Nehring

Maria Arlita da Silveira Soares

Rita de Cássia Pistóia Marian

 

GEOMETRIA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

Neuza Terezinha Oro

Rosana Maria Luvezute Kripka

 

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DOS CONCLUINTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA

Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Marinês Yole Poloni

 

UMA PROPOSTA PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES COM VISTAS À MELHORIA DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÁEDIO, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE FORMAÇÃO E DE GENERALIZAÇÃO DE CONCEITOS

 

Roberto Lopes de Abreu

Ariane Azevedo Henaut

Bárbara Bruna de Souza Francisco

Carla Cortes Annechini

Gabrielle de Souza Penha

Luciana Castro da Silva

Nilson Antonio de Oliveira Junior

Renan Matos dos Santos

Viviane Rodrigues de Freitas

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

Rochelande Felipe Rodrigues

Josinalva Estacio de Menezes

 

O PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE DOURADOS

 

Rute Eliz Vargas Marques Stranieri

Vera Fátima Corsino de Almeida

 

NECESSIDADES FORMATIVAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS: QUE RELAÇÕES?

 

Patrícia Medeiros do Canto

Taniamara Vizzotto Chaves

 

UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SIMPLIFICAÇÃO DE CIRCUITOS LÓGICOS

 

  

Vera Jussara Lourenzi

Rosana Maria Luvezute Kripka

Neuza Terezinha Oro

 

PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFESP

Liliane dos Santos Gutierre

Rosalba Lopes de Oliveira

 

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE SOFTWARE EDUCATIVOS DE MATEMÁTICA

 

Cátia Simone Neis

Mariane Kneipp Giareta

 

AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

 

Rafael Winícius da Silva Bueno

 

ANÁLISE DE ERROS EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES

Vanessa de Quadros Martins

Betine Diehl Setti

 

ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES, REFERENTES À SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS, DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

Vera Fátima Corsino de Almeida

Dr. Luiz Carlos Pais

 

JOGOS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DEFICIENTES VISUAIS

 

Bolivar Fernandes da Silva

Maria Crithina SchttertMoraes

Vaneza Cauduro Peranzoni

 

FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO ESCOLAR

 

Carla Peres Souza

 

O SOROBAN COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS

 

Eliana Walker

Dirceu Lima dos Santos

Mariane Kneipp Giareta

 

O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS

 

Eliane Maria de Menezes Maciel

 

GEOMETRIA E LITERATURA INFANTIL MEDIADA PELA IMAGEM E LÍNGUA DE SINAIS: TRABALHANDO COM SUJEITOS SURDOS

Elielson Ribeiro de Sales

Francisco Hermes Santos da Silva

 

JOGO: UMA PEÇA IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

  Teofanes Foresti

 

 

ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA EJA

 

Adriana Richit

Jâine Maria Taglietti

 

REFLEXÃO SOBRE OS AVANÇOS E ENTRAVES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM GOIANA - PE 

 José Vieira da Silva

 

LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS.

 

Maycool Howsman da Conceição Cardoso

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Rochelande Felipe Rodrigues

Josinalva Estacio de Menezes

 

RECUPERAÇÃO INDIVIDUALIZADA DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SISTEMA INFORMÁTICO SCOMAX

Lucieli Martins Gonçalves Descovi

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

 

INSCREVA-SE