Anais
Diálogos Educacionais
TITULOS |
AUTOR(RES) |
|
---|---|---|
HABILIDADES CRIATIVAS EM MATEMÁTICA |
Cleyton Hércules Gontijo |
|
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E AS FRAÇÕES
|
Daniela Fouchard Severo |
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, LITERATURA E A INTERAÇÃO DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS
|
Elisângela de F. Fernandes de Mello |
|
TRAZENDO A LEITURA PARA A AULA DE MATEMÁTICA |
Gláucia Celina Tarouco Piccoli Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Joaquina
|
|
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE SIMETRIA DE REFLEXÃO
|
Iranete Lima |
|
LINGUAGEM: FERRAMENTA BÁSICA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA
|
Isabel Koltermann Battisti Drª Cátia Maria Nehring |
|
O SOMA CUBO: UM EXPERIMENTO MATEMÁTICO
|
Rochelande Felipe Rodrigues Fernando Emilio L. Almeida Josinalva Estacio de Menezes
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Luciana Ventura Ana C. V. Selva |
|
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMATICA: O QUE FAZER EM SALA DE AULA
|
Márcia Bárbara Bini |
|
O MÉTODO ÁRABE NA RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU |
Acylena Coelho Costa Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
|
|
MUITO ALÉM DO OLHAR: UM ENLACE DA MATEMÁTICA COM A ARTE
|
Maira Leandra Alves |
|
ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS DE PROVAS DA 5ª SÉRIE DO CURSO FUNDAMENTAL PARA TOMADA DE DECISÕES PEDAGOGICAS
|
Naoko Isotani Sadao Isotani Antonio R. P. L. Albuquerque Olimpio M. Capeli |
|
A INTEGRAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA : A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGE DE GEOMETRIA |
Susilene Garcia da Silva Oliveira Profª. Drª Marilena Bittar |
|
PENSANDO A PROPOSTA DE ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS |
Teresa Cristina Etcheverria |
|
ELEMENTOS PARA A DISCUSSÃO DE UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INDÍGENA GUARANI/KAIOWÁ
|
Maria Aparecida Mendes de Oliveira |
|
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FUNÇÃO AFIM: BREVE RELATO DE PROFESSORES x ALUNOS
|
Acylena Coelho Costa Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
|
|
AVALIANDO MATEMÁTICA NA REAL
|
Ademir Basso |
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE INVARIANTES OPERATÓRIOS E FUNÇÃO QUADRÁTICA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
|
Ademir Medeiros dos Santos Junior |
|
UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA NA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS CLIMÁTICOS E METEOROLÓGICOS: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SALINAS-MG
|
Aldemi Ferreira Mendes José Roberto Linhares de Mattos |
|
UM ESTUDO SOBRE VALIDAÇÃO ALGÉBRICA DE CONJECTURAS NO CONJUNTO DOS INTEIROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Anete Valéria Masson Coimbra de Lima |
|
INTERSECÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A LITERATURA INFANTIL COMO UMA POSSIBILIDADE PARA A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL |
Antônio Maurício Medeiros Alves Denise Nascimento Silveira Rita de Cassia Dittgen Alves
|
|
UMA REFLEXÃO SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Cássia Luiza Marin Marcante Mariane Kneipp Giareta
|
|
SISTEMAS DE LOGARITMOS: REPRESENTAÇÃO-CONCEITUALIZAÇÃO
|
Dra Celia Finck Brandt |
|
O PROJETO "RPG E MATEMÁTICA NO VALADARES": O USO DOS JOGOS DE REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Danilo Lemos Batista |
|
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA AQUISIÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Deise Pedroso Maggio Rita de Cássia Pistóia Mariani |
|
AVALIAÇÃO DO RACIOCÍNIO INTUITIVO NA APRENDIZAGEM PROGRESSÕES ARITMÉTICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CEFET/CE |
Ms. Francisco Regis Vieira Alves Dr. Hermínio Borges Neto Dra.Rosélia Costa de Castro Machado |
|
MANIPULANDO MATERIAIS, (RE)DESCOBRINDO A MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA.
|
Gilberto Januario Douglas da Silva Tinti |
|
A ANÁLISE DO SALÁRIO MÍNIMO BRASILEIRO ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO |
Kátia Luciane Souza da Rocha Jefferson Marçal da Rocha |
|
ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
Lisandra Zelinda Girardello Scheila do Prado da Silva |
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E SOCIEDADE NA VISÃO DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO
|
Lucas Nunes Ogliari |
|
INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DA EAFCe/GO |
José Roberto Linhares de Mattos Marcia Langaro Passarinho Carlos Eduardo Mathias Motta |
|
APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA NO NÍVEL MÉDIO
|
Maurício de Moraes Fontes Dineusa Jesus dos Santos Fontes Miriam de Moraes Fontes |
|
A REPRESENTAÇÃO MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERPRETAÇÃO DE NARRATIVAS MATEMÁTICAS
|
Nilce F. Scheffer Ricardo M. Corrêa Jordana Z. Bressan |
|
OFICINAS PERMANENTES COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
|
Nilce Fátima Scheffer Renan Sachet Grasiela Elisa Webber |
|
ESTUDO DE FUNÇÕES: COMPREENSÕES E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
|
Magda Inês Moreira Renata Magarinus |
|
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA |
Maria Arlita da Silveira Soares Rita de Cássia Pistóia Mariani |
|
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS CONCEITOS DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO USANDO O SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE II E GRAPHMATICA |
Roberto Preussler Neiva Ignês Grando |
|
SIGNIFICADOS FENOMENOLÓGICOS DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOMETRIA
|
Anderson Martins Corrêa |
|
O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE NÚMEROS DECIMAIS E A RELAÇÃO COM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Anelisa Kisielewski Esteves Neusa Maria Marques de Souza |
|
ALGUNS BURACOS NEGROS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Carla Gonçalves Rodrigues |
|
A BUSCA DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E INTRADISCIPLINAR ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS
|
Daiani Winck Chiarello Rita de Cássia Pistóia Mariani Claudio Luiz Hernandes |
|
ADAPTAÇÃO CURRICULAR SOB A ÓTICA DAS EDUCADORAS DO CAMPO
|
Ms. Deise Leandra Fontana |
|
A CRIATIDADE E A MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE "EDUCADORES MATEMÀTICOS"
|
Tiago Emanuel Klüber Dionísio Burak |
|
UMA ANÁLISE DOS PÓLOS DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA PERSPECTIVA DOS FENÔMENOS DIDÁTICOS.
|
Fernando Emilio L. Almeida Rochelande Felipe Rodrigues Anna Paula de Avelar Brito Menezes |
|
MATEMÁTICOS EDUCADORES E SUAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS
|
Ms. Francisco Regis Vieira Alves Dr Hermínio Borges Neto Dra. Rosélia Costa de Castro Machado |
|
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS RELATIVOS AO ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS UTILIZADOS POR PROFESSORES QUE ATUAM EM NÍVEL DE SEXTO E SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A SOMA DE FRAÇÕES. |
Irio Valdir Kichow Luiz Carlos Pais |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO - EMFOCO: GRUPO DE ESTUDOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
|
José Walber de Souza Ferreira |
|
PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO LUDOTECA
|
Lucí T. Marchiori dos Santos Bernardi |
|
A PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSFORMAÇÃO INTERNA DO SABER MATEMÁTICO |
Cátia Maria Nehring Maria Arlita da Silveira Soares Rita de Cássia Pistóia Marian |
|
GEOMETRIA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
Neuza Terezinha Oro Rosana Maria Luvezute Kripka |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DOS CONCLUINTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa Marinês Yole Poloni |
|
UMA PROPOSTA PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES COM VISTAS À MELHORIA DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÁEDIO, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE FORMAÇÃO E DE GENERALIZAÇÃO DE CONCEITOS
|
Roberto Lopes de Abreu Ariane Azevedo Henaut Bárbara Bruna de Souza Francisco Carla Cortes Annechini Gabrielle de Souza Penha Luciana Castro da Silva Nilson Antonio de Oliveira Junior Renan Matos dos Santos Viviane Rodrigues de Freitas |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
Rochelande Felipe Rodrigues Josinalva Estacio de Menezes |
|
O PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE DOURADOS
|
Rute Eliz Vargas Marques Stranieri Vera Fátima Corsino de Almeida |
|
NECESSIDADES FORMATIVAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS: QUE RELAÇÕES?
|
Patrícia Medeiros do Canto Taniamara Vizzotto Chaves |
|
UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SIMPLIFICAÇÃO DE CIRCUITOS LÓGICOS
|
Vera Jussara Lourenzi Rosana Maria Luvezute Kripka Neuza Terezinha Oro |
|
PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFESP |
Liliane dos Santos Gutierre Rosalba Lopes de Oliveira |
|
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE SOFTWARE EDUCATIVOS DE MATEMÁTICA
|
Cátia Simone Neis Mariane Kneipp Giareta |
|
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
|
Rafael Winícius da Silva Bueno |
|
ANÁLISE DE ERROS EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES |
Vanessa de Quadros Martins Betine Diehl Setti |
|
ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES, REFERENTES À SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS, DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
Vera Fátima Corsino de Almeida Dr. Luiz Carlos Pais |
|
JOGOS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DEFICIENTES VISUAIS
|
Bolivar Fernandes da Silva Maria Crithina SchttertMoraes Vaneza Cauduro Peranzoni |
|
FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO ESCOLAR
|
Carla Peres Souza |
|
O SOROBAN COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
|
Eliana Walker Dirceu Lima dos Santos Mariane Kneipp Giareta |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS
|
Eliane Maria de Menezes Maciel |
|
GEOMETRIA E LITERATURA INFANTIL MEDIADA PELA IMAGEM E LÍNGUA DE SINAIS: TRABALHANDO COM SUJEITOS SURDOS |
Elielson Ribeiro de Sales Francisco Hermes Santos da Silva |
|
JOGO: UMA PEÇA IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS |
Teofanes Foresti |
|
ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA EJA
|
Adriana Richit Jâine Maria Taglietti |
|
REFLEXÃO SOBRE OS AVANÇOS E ENTRAVES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM GOIANA - PE |
José Vieira da Silva |
|
LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS.
|
Maycool Howsman da Conceição Cardoso |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Rochelande Felipe Rodrigues Josinalva Estacio de Menezes |
|
RECUPERAÇÃO INDIVIDUALIZADA DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SISTEMA INFORMÁTICO SCOMAX |
Lucieli Martins Gonçalves Descovi Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
|