Anais

Diálogos Educacionais

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

01

PRODUÇÃO DE TEXTOS EM MATEMÁTICA

Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánches

02

DESAFIOS DO PROFESSOR COMO AUTOR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Adriana Horst Brião

03

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Adriana Richit, Luciane Ferreira Mocrosky

04

TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Adriana Richit

05

QUANDO A SALA DE AULA É A CIDADE: UM PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS SURDOS

Adriane de Castro Menezes Sales, Elielson Ribeiro de Sales

06

ALFABETIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E MATEMÁTICA VIA PORTFÓLIOS

Aline Silva de Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

07

JOGO NA SALA DE AULA: INTERAÇÕES SOCIAIS NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO

Neiva Ignês Grando, Andréa Damasceno Raupp

08

ARTICULANDO LÍNGUA MATERNA E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Adalberto Machado dos Santos, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Daiane Maria Aliprandini, Patrícia Sandalo Pereira

09

JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: SUA UTILIZAÇÃO NO PROGRAMA YACAMIM

Lidiane Alves de Anhaya da Silva, Betine Diehl Setti

10

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA SALA DE AULA

Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez, Cristiana Andrade Poffal, Lineia Schütz, Cássia Gonçalves D'Avila

11

OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA FUNÇÔES AFIM E QUADRÁTICA

Cristiane do Socorro Ferreira dos Santos, Pedro Franco de Sá

12

AVALIAÇÃO: SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Cristiane do Socorro Ferreira dos Santos, Mônica Suelen Ferreira de Moraes

13

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA

Dalvani Barbon de Moraes, Rosana Maria Luvezute Kripka

14

MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO

Dirceu Lima dos Santos, Neuza Terezinha Oro

15

MATEMÁTICA VISUAL: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS SURDOS

Elielson Ribeiro de Sales, Adriane de Castro Menezes Sales

16

O EDUCAR PELA PESQUISA: UM CAMINHO PARA NOVAS APRENDIZAGENS.

Fabiana de Jesus Oliveira

17

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA DA TURMA DA 7ª SÉRIE DE UM COLÉGIO ESTADUAL

Francieli Garda, Rosa Maria Tagliari Rico

18

O CONCEITO DE CONTEXTUALIZAÇÃO PRESENTE NOS PCNEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Gilvane Alves de Oliveira, Andréia Dalcin

19

O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS: REPERCUSSÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Laurita Souza Oliveira

20

A MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO SÉCULO XXI, EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

José Marcos Lopes

21

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM RELAÇÃO À OPM DE 2009

Julyene da Silva Costa, Rubicely Francisca do Nascimento

22

SALA DE AULA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Laura Pippi Fraga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Amanda de Cássia Borges Ribeiro

23

A POTENCIALIDADE DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lauro Igor Metz, Maristela Cristina Metz, Waldina da Trindade Nunes dos Anjos

24

CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR

Leugim Corteze Romio, Maria Arlita da Silveira Soares, Quesli Fernandes de Lima, Thainã de Sene Abi

25

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INDÍGENAS KAINGANG: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Ana Cristina Confortin, Leonel Piovezana, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

26

PROPOSTA DE TRABALHO INTEGRADO EM TURMAS DE CURSO NORMAL

Luciana Do Nascimento Corrêa

27

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Débora de Lima Velho Junges, Lucieli Descovi

28

COMO DESENVOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO CONTEÚDO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES

Lucieli Descovi, Débora de Lima Velho Junges

29

O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Luiz Eduardo Cornélio, Ocsana Sônia Danyluk

30

A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL E OS ARTIGOS SOBRE A MATEMÁTICA MODERNA

Luiz Henrique Ferraz Pereira

31

ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE UNIVERSITÁRIOS NA APRENDIZAGEM DE LIMITE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa

32

FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES UTILIZANDO O SOFTWARE WINPLOT

Carla Luciane Viero Bravo, Maria Arlita da Silveira Soares

33

UM ESTUDO SOBRE O OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES POR MEIO DO SOFTWARE WINPLOT: BUSCANDO MELHORIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Bruna Borelli, Maria Arlita da Silveira Soares, Simone Costa Brunger, Suellyn dos Reis Sperandio

34

O ENSINO DA TRIGONOMETRIA SUBSIDIADO PELAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Marjúnia Edita Zimmer Klein

35

A MATEMÁTICA E O MEIO AMBIENTE

Marlova Elizabete Balke

36

ESTUDO DA FUNÇÃO SENO COM SOFTWARE GRATUITO DE MATEMÁTICA

Nilce Fátima Scheffer, Maríndia Leidens Bittarello, Sônia Rovani

37

OFICINAS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS E PROFESSORES NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI-RS

Nilce Fátima Scheffer, Sabrina Battisti

38

APRESENTANDO A METODOLOGIA WEBQUEST COMO UMA ALTERNATIVA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira

39

REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO E O ENSINO DE ÁLGEBRA: CONVERSÕES REALIZADAS POR ALUNOS DA OITAVA SÉRIE EM UMA SITUAÇÃO DE ENSINO

Raquel Taís Breunig, Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cesar Pozzobon

40

A INSERÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

Bianca Machado, Carla Forni Duarte, Celiane Costa Machado, Denise de Sena Pinho, Juliana da Silva Ricardo, Mara Oliveira, Robson Teixeira Porto

41

INVESTIGAÇÕES SOBRE O SENTIDO DAS PALAVRAS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.

Rosana dos Santos, Márcia Souza da Fonseca

42

COMPETIÇÕES DE PONTES DE ESPAGUETE NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

Rosana Maria Luvezute Kripka, Moacir Kripka, Carlos Samudio Perez, Zacarias Chamberlain Pravia , Guilherme Fleith de Medeiros, Guilherme Di Domenico Tisot, Caroline Luft, Ricardo Fabeane

43

A GEOMETRIA PARA DEFICIENTES MENTAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO

Rúbia Diana Mantai

44

DOCÊNCIA COMPARTILHADA: REFLETINDO SOBRE UMA PRÁTICA

Silmary Silva dos Santos

45

UMA TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA DE ANÁLISE NUM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Sílvio César Otero Garcia

46

O DESENHO COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS

Rosana da Silva Pires, Simone Braz Ferreira Gontijo, Cleyton Hercules Gontijo

47

O USO DO JOGO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gizelda Barbosa Antunes, Simone Braz Ferreira Gontijo, Cleyton Hercules Gontijo

48

NOVA METODOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD PARA A UTILIZAÇÃO E/OU CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Tânia Michel Pereira, Juliane Sbaraine Pereira Costa, Rudieri Turchiello Colbek, Maristela Luisa Stolz Brizzi

49

ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DE SÓLIDOS

Vangiza Bortoleti Berbigier Vidaletti, Maria Madalena Dullius, Odorico Konrad

50

VINTE E CINCO ANOS DO MOVIMENTO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA: REVELÂNCIA SÓCIO-EDUCATIVA

Vilmar José Zermiani

51

O USO DE FUNÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Vivian Regina Marmitt

52

GEOMETRICS: UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA

Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Leocir Thomé

53

A CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Naiara Fonseca de Souza, Nilson Ferreira Roseira

INSCREVA-SE