Nº
|
TITULO
|
AUTOR(ES)
|
PDF
|
01
|
PRODUÇÃO DE TEXTOS EM MATEMÁTICA
|
Ademir Basso, José Maria Chamoso Sánches
|
|
02
|
DESAFIOS DO PROFESSOR COMO AUTOR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
|
Adriana Horst Brião
|
|
03
|
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
|
Adriana Richit, Luciane Ferreira Mocrosky
|
|
04
|
TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Adriana Richit
|
|
05
|
QUANDO A SALA DE AULA É A CIDADE: UM PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS SURDOS
|
Adriane de Castro Menezes Sales, Elielson Ribeiro de Sales
|
|
06
|
ALFABETIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E MATEMÁTICA VIA PORTFÓLIOS
|
Aline Silva de Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso
|
|
07
|
JOGO NA SALA DE AULA: INTERAÇÕES SOCIAIS NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO
|
Neiva Ignês Grando, Andréa Damasceno Raupp
|
|
08
|
ARTICULANDO LÍNGUA MATERNA E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
|
Adalberto Machado dos Santos, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Daiane Maria Aliprandini, Patrícia Sandalo Pereira
|
|
09
|
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: SUA UTILIZAÇÃO NO PROGRAMA YACAMIM
|
Lidiane Alves de Anhaya da Silva, Betine Diehl Setti
|
|
10
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA SALA DE AULA
|
Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez, Cristiana Andrade Poffal, Lineia Schütz, Cássia Gonçalves D'Avila
|
|
11
|
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA FUNÇÔES AFIM E QUADRÁTICA
|
Cristiane do Socorro Ferreira dos Santos, Pedro Franco de Sá
|
|
12
|
AVALIAÇÃO: SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO
|
Cristiane do Socorro Ferreira dos Santos, Mônica Suelen Ferreira de Moraes
|
|
13
|
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA
|
Dalvani Barbon de Moraes, Rosana Maria Luvezute Kripka
|
|
14
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
|
Dirceu Lima dos Santos, Neuza Terezinha Oro
|
|
15
|
MATEMÁTICA VISUAL: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS SURDOS
|
Elielson Ribeiro de Sales, Adriane de Castro Menezes Sales
|
|
16
|
O EDUCAR PELA PESQUISA: UM CAMINHO PARA NOVAS APRENDIZAGENS.
|
Fabiana de Jesus Oliveira
|
|
17
|
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA DA TURMA DA 7ª SÉRIE DE UM COLÉGIO ESTADUAL
|
Francieli Garda, Rosa Maria Tagliari Rico
|
|
18
|
O CONCEITO DE CONTEXTUALIZAÇÃO PRESENTE NOS PCNEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
|
Gilvane Alves de Oliveira, Andréia Dalcin
|
|
19
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS: REPERCUSSÕES NO DESEMPENHO ESCOLAR
|
Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Laurita Souza Oliveira
|
|
20
|
A MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO SÉCULO XXI, EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
|
José Marcos Lopes
|
|
21
|
COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM RELAÇÃO À OPM DE 2009
|
Julyene da Silva Costa, Rubicely Francisca do Nascimento
|
|
22
|
SALA DE AULA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
|
Laura Pippi Fraga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Amanda de Cássia Borges Ribeiro
|
|
23
|
A POTENCIALIDADE DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Lauro Igor Metz, Maristela Cristina Metz, Waldina da Trindade Nunes dos Anjos
|
|
24
|
CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR
|
Leugim Corteze Romio, Maria Arlita da Silveira Soares, Quesli Fernandes de Lima, Thainã de Sene Abi
|
|
25
|
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INDÍGENAS KAINGANG: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
|
Ana Cristina Confortin, Leonel Piovezana, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
|
|
26
|
PROPOSTA DE TRABALHO INTEGRADO EM TURMAS DE CURSO NORMAL
|
Luciana Do Nascimento Corrêa
|
|
27
|
RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
|
Débora de Lima Velho Junges, Lucieli Descovi
|
|
28
|
COMO DESENVOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO CONTEÚDO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES
|
Lucieli Descovi, Débora de Lima Velho Junges
|
|
29
|
O JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
|
Luiz Eduardo Cornélio, Ocsana Sônia Danyluk
|
|
30
|
A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL E OS ARTIGOS SOBRE A MATEMÁTICA MODERNA
|
Luiz Henrique Ferraz Pereira
|
|
31
|
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE UNIVERSITÁRIOS NA APRENDIZAGEM DE LIMITE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL
|
Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Acylena Coelho Costa
|
|
32
|
FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES UTILIZANDO O SOFTWARE WINPLOT
|
Carla Luciane Viero Bravo, Maria Arlita da Silveira Soares
|
|
33
|
UM ESTUDO SOBRE O OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES POR MEIO DO SOFTWARE WINPLOT: BUSCANDO MELHORIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
|
Bruna Borelli, Maria Arlita da Silveira Soares, Simone Costa Brunger, Suellyn dos Reis Sperandio
|
|
34
|
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA SUBSIDIADO PELAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DOS CAMPOS CONCEITUAIS
|
Marjúnia Edita Zimmer Klein
|
|
35
|
A MATEMÁTICA E O MEIO AMBIENTE
|
Marlova Elizabete Balke
|
|
36
|
ESTUDO DA FUNÇÃO SENO COM SOFTWARE GRATUITO DE MATEMÁTICA
|
Nilce Fátima Scheffer, Maríndia Leidens Bittarello, Sônia Rovani
|
|
37
|
OFICINAS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS E PROFESSORES NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI-RS
|
Nilce Fátima Scheffer, Sabrina Battisti
|
|
38
|
APRESENTANDO A METODOLOGIA WEBQUEST COMO UMA ALTERNATIVA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL
|
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sandalo Pereira
|
|
39
|
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO E O ENSINO DE ÁLGEBRA: CONVERSÕES REALIZADAS POR ALUNOS DA OITAVA SÉRIE EM UMA SITUAÇÃO DE ENSINO
|
Raquel Taís Breunig, Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cesar Pozzobon
|
|
40
|
A INSERÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Bianca Machado, Carla Forni Duarte, Celiane Costa Machado, Denise de Sena Pinho, Juliana da Silva Ricardo, Mara Oliveira, Robson Teixeira Porto
|
|
41
|
INVESTIGAÇÕES SOBRE O SENTIDO DAS PALAVRAS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
|
Rosana dos Santos, Márcia Souza da Fonseca
|
|
42
|
COMPETIÇÕES DE PONTES DE ESPAGUETE NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
|
Rosana Maria Luvezute Kripka, Moacir Kripka, Carlos Samudio Perez, Zacarias Chamberlain Pravia , Guilherme Fleith de Medeiros, Guilherme Di Domenico Tisot, Caroline Luft, Ricardo Fabeane
|
|
43
|
A GEOMETRIA PARA DEFICIENTES MENTAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO
|
Rúbia Diana Mantai
|
|
44
|
DOCÊNCIA COMPARTILHADA: REFLETINDO SOBRE UMA PRÁTICA
|
Silmary Silva dos Santos
|
|
45
|
UMA TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA DE ANÁLISE NUM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Sílvio César Otero Garcia
|
|
46
|
O DESENHO COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS
|
Rosana da Silva Pires, Simone Braz Ferreira Gontijo, Cleyton Hercules Gontijo
|
|
47
|
O USO DO JOGO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Gizelda Barbosa Antunes, Simone Braz Ferreira Gontijo, Cleyton Hercules Gontijo
|
|
48
|
NOVA METODOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD PARA A UTILIZAÇÃO E/OU CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Tânia Michel Pereira, Juliane Sbaraine Pereira Costa, Rudieri Turchiello Colbek, Maristela Luisa Stolz Brizzi
|
|
49
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DE SÓLIDOS
|
Vangiza Bortoleti Berbigier Vidaletti, Maria Madalena Dullius, Odorico Konrad
|
|
50
|
VINTE E CINCO ANOS DO MOVIMENTO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA: REVELÂNCIA SÓCIO-EDUCATIVA
|
Vilmar José Zermiani
|
|
51
|
O USO DE FUNÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
|
Vivian Regina Marmitt
|
|
52
|
GEOMETRICS: UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA
|
Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Leocir Thomé
|
|
53
|
A CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
|
Naiara Fonseca de Souza, Nilson Ferreira Roseira
|
|