Nº
|
TITULO
|
AUTOR(ES)
|
PDF
|
01
|
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA
|
Roberto Preussler
Morgani Mumbach
Leonardo Thomaz Sauter
|
|
02
|
A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS CONCEITOS DE PROFESSOR-REFLEXIVO E DA METACOGNIÇÃO
|
Silmary Silva dos Santos
Tânia Cristina Rocha S. Gusmão
|
|
03
|
A RELAÇÃO COGNIÇÃO-METACOGNIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DO DESENHO/REDESENHO DE TAREFAS
|
Silmary Silva dos Santos
Tânia Cristina Rocha S. Gusmão
|
|
04
|
A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
|
André Eduardo Ventorini
Leandra Anversa Fioreze
|
|
05
|
A PRÁTICA DO TEMA DE CASA: ALGUMAS REFLEXÕES
|
Jussara Vanz
Neiva Ignês Grando
|
|
06
|
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O USO DE TIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
|
Marlúbia Corrêa de Paula
Lori Viali
|
|
07
|
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
|
Fernando Pedro Borcowski do Amaral
Thaisa de Oliveira Hönisch
Rubia Diana Mantai
|
|
08
|
A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO CAMPO MULTIPLICATIVO EM PESQUISAS BRASILEIRAS
|
Edvonete Souza de Alencar
|
|
09
|
ANÁLISE DO USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
|
Shayene Vieira Mossi
Maria Arlita da Silveira Soares
|
|
10
|
APRENDENDO COM OS ERROS: TRABALHANDO A DIVISÃO DE NÚMEROS DECIMAIS NO 6º ANO DO ENSINO DO FUNDAMENTAL
|
Sabrina Londero da Silva Rossato
Edcarlos Vasconcelos da Silva
|
|
11
|
UM APRENDER DIGITAL E UM ENSINAR ANALÓGICO: PERSPECTIVAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
|
Gilson Leandro Pacheco Alves
Lidiane Schimitz Lopes
André Luis Andrejew Ferreira
|
|
12
|
A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO E
SUAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GRAFEQ: ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
|
Fabrício Fernando Halberstadt
Leandra Anversa Fioreze
|
|
13
|
A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS EVENTOS CIENTÍFICOS
|
Ana Júlia dos Santos da Silva
Natani Raquel Foletto Lacerda
Geferson Gustavo Wagner Mota da Silva
Cátia Maria Nehring
Isabel Kolterman Battisti
|
|
14
|
ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA EM UMA TURMA DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Eliciane Brüning de Salles
Liane Teresinha Wendling Roos
|
|
15
|
AVALIAÇÃO E ENSINO DE MATEMÁTICA INTEGRADOS
|
Ademir Basso
Lindemberg Sousa Massa
|
|
16
|
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DE PEDAGOGIA
|
José Maria Soares Rodrigues
|
|
17
|
CONSIDERAÇÕES SOBRE O APRENDIZADO MECÂNICO E O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO CRÍTICO
|
Guilherme Auigusto Pianezzer
Marcelo Keiji Saito
|
|
18
|
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELIPSE
|
Talita Simão de Almeida
Rafael Vassallo Neto
|
|
19
|
CURRÍCULO INTERPRETADO E CURRÍCULO REALIZADO:
DIFICULDADES E OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
|
Julian da Silva Lima
|
|
20
|
CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR A PARTIR DO DISCURSO DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DA ONTOSEMIÓTICA
|
Luísa Silva Andrade
Carmen Teresa Kaiber
|
|
21
|
(DES)CONSTRUÍNDO OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CÂMPUS BENTO GONÇALVES DO IFRS
|
Delair Bavaresco
|
|
22
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM TÓPICO A SER ABORDADO EM SALA DE AULA
|
Lidinara Castelli Scolari
Neiva Ignês Grando
|
|
23
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O JOVEM DO CAMPO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINAR E DE APRENDER
|
Ana Paula Rohrbek Chiarello
Nadia Cristina Picinini Pelinson
Luzane Mores Bernardi
Luci dos Santos Bernardi
|
|
24
|
EDUCAÇÃO X SISTEMA PENITENCIÁRIO: AVALIANDO OS GASTOS COM INVESTIMENTO EM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM RELAÇÃO A UM PRESIDIÁRIO
|
Alexandre da Silva
Lucieli Martins Gonçalves Descovi
|
|
25
|
ELOS ENTRE PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Giselle Costa de Sousa
Mércia de Oliveira Pontes
|
|
26
|
ENTENDIMENTOS IDENTIFICADOS EM AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Natani Raquel Foletto Lacerda
Cátia Maria Nehring
Isabel Kolterman Battisti
|
|
27
|
A ESCOLA E O CONHECIMENTO ESCOLAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Paulo Vilhena da Silva
Marisa Rosâni Abreu da Silveira
|
|
28
|
UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O ERRO MATEMÁTICO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA
|
Valéria Espíndola Lessa
Elisandra Mottin Fresch
|
|
29
|
ETNOCIÊNCIA E ETNOMATEMÁTICA: UM OLHAR SOB OS ESTUDOS “ETNOS”
|
Mayara de Araujo Saldanha
|
|
30
|
ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS SABERES MATEMÁTICOS DE COLONOS ALEMÃES DE SANTA MARIA DO HERVAL
|
Ketlin Kroetz
|
|
31
|
ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE DOCENTES
|
Wellington Davi dos Santos Lima
Eduardo Giordano Fernandes da Silva
Antonio Cerino Dias Ferreira
Henrique Matheus Ferreira da Silva
|
|
32
|
FORMAS DE VIDA, JOGOS DE LINGUAGEM E CURRÍCULO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE ENGENHARIA
|
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Cristiane Antonia Hauschild
Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
|
|
33
|
A GEOMETRIA ANALÍTICA E A MOBILIZAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Rita de Cássia Pistóia Mariani
Maria Arlita da Silveira Soares
|
|
34
|
UM GRUPO NO FACEBOOK DE ALUNOS DA ZONA RURAL
|
Daniela Renata Jacobsen
Rosária Ilgenfritz Sperotto
|
|
35
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SUPERPOSIÇÃO DE TRÊS DIMENSÕES
|
Odirlei Silva de Jesus
Bernadete Morey
|
|
36
|
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE MATEMÁTICA REFLEXIVOS
|
Bruna Larissa Cecco
|
|
37
|
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICA PEDAGÓGICA
|
Marlova Elizabete Balke
Neiva Grando
|
|
38
|
LINGUAGEM, CULTURA E MEDIAÇÃO: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DOS SEGUIDORES DE VYGOTSKY
|
Ketlin Kroetz
Mayara Araújo Saldanha
|
|
39
|
MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Luciani Konrath Dias
Lucieli Martins Descovi
|
|
40
|
MODELAGEM E PROCESSO COGNITIVO: RELAÇÕES COM O TRABALHO DE UMA DESIGNER DE UNHAS ARTÍSTICAS
|
Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Maria Salett Biembengut
|
|
41
|
UM MODELO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DENSIDADE DOS RACIONAIS NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS
|
Ion Moutinho
Alan Silva dos Santos
|
|
42
|
MULTIPLICAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA
|
Flávia de Andrade Niemann
Neiva Ignês Grando
|
|
43
|
NA BUSCA DE DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE NÚMEROS COMPLEXOS
|
Cassiano Scott Puhl
Isolda Gianni de Lima
|
|
44
|
NÚMERO RACIONAL NÃO NEGATIVO NA FORMA FRACIONÁRIA: SENTIDO ATRIBUÍDO POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Analucia Gaviraghi
Neiva Ignês Grando
|
|
45
|
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA EM CURSOS DE ENGENHARIA: O QUE INDICAM PESQUISAS APRESENTADAS NO COBENGE
|
Viviane Roncaglio
Cátia Maria Nehring
|
|
46
|
O QUE ENSINAR E POR QUE APRENDER EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA
|
Angelo Fernando Fiori
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
|
|
47
|
O QUE INDICAM OS PLANOS DE ENSINO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DA GEOMETRIA
|
Adriana Rosélia Kraisig
Cátia Maria Nehring
Isabel Kolterman Battisti
|
|
48
|
O TRADICIONAL E O CONTEMPORÂNEO: ANALISANDO AS METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Vanessa Pansera
Odenis Alessi
|
|
49
|
O ENSINO LÚDICO: UMA VERDADE NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Alice Stephanie Tapia Sartori
Claudia Glavam Duarte
|
|
50
|
O PENSAR INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
|
Cristiane da Silva Stamberg
Lutiele Machado Godois
Carine Cambri Moreira
|
|
51
|
PERCEPÇÕES SOBRE DISCALCULIA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
|
Letícia da Silva Pimentel
Isabel Cristina Machado de Lara
|
|
52
|
PERCURSOS HISTÓRICOS DO ULTIMO TEOREMA DE FERMAT E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM MATEMÁTICA
|
Hugo Carlos Machado da Silva
Wagner de Castro Batista
Eduardo Henrique Simões Pena
Pedro Franco de Sá
|
|
53
|
POR QUE SER PROFESSOR? E, MAIS ESPECIFICAMENTE, POR QUE PROFESSOR DE MATEMÁTICA?
|
Claiton Müller
Maiqueli Laís Schmidt
Rafaela Sehnem
Jefferson Fernandes Garcia
Gisele Palma
|
|
54
|
POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Cristiane Stedile Dall’Alba
Carmen Teresa Kaiber
|
|
55
|
PROCEDIMENTO INFORMÁTICO DE INTERPRETAÇÃO GLOBAL APLICADO ÀS TRANSFORMAÇÕES DE FUNÇÕES BASEADAS NAS IDÉIAS DE DUVAL
|
Clémerson Alberi Pedroso
|
|
56
|
PROJETO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADO EM UMA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES
|
Natani Raquel Foletto Lacerda
Geferson Gustavo Wagner Mota da Silva
Ana Júlia dos Santos da Silva
Isabel Kolterman Battisti
|
|
57
|
PROPOSTAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA
|
Maurício Lorenzon
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Claus Haetinger
Wolmir José Böckel
|
|
58
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O POTENCIAL DE ALUNOS COM TRANSTORNOS PSICOSSOCIAIS.
|
Wellington Davi dos Santos Lima
Eduardo Giordano Fernandes da Silva
Antonio Cerino Dias Ferreira
Henrique Matheus Ferreira da Silva
|
|
59
|
RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
|
Danrlei Silveira Trindade
Leugim Corteze Romio
Maria Arlita da Silveira Soares
|
|
60
|
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS
|
Rafael Vassallo Neto
|
|
61
|
REPRESENTAÇÕES DOS CONCEITOS DE DERIVADA E INTEGRAL SEGUNDO A COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA
|
Bárbara Cristina Pasa
Adriana Richit
Luiz Augusto Richit
|
|
62
|
RESSONÂNCIAS DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
|
Marcílio Dias Henriques
Leandro Gonçalves dos Santos
Theysmara Menon
|
|
63
|
SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PRIVILEGIADA NO ENSINO MÉDIO
|
Alessandra de Abreu Corrêa
|
|
64
|
O USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL EM OFICINAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Luana Pereira Villa Real
Jhonatan Ferreira
Eliani Retzlaff
Luciana Rockenbach
Rosangela Ferreira Prestes
|
|
65
|
TRIGONOMETRIA NA INDIA EM UM TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
|
Bernardino Barbosa Silva
Davidson Paulo Azevedo Oliveira
|
|
66
|
UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS NA ESCOLA
|
Ion Moutinho
|
|
67
|
UMA BIOGRAFIA DE ACHILLE BASSI
|
Aline Leme da Silva
Plínio Zornoff Táboas
|
|
68
|
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PARA A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DE UM EXEMPLO DE FUNÇÃO CONTÍNUA NÃO DIFERENCIÁVEL
|
Marcio Vieira de Almeida
Sonia Barbosa Camargo Igliori
|
|