Anais

Comunicação científica

 

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

01

 

 A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA

 

 

Roberto Preussler

Morgani Mumbach

Leonardo Thomaz Sauter

 

 

02

 

A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS CONCEITOS DE PROFESSOR-REFLEXIVO E DA METACOGNIÇÃO

 

 

 

Silmary Silva dos Santos

Tânia Cristina Rocha S. Gusmão

 

 

03

 

 A RELAÇÃO COGNIÇÃO-METACOGNIÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DO DESENHO/REDESENHO DE TAREFAS

 

 

Silmary Silva dos Santos

Tânia Cristina Rocha S. Gusmão

 

 

04

 

A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH

 

 

André Eduardo Ventorini

Leandra Anversa Fioreze

 

 

05

 

A PRÁTICA DO TEMA DE CASA: ALGUMAS REFLEXÕES
 

 

Jussara Vanz

Neiva Ignês Grando
 

 

06

 

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O USO DE TIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

 

 

Marlúbia Corrêa de Paula

Lori Viali

 

 

07

 

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO

 

Fernando Pedro Borcowski do Amaral

Thaisa de Oliveira Hönisch

Rubia Diana Mantai

 

 

08

 

 A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO CAMPO MULTIPLICATIVO EM PESQUISAS BRASILEIRAS

 

 

Edvonete Souza de Alencar

 

 

09

 

ANÁLISE DO USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

 

 

Shayene Vieira Mossi

Maria Arlita da Silveira Soares

 

 

10

 

APRENDENDO COM OS ERROS: TRABALHANDO A DIVISÃO DE NÚMEROS DECIMAIS NO 6º ANO DO ENSINO DO FUNDAMENTAL

 

 

Sabrina Londero da Silva Rossato

Edcarlos Vasconcelos da Silva

 

 

 

11

 

UM APRENDER DIGITAL E UM ENSINAR ANALÓGICO: PERSPECTIVAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

 

 

Gilson Leandro Pacheco Alves

Lidiane Schimitz Lopes

André Luis Andrejew Ferreira

 

 

12

 

A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO E
SUAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GRAFEQ: ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

Fabrício Fernando Halberstadt

Leandra Anversa Fioreze

 

 

13

 

A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS EVENTOS CIENTÍFICOS

 

 

Ana Júlia dos Santos da Silva

Natani Raquel Foletto Lacerda

Geferson Gustavo Wagner Mota da Silva

Cátia Maria Nehring

Isabel Kolterman Battisti

 

 

14

 

ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA EM UMA TURMA DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Eliciane Brüning de Salles

Liane Teresinha Wendling Roos

 

 

15

 

AVALIAÇÃO E ENSINO DE MATEMÁTICA INTEGRADOS

 

 

Ademir Basso

Lindemberg Sousa Massa

 

 

16

 

 CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DE PEDAGOGIA

 

 

José Maria Soares Rodrigues

 

 

17

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE O APRENDIZADO MECÂNICO E O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO CRÍTICO

 

 

Guilherme Auigusto Pianezzer

Marcelo Keiji Saito

 

 

18

 

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELIPSE

 

 

Talita Simão de Almeida

Rafael Vassallo Neto

 

 

19

 

CURRÍCULO INTERPRETADO E CURRÍCULO REALIZADO:
DIFICULDADES E OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

 

 

Julian da Silva Lima

 

 

20

 

CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR A PARTIR DO DISCURSO DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DA ONTOSEMIÓTICA

 

Luísa Silva Andrade

Carmen Teresa Kaiber

 

 

21

 

(DES)CONSTRUÍNDO OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CÂMPUS BENTO GONÇALVES DO IFRS

 

 

Delair Bavaresco

 

22

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM TÓPICO A SER ABORDADO EM SALA DE AULA

 

 

Lidinara Castelli Scolari

Neiva Ignês Grando

 

 

23

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O JOVEM DO CAMPO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINAR E DE APRENDER

 

 

Ana Paula Rohrbek Chiarello

Nadia Cristina Picinini Pelinson

Luzane Mores Bernardi

Luci dos Santos Bernardi
 

 

24

 

EDUCAÇÃO X SISTEMA PENITENCIÁRIO: AVALIANDO OS GASTOS COM INVESTIMENTO EM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM RELAÇÃO A UM PRESIDIÁRIO

 

 

Alexandre da Silva

Lucieli Martins Gonçalves Descovi

 

25

 

ELOS ENTRE PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 

 

Giselle Costa de Sousa

Mércia de Oliveira Pontes

 

 

26

 

ENTENDIMENTOS IDENTIFICADOS EM AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 

 

Natani Raquel Foletto Lacerda

Cátia Maria Nehring

Isabel Kolterman Battisti

 

 

27

 

A ESCOLA E O CONHECIMENTO ESCOLAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Paulo Vilhena da Silva

Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 

 

28

 

UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O ERRO MATEMÁTICO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICA

 

 

Valéria Espíndola Lessa

Elisandra Mottin Fresch

 

 

29

 

ETNOCIÊNCIA E ETNOMATEMÁTICA: UM OLHAR SOB OS ESTUDOS “ETNOS”

 

 

Mayara de Araujo Saldanha

 

30

 

ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS SABERES MATEMÁTICOS DE COLONOS ALEMÃES DE SANTA MARIA DO HERVAL

 

 

Ketlin Kroetz

 

31

 

ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE DOCENTES

 

 

Wellington Davi dos Santos Lima

Eduardo Giordano Fernandes da Silva

Antonio Cerino Dias Ferreira

Henrique Matheus Ferreira da Silva

 

 

32

 

FORMAS DE VIDA, JOGOS DE LINGUAGEM E CURRÍCULO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE ENGENHARIA

 

 

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Cristiane Antonia Hauschild

Marli Teresinha Quartieri

Ieda Maria Giongo

 

 

33

 

A GEOMETRIA ANALÍTICA E A MOBILIZAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 

 

Rita de Cássia Pistóia Mariani

Maria Arlita da Silveira Soares

 

 

 

 

 

34

 

UM GRUPO NO FACEBOOK DE ALUNOS DA ZONA RURAL

 

 

Daniela Renata Jacobsen

Rosária Ilgenfritz Sperotto

 

 

35

 

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SUPERPOSIÇÃO DE TRÊS DIMENSÕES

 

 

Odirlei Silva de Jesus

Bernadete Morey

 

36

 

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE MATEMÁTICA REFLEXIVOS

 

 

Bruna Larissa Cecco

 

37

 

INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

 

Marlova Elizabete Balke

Neiva Grando

 

 

38

 

LINGUAGEM, CULTURA E MEDIAÇÃO: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DOS SEGUIDORES DE VYGOTSKY

 

 

Ketlin Kroetz

Mayara Araújo Saldanha

 

 

39

 

MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Luciani Konrath Dias

Lucieli Martins Descovi

 

 

40

 

MODELAGEM E PROCESSO COGNITIVO: RELAÇÕES COM O TRABALHO DE UMA DESIGNER DE UNHAS ARTÍSTICAS

 

 

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Maria Salett Biembengut

 

 

 

41

 

UM MODELO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DENSIDADE DOS RACIONAIS NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS

 

 

Ion Moutinho

Alan Silva dos Santos

 

 

42

 

MULTIPLICAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA

 

 

Flávia de Andrade Niemann

Neiva Ignês Grando

 

 

43

 

NA BUSCA DE DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE NÚMEROS COMPLEXOS

 

 

Cassiano Scott Puhl

Isolda Gianni de Lima

 

 

44

 

NÚMERO RACIONAL NÃO NEGATIVO NA FORMA FRACIONÁRIA: SENTIDO ATRIBUÍDO POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Analucia Gaviraghi

Neiva Ignês Grando

 

45

 

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA EM CURSOS DE ENGENHARIA: O QUE INDICAM PESQUISAS APRESENTADAS NO COBENGE

 

 

Viviane Roncaglio

Cátia Maria Nehring

 

46

 

O QUE ENSINAR E POR QUE APRENDER EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA

 

 

Angelo Fernando Fiori

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

 

 

47

 

O QUE INDICAM OS PLANOS DE ENSINO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DA GEOMETRIA

 

 

Adriana Rosélia Kraisig

Cátia Maria Nehring

Isabel Kolterman Battisti

 

 

48

 

O TRADICIONAL E O CONTEMPORÂNEO: ANALISANDO AS METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA

 

 

Vanessa Pansera

Odenis Alessi

 

49

 

O ENSINO LÚDICO: UMA VERDADE NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Alice Stephanie Tapia Sartori

Claudia Glavam Duarte

 

 

50

 

O PENSAR INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

 

 

Cristiane da Silva Stamberg

Lutiele Machado Godois

Carine Cambri Moreira

 

 

51

 

PERCEPÇÕES SOBRE DISCALCULIA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS

 

 

Letícia da Silva Pimentel

Isabel Cristina Machado de Lara

 

 

52

 

PERCURSOS HISTÓRICOS DO ULTIMO TEOREMA DE FERMAT E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM MATEMÁTICA

 

 

Hugo Carlos Machado da Silva

Wagner de Castro Batista

Eduardo Henrique Simões Pena

Pedro Franco de Sá

 

 

 

53

 

POR QUE SER PROFESSOR? E, MAIS ESPECIFICAMENTE, POR QUE PROFESSOR DE MATEMÁTICA?

 

 

Claiton Müller

Maiqueli Laís Schmidt

Rafaela Sehnem

Jefferson Fernandes Garcia

Gisele Palma

 

 

54

 

POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Cristiane Stedile Dall’Alba

Carmen Teresa Kaiber

 

 

55

 

PROCEDIMENTO INFORMÁTICO DE INTERPRETAÇÃO GLOBAL APLICADO ÀS TRANSFORMAÇÕES DE FUNÇÕES BASEADAS NAS IDÉIAS DE DUVAL

 

 

Clémerson Alberi Pedroso

 

56

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADO EM UMA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES

 

 

Natani Raquel Foletto Lacerda

Geferson Gustavo Wagner Mota da Silva

Ana Júlia dos Santos da Silva

Isabel Kolterman Battisti

 

 

57

 

PROPOSTAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA

 

 

Maurício Lorenzon

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Claus Haetinger

Wolmir José Böckel

 

 

58

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O POTENCIAL DE ALUNOS COM TRANSTORNOS PSICOSSOCIAIS.

 

 

Wellington Davi dos Santos Lima

Eduardo Giordano Fernandes da Silva

Antonio Cerino Dias Ferreira

Henrique Matheus Ferreira da Silva

 

 

59

 

RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

 

 

Danrlei Silveira Trindade

Leugim Corteze Romio

Maria Arlita da Silveira Soares

 

 

60

 

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS

 

 

Rafael Vassallo Neto

 

 

61

 

REPRESENTAÇÕES DOS CONCEITOS DE DERIVADA E INTEGRAL SEGUNDO A COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA

 

 

Bárbara Cristina Pasa

Adriana Richit

Luiz Augusto Richit

 

 

62

 

RESSONÂNCIAS DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA

 

 

Marcílio Dias Henriques

Leandro Gonçalves dos Santos

Theysmara Menon

 

 

63

 

SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PRIVILEGIADA NO ENSINO MÉDIO

 

 

Alessandra de Abreu Corrêa

 

64

 

O USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL EM OFICINAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Luana Pereira Villa Real

Jhonatan Ferreira

Eliani Retzlaff

Luciana Rockenbach

Rosangela Ferreira Prestes

 

 

65

 

TRIGONOMETRIA NA INDIA EM UM TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

 

 

Bernardino Barbosa Silva

Davidson Paulo Azevedo Oliveira

 

 

66

 

UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS NA ESCOLA

 

 

Ion Moutinho

 

 

 

 

 

67

 

UMA BIOGRAFIA DE ACHILLE BASSI

 

 

Aline Leme da Silva

Plínio Zornoff Táboas

 

 

68

 

A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PARA A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DE UM EXEMPLO DE FUNÇÃO CONTÍNUA NÃO DIFERENCIÁVEL

 

 

Marcio Vieira de Almeida

Sonia Barbosa Camargo Igliori

 

 

 

 

 

INSCREVA-SE