Anais
Eixo 2 - Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
EXPANDINDO A COMPREENSÃO DOS AXIOMAS DA ÁLGEBRA ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES BÁSICAS
|
Ricardo Fajardo |
|
02 |
A PESQUISA NO CURSO DE MATEMÁTICA: CAMINHOS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
|
Bruna Larissa Cecco, Daiane Menezes, Luci T. M. dos Santos Bernardi |
|
03 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONHECIMENTO |
Cíntia Fogliatto Kronbauer
|
|
04 |
A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEORIA DE VYGOTSKY: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
|
Emanueli Pereira
|
|
05 |
UM ESTUDO SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E CONTRATO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
|
Emília Casagrande, Leandro Boszko
|
|
06 |
UMA ANÁLISE DOS PENSAMENTOS MATEMÁTICOS NAS PROPOSTAS CURRICULARES NACIONAIS
|
Gabrielle Nunes dos Santos, Maria Arlita da Silveira Soares |
|
07 |
CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O PAPEL DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
|
Ketlin Kroetz, Marlúbia de Paula, Isabel Cristina Machado de Lara, Lori Viali
|
|
08 |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
|
Luana Leal Alves, Antonio Mauricio Medeiros Alves, André Luis Andrejew Ferreira
|
|
09 |
O NÚMERO RACIONAL REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA NA VIVÊNCIA DE AÇÕES DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA POR BOLSISTAS DE UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
|
Luiza de Paula Ghisleni, Joici Lunardi, Maira Simoni Brigo, Bruna Maroso de Oliveira, Natani Raquel Foletto Lacerda, Ma Isabel Koltermann Battisti
|
|
10 |
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS POR PROFESSORES: MAPEANDO TESES 1999-2015
|
Marlúbia Corrêa de Paula, Ketlin Kroetz, Lori Viali, Isabel Cristina Machado de Lara
|
|
11 |
O NÚMERO RACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PROPÕE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
|
Silvia Regina Rodrigues Kinetz, Isabel Koltermann Battisti.
|
|
12 |
DESAFIOS E ANGÚSTIAS NA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNO SURDO
|
Ivonete Pereira Amador, Marcos Moraes Guimarães
|
|
13 |
UMA EXPERIÊNCIA COM DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO AO TRABALHAR COM O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
Liceia Alves Pires
|
|
14 |
AS TRÊS PARTES E O TAPETE QUADRADO: UM MODO DIVERTIDO DE APRENDER MATEMÁTICA
|
Maiara Luisa Klein, Carine Daiana Binsfeld, Thais Rigão Dias, Jucilene Hundertmarck, Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
|
|
15 |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE
|
Malcus Cassiano Kuhn
|
|
16 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES
|
Mariana Brandt, Marli Teresinha Quartieri, Ludmila Maccali, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
|
17 |
MATEMÁTICA E ILUSÃO DE ÓPTICA: UMA EXPLORAÇÃO COM O GEOGEBRA
|
Marlei Tais Dickel, Inês Farias Ferreira
|
|
18 |
A MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA UMA LEITURA/INTERPRETAÇÕES DE FENÔMENOS SOCIAIS: PROJETO DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
|
Luana Leal Alves, Ana Paula Madeira Vieira, Denise Nascimento Silveira
|
|
19 |
“O FIM DO CAMINHO” OU “UMA NOVA JORNADA”: A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM MATEMÁTICA
|
Thiago Phelippe Abbeg, Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg
|
|
20 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E PERSPECTIVAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
|
Anelise Dias Fontana, Karla Jaqueline Souza Tatsch
|
|
21 |
PRÁTICA DE ENSINO COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
Ivanete Fátima Blauth, Suely Scherer
|
|
22 |
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: SABERES QUE SE COMPLEMENTAM
|
Rafael Zanovelo Perin, Lya Andressa Farenssena, Cristiane Ferrari Rizzi
|
|
23 |
FORMAÇÃO CONTINUADA: INTEGRANDO A FÍSICA E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
|
Romildo Pereira da Cruz, Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius, Adriana Belmonte Bergmann, Teresinha Faccio |
|