Anais

Eixo 2 - Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

01

 

EXPANDINDO A COMPREENSÃO DOS AXIOMAS DA ÁLGEBRA ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES BÁSICAS 

 

 

Ricardo Fajardo

 

02

 

 A PESQUISA NO CURSO DE MATEMÁTICA:  CAMINHOS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR 

 

 

 Bruna Larissa Cecco, Daiane Menezes, Luci T. M. dos Santos Bernardi

 

03

 

O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONHECIMENTO  

 

Cíntia Fogliatto Kronbauer  

 

 

04

 

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A TEORIA DE VYGOTSKY: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES 

 

 

Emanueli Pereira 

 

 

 

05

 

UM ESTUDO SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E CONTRATO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA 

 

 

Emília Casagrande, Leandro Boszko

 

 

06

 

UMA ANÁLISE DOS PENSAMENTOS MATEMÁTICOS NAS PROPOSTAS CURRICULARES NACIONAIS 

 

 

Gabrielle Nunes dos Santos, Maria Arlita da Silveira Soares

 

07

 

CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O PAPEL DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA:  APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS 

 

 

Ketlin Kroetz, Marlúbia de Paula, Isabel Cristina Machado de Lara, Lori Viali

 

 

08

 

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES

 

 

Luana Leal Alves, Antonio Mauricio Medeiros Alves, André Luis Andrejew Ferreira 

 

 

09

 

O NÚMERO RACIONAL REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA NA VIVÊNCIA DE AÇÕES DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA POR BOLSISTAS DE UM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA  

 

 

Luiza de Paula Ghisleni, Joici Lunardi, Maira Simoni Brigo, Bruna Maroso de Oliveira, Natani Raquel Foletto Lacerda, Ma Isabel Koltermann Battisti

 

 

10

 

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS POR PROFESSORES: MAPEANDO TESES 1999-2015

 

 

Marlúbia Corrêa  de Paula, Ketlin Kroetz, Lori Viali, Isabel Cristina Machado de Lara

 

 

11

 

O NÚMERO RACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PROPÕE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?  

 

 

Silvia Regina Rodrigues Kinetz, Isabel Koltermann Battisti. 

 

 

12

 

DESAFIOS E ANGÚSTIAS NA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNO SURDO

 

 

Ivonete Pereira Amador, Marcos Moraes Guimarães

 

 

 

 

13

 

UMA EXPERIÊNCIA COM DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO AO TRABALHAR  COM O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

 

Liceia Alves Pires 

 

 

14

 

 AS TRÊS PARTES E O TAPETE QUADRADO: UM MODO DIVERTIDO DE APRENDER MATEMÁTICA

 

 

Maiara Luisa Klein, Carine Daiana Binsfeld, Thais Rigão Dias, Jucilene Hundertmarck, Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes 

 

 

15

 

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NO VALE DO TAQUARI

 

 

Malcus Cassiano Kuhn 

 

 

16

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES 

 

 

Mariana Brandt, Marli Teresinha Quartieri, Ludmila Maccali, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt 

 

17

 

MATEMÁTICA E ILUSÃO DE ÓPTICA: UMA EXPLORAÇÃO COM O GEOGEBRA

 

 

Marlei Tais Dickel, Inês Farias Ferreira 

 

 

 

18

 

A MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA UMA LEITURA/INTERPRETAÇÕES DE FENÔMENOS SOCIAIS: PROJETO DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 

 

 

Luana Leal Alves, Ana Paula Madeira Vieira, Denise Nascimento Silveira 

 

 

19

 

 “O FIM DO CAMINHO” OU “UMA NOVA JORNADA”: A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM MATEMÁTICA

 

 

Thiago Phelippe Abbeg, Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg

 

 

20

 

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E PERSPECTIVAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

 

 

Anelise Dias Fontana, Karla Jaqueline Souza Tatsch

 

 

21

 

PRÁTICA DE ENSINO COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

 

Ivanete Fátima Blauth, Suely Scherer 

 

 

22

 

ÁLGEBRA E GEOMETRIA: SABERES QUE SE COMPLEMENTAM  

 

 

Rafael Zanovelo Perin, Lya Andressa Farenssena, Cristiane Ferrari Rizzi

 

 

23

 

FORMAÇÃO CONTINUADA: INTEGRANDO A FÍSICA E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

 

 

Romildo Pereira da Cruz, Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius, Adriana Belmonte Bergmann, Teresinha Faccio 

 

INSCREVA-SE