Anais
Eixo 4 - Práticas e Intervenções na Educação Básica e Superior
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
OFICINA DE MATEMÁTICA COM ALUNOS SURDOS: UMA AÇÃO DE EXTENSAO
|
Mariane Kneipp Giareta |
|
02 |
DESAFIOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA, E AGORA?
|
Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico, Neuza Terezinha Oro, Milene Giaretta, Gisele Tais Piovesan, Débora Sernajotto
|
|
03 |
O SHOW DA MATEMÁTICA: MÁGICA, HUMOR E COTIDIANO
|
Ademir Basso |
|
04 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA
|
Saddo Ag Almouloud |
|
05 |
LÓGICA NA OBMEP TRABALHADA DE FORMA LÚDICA
|
Camila Gasparin Magnaguagno, Kelen Berra de Mello |
|
06 |
UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO TRABALHO COM TEMÁTICAS - EXPLORANDO O TEMA ARTE |
Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
|
|
07 |
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO E SUAS
|
Danusa de Lara Bonotto, Rosana Maria Luvezute Kripka, Luciana Richter, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luis Schifino Ferraro
|
|
08 |
DISCUTINDO A MATEMÁTICA ESCOLAR PELA PRÁTICA DO DEVER DE CASA
|
Débora de Lima Velho Junges, Neila de Toledo e Toledo
|
|
09 |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICAREFLEXIVA DE ENGENHEIROS AMBIENTAIS
|
Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista
|
|
10 |
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS UTILIZANDO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO
|
Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista
|
|
11 |
ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEITOS ESTATÍSTICOS COM O USO DO LIBREOFFICE CALC
|
Fabrício Fernando Halberstadt
|
|
12 |
SIMULADO DA PROVA BRASIL: ANÁLISE DE QUESTÕES MATEMÁTICAS RESOLVIDAS POR ALUNOS DO 5º ANO E DO 9º ANO EM SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO TAQUARI
|
Gabriel Bavaresco, Gabriela Rabaioli Rama, Elise Cândida Dente, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo
|
|
13 |
POSSIBILIDADES DE DISCURSO NA DISCIPLINA DE LÓGICA MATEMÁTICA: MÉTODO CIENTÍFICO, MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM E A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS VÁLIDOS E CORRETOS.
|
Guilherme Augusto Pianezzer
|
|
14 |
O APRENDIZADO DO ALUNO DISCÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA
|
Janislei Paula Mariano, Guilherme Augusto Pianezzer
|
|
15 |
CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA A REPRESENTAÇÃO ANALÍTICA E GEOMÉTRICA DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Karla Jaqueline Souza Tatsch, Janice Rachelli, Leonardo Dalla Porta, Lozicler Maria Moro dos Santos, Vânia Bolzan Denardi, Vanilde Bisognin
|
|
16 |
ARGUMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO ENVOLVENDO PROPRIEDADES DE ÂNGULOS DE POLÍGONOS: ALGUMAS IMPRESSÕES
|
Liana Krakecker, José Luiz Magalhães de Freitas
|
|
17 |
PLANTÃO DE DÚVIDAS: UM RECURSO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
|
Lilian Fátima Ancerowicz, Taís Portela Arenhart, Simone Ribeiro de Oliveira
|
|
18 |
OS CONCEITOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NO FUNCIONAMENTO E NO USO DA BICICLETA: PERCEPÇÕES DE FABRICANTES, USUÁRIOS E PROFESSORES
|
Leisle Priscila Beck, Magnus Cesar Ody
|
|
19 |
DA MODELAGEM A MODELAÇÃO – UMA PRÁTICA POSSÍVEL
|
Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto, Maria Salett Biembengut
|
|
20 |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: ALTERNATIVAS PARA PROPICIAR O BEM VIVER EM SALA DE AULA
|
Rosana Maria Luvezute Kripka, Raphael Souza Alves, Mariane Oliveira Bica
|
|
21 |
ANÁLISE DE REGISTROS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE VETOR
|
Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring
|
|
22 |
MATEMÁTICA E FOTOGRAFIA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA SE ENSINAR E AVALIAR
|
Ademir Basso, Fernando Rocha Pinto
|
|
23 |
USO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS E FÍSICOS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius, Romildo Cruz
|
|
24 |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM VOLTADA AO CONSUMO CONSCIENTE
|
Ana Paula Rebello, João Bernardes da Rocha Filho
|
|
25 |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO DE 1º GRAU
|
Andressa Tais Diefenthäler, Bruna Maroso de Oliveira, Maira Simoni Brigo, Isabel Koltermann Battisti
|
|
26 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES
|
Anelise Dias Fontana, Lozicler Maria Moro dos Santos
|
|
27 |
USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
|
Bruno Santos Nascimento
|
|
28 |
JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO E APRENDENDO
|
Carla Marcela Spannenberg Machado dos Passos, Edicleia Xavierda Costa, Milena Schneider Pudelco
|
|
29 |
OBJETO EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS COMPLEXOS
|
Cassiano Scott Puhl
|
|
30 |
ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA
|
Cassiano Scott Puhl, Vanessa Cristina Rech Viganó
|
|
31 |
A EXPERIÊNCIA DE DUAS ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PEDAGOGOS
|
Cintia Rosa da Silva, Ana Paula Ferreira, Aline Gelsleichter
|
|
32 |
GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ATIVIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
|
Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl
|
|
33 |
ERRANDO QUE SE APRENDE E PINTURAMÁTICA: AÇÕES DO PIBID
|
Débora Sernajotto, Gustavo de Oliveira Rosa, Nilomar Zanotto Júnior, Luiz Henrique Ferraz Pereira
|
|
34 |
ATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU
|
Jacy Pires dos Santos, Marli Teresinha Quartieri
|
|
35 |
O HOMEM QUE CALCULAVA: UM EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
|
Jaqueline Simon, Vanessa Pansera, Maurício Ramos Sgarbi, Pâmela Ceolin Pinto, Rafael Andrioli da Rosa, Taís de Oliveira Miranda, Rosí de Fatima Oliveira Portela, Luiz Henrique Ferraz Pereira
|
|
36 |
TRABALHANDO EM SALA DE AULA A GEOMETRIA COM O TANGRAM
|
Jasmine Soares dos Santos, Adrieli Rejane Daronch, Alessandra Cristina Rüedell, Camila Faligurski Fim, Daniel Francisco Nichele, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz, Luiz Henrique Ferraz Pereira
|
|
37 |
GAMIFICAÇÃO: TRILHANDO NOVOS CAMINHOS
|
Katia R S Apresentação, Raissa R S Apresentação, Nicolas M R Quinto
|
|
38 |
O USO DE SOFTWARES E JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Lozicler Maria Moro dos Santos, Dionatan de Oliveira Nadalon
|
|
39 |
LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR
|
Maria Christina Schettert Moraes, Dirce Maria Teixeira Paz
|
|
40 |
POSSIBILIDADES DIALÓGICAS NUMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Maria Eliane Matias Dutra, Cristiane Antonia Hauschild
|
|
41 |
A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
|
Michelle Soares Centurião, Karla Jaqueline Souza Tatsch
|
|
42 |
COMO ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS RESOLVEM PROBLEMAS? UMA PRÁTICA DE MODELAGEM
|
Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
|
|
43 |
AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS
|
Rosana Maria Luvezute Kripka, Daniel Francisco Nichele, Paolo Cezar de Nardin Pandolfo
|
|
44 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES BASEADAS NAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR DOIS ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
|
Alessandra Cristina Rüedell, Nilomar Zanotto Júnior, Sandra Mara Marasini
|
|
45 |
RELATOS DA PRIMIERA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
|
Simone Cristina Azeredo Ribas, Gabriele Granada Veleda
|
|
46 |
AUTOSSEMELHANÇA EM FIGURAS NÃO-EUCLIDIANAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Thiago Phelippe Abbeg, Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg
|
|
47 |
CARTEADO DE SEXTA A TARDE: EXPERIÊNCIA COM JOGOS LÚDICOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
|
Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg, Thiago Phelippe Abbeg
|
|
48 |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: RELATOS DE OFICINAS EM UMA ESCOLA DE PASSO FUNDO
|
Vanessa Pansera, Mariane Kneipp Giareta
|
|
49
|
REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESPECIAL: UM PROJETO DE EXTENSÃO
|
Vera Cristina de Quadros, Laiana Paula Jeronymo
|
|
50 |
VISITA À GALERIA DE ARTE: UMA MANEIRA DE RELACIONAR MATEMÁTICA E ARTES
|
Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto
|
|
52 |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
|
Ademir Basso
|
|
53 |
AS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AO INGRESSAREM NA DISCIPLINA DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER
|
Juliana Pires da Silva, Méricles Thadeu Moretti
|
|
54 |
MODOS DE SIGNIFICAR OBJETOS MATEMÁTICOS: ESTUDO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Aline Santos Pereira, Suelen Assunção Santos
|
|
55 |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM JOGO DE VÔLEI COM O AUXILIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
|
Dilamar Reis Lamberty, Alexandre da Silva, Élton da Silva |
|
56 |
OLIMPÍADA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO E A CRIATIVIDADE
|
Marli Teresinha Quartieri, Alana Gerhardt, Amanda Riedel, Maria Madalena Dullius, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
|
|
57 |
A MULTICAÇÃO E SUAS TRÊS AÇÕES MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INTERDISICIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Simone Tonatto Ferraz, Ana Luiza Golin, Rochele Ribas de Oliveira, Thanize Bortolini Scalabrin, Laura Pippi Fraga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
|
|
58 |
MULTIPLICAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: UMA ABORDAGEM PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Tauana Bianchetti, Neiva Ignês Grando |
|