Anais

Eixo 4 - Práticas e Intervenções na Educação Básica e Superior

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

01

 

OFICINA DE MATEMÁTICA COM ALUNOS SURDOS: UMA AÇÃO DE EXTENSAO

 

 

Mariane Kneipp Giareta 

 

02

 

DESAFIOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA,

E AGORA? 

 

 

Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico, Neuza Terezinha Oro, Milene Giaretta, Gisele Tais Piovesan, Débora Sernajotto

 

 

03

 

O SHOW DA MATEMÁTICA: MÁGICA, HUMOR E COTIDIANO 

 

 

Ademir Basso

 

04

 

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA 

 

 

Saddo Ag Almouloud  

 

05

 

 LÓGICA NA OBMEP TRABALHADA DE FORMA LÚDICA

 

 

        Camila Gasparin Magnaguagno, Kelen Berra de Mello        

 

06

 

UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO TRABALHO COM TEMÁTICAS - EXPLORANDO O TEMA ARTE

 

Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald   

 

 

07

 

UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO E SUAS
CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

Danusa de Lara Bonotto, Rosana Maria Luvezute Kripka, Luciana Richter, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luis Schifino Ferraro

 

 

 

08

 

DISCUTINDO A MATEMÁTICA ESCOLAR PELA PRÁTICA DO DEVER DE CASA 

 

 

Débora de Lima Velho Junges, Neila de Toledo e Toledo 

 

 

09

 

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICAREFLEXIVA DE ENGENHEIROS AMBIENTAIS 

 

 

Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista

 

 

10

 

APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS UTILIZANDO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO

 

 

Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista

 

 

11

 

ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEITOS ESTATÍSTICOS COM O USO DO LIBREOFFICE CALC

 

 

Fabrício Fernando Halberstadt 

 

 

12

 

SIMULADO DA PROVA BRASIL: ANÁLISE DE QUESTÕES MATEMÁTICAS RESOLVIDAS POR ALUNOS DO 5º ANO E DO 9º ANO EM SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO TAQUARI 

 

 

Gabriel Bavaresco, Gabriela Rabaioli Rama, Elise Cândida Dente, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo 

 

 

13

 

POSSIBILIDADES DE DISCURSO NA DISCIPLINA DE LÓGICA MATEMÁTICA: MÉTODO CIENTÍFICO, MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM E A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS VÁLIDOS E CORRETOS. 

 

 

Guilherme Augusto Pianezzer 

 

 

14

 

O APRENDIZADO DO ALUNO DISCÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS

 

 

 Janislei Paula Mariano, Guilherme Augusto Pianezzer

 

 

15

 

CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA A REPRESENTAÇÃO ANALÍTICA E GEOMÉTRICA DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

 

 

Karla Jaqueline Souza Tatsch, Janice Rachelli, Leonardo Dalla Porta, Lozicler Maria Moro dos Santos, Vânia Bolzan Denardi, Vanilde Bisognin

 

 

16

 

ARGUMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO ENVOLVENDO PROPRIEDADES DE ÂNGULOS DE POLÍGONOS: ALGUMAS IMPRESSÕES 

 

 

Liana Krakecker, José Luiz Magalhães de Freitas 

 

 

17

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS: UM RECURSO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA 

 

 

Lilian Fátima Ancerowicz, Taís Portela Arenhart, Simone Ribeiro de Oliveira

 

 

18

 

OS CONCEITOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NO FUNCIONAMENTO E NO USO DA BICICLETA: PERCEPÇÕES DE FABRICANTES, USUÁRIOS E PROFESSORES

 

 

Leisle Priscila Beck, Magnus Cesar Ody 

 

 

19

 

DA MODELAGEM A MODELAÇÃO – UMA PRÁTICA POSSÍVEL 

 

 

Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto, Maria Salett Biembengut 

 

 

20

 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: ALTERNATIVAS PARA PROPICIAR O BEM VIVER EM SALA DE AULA 

 

 

Rosana Maria Luvezute Kripka, Raphael Souza Alves, Mariane Oliveira Bica  

 

 

21

 

ANÁLISE DE REGISTROS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE VETOR

 

 

Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring 

 

 

22

 

MATEMÁTICA E FOTOGRAFIA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA SE ENSINAR E AVALIAR

 

 

Ademir Basso, Fernando Rocha Pinto

 

 

23

 

USO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS E FÍSICOS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

 

 

Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius, Romildo Cruz 

 

 

24

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM VOLTADA AO CONSUMO CONSCIENTE  

 

 

Ana Paula Rebello, João Bernardes da Rocha Filho

 

 

25

 

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO DE 1º GRAU 

 

 

Andressa Tais Diefenthäler, Bruna Maroso de Oliveira, Maira Simoni Brigo, Isabel Koltermann Battisti

 

 

26

 

MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM  DO

TEOREMA DE TALES 

 

 

Anelise Dias Fontana, Lozicler Maria Moro dos Santos

 

 

 

27

 

USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

 

 

Bruno Santos Nascimento 

 

 

28

 

JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO E APRENDENDO 

 

 

Carla Marcela Spannenberg Machado dos Passos, Edicleia Xavierda Costa, Milena Schneider Pudelco 

 

 

29

 

OBJETO EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE

NÚMEROS COMPLEXOS 

 

 

Cassiano Scott Puhl 

 

 

 

30

 

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE

TRIGONOMETRIA 

 

 

Cassiano Scott Puhl, Vanessa Cristina Rech Viganó 

 

 

31

 

A EXPERIÊNCIA DE DUAS ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PEDAGOGOS

 

 

Cintia Rosa da Silva, Ana Paula Ferreira, Aline Gelsleichter

 

 

32

 

GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ATIVIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA 

 

 

Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl

 

 

33

 

ERRANDO QUE SE APRENDE E PINTURAMÁTICA: AÇÕES DO PIBID

 

 

Débora Sernajotto, Gustavo de Oliveira Rosa, Nilomar Zanotto Júnior, Luiz Henrique Ferraz Pereira 

 

 

34

 

ATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU 

 

 

Jacy Pires dos Santos, Marli Teresinha Quartieri

 

 

35

 

O HOMEM QUE CALCULAVA: UM EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA 

 

 

Jaqueline Simon, Vanessa Pansera, Maurício Ramos Sgarbi, Pâmela Ceolin Pinto, Rafael Andrioli da Rosa, Taís de Oliveira Miranda, Rosí de Fatima Oliveira Portela, Luiz Henrique Ferraz Pereira 

 

 

36

 

TRABALHANDO EM SALA DE AULA A GEOMETRIA COM O TANGRAM

 

 

Jasmine Soares dos Santos, Adrieli Rejane Daronch, Alessandra Cristina Rüedell, Camila Faligurski Fim, Daniel Francisco Nichele, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz, Luiz Henrique Ferraz Pereira

 

 

37

 

GAMIFICAÇÃO: TRILHANDO NOVOS CAMINHOS

 

 

Katia R S Apresentação, Raissa R S Apresentação, Nicolas M R Quinto 

 

 

38

 

O USO DE SOFTWARES E JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA 

 

 

Lozicler Maria Moro dos Santos, Dionatan de Oliveira Nadalon 

 

 

39

 

 LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR

 

 

Maria Christina Schettert Moraes, Dirce Maria Teixeira Paz

 

 

40

 

POSSIBILIDADES DIALÓGICAS NUMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 

 

 

Maria Eliane Matias Dutra, Cristiane Antonia Hauschild

 

 

41

 

A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

 

Michelle Soares Centurião, Karla Jaqueline Souza Tatsch 

 

 

42

 

COMO ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS RESOLVEM PROBLEMAS? UMA PRÁTICA DE MODELAGEM 

 

 

Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga  

 

 

43

 

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS

 

 

Rosana Maria Luvezute Kripka, Daniel Francisco Nichele, Paolo Cezar de Nardin Pandolfo

 

 

44

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES BASEADAS NAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR DOIS ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA  UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO 

 

 

Alessandra Cristina Rüedell, Nilomar Zanotto Júnior, Sandra Mara Marasini 

 

 

45

 

RELATOS DA PRIMIERA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO CONTINUADA

 

 

Simone Cristina Azeredo Ribas, Gabriele Granada Veleda

 

 

46

 

AUTOSSEMELHANÇA EM FIGURAS NÃO-EUCLIDIANAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Thiago Phelippe Abbeg, Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg

 

 

47

 

CARTEADO DE SEXTA A TARDE: EXPERIÊNCIA COM JOGOS LÚDICOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg, Thiago Phelippe Abbeg

 

 

48

 

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: RELATOS DE OFICINAS EM UMA ESCOLA DE PASSO FUNDO

 

 

Vanessa Pansera, Mariane Kneipp Giareta 

 

 

49

 

 

REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESPECIAL: UM PROJETO DE EXTENSÃO 

 

 

Vera Cristina de Quadros, Laiana Paula Jeronymo

 

 

50

 

VISITA À GALERIA DE ARTE:  UMA MANEIRA DE RELACIONAR MATEMÁTICA E ARTES 

 

 

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto

 

 

52

 

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 

 

 

Ademir Basso

 

 

53

 

AS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AO INGRESSAREM NA DISCIPLINA DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER 

 

 

Juliana Pires da Silva, Méricles Thadeu Moretti 

 

 

54

 

MODOS DE SIGNIFICAR OBJETOS MATEMÁTICOS: ESTUDO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

 

 

Aline Santos Pereira, Suelen Assunção Santos 

 

 

55

 

O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM JOGO DE VÔLEI COM O AUXILIO DA  MODELAGEM MATEMÁTICA 

 

 

Dilamar Reis Lamberty, Alexandre da Silva, Élton da Silva

 

56

 

OLIMPÍADA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO E A CRIATIVIDADE

 

 

Marli Teresinha Quartieri, Alana Gerhardt, Amanda Riedel, Maria Madalena Dullius, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

 

 

57

 

A MULTICAÇÃO E SUAS TRÊS AÇÕES MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INTERDISICIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Simone Tonatto Ferraz, Ana Luiza Golin, Rochele Ribas de Oliveira, Thanize Bortolini Scalabrin, Laura Pippi Fraga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

 

 

58

 

MULTIPLICAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: UMA ABORDAGEM  PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Tauana Bianchetti, Neiva Ignês Grando 

 

INSCREVA-SE