Edições anteriores
Edição 2018
No sentido de agregar contribuições para mudanças e reflexões sobre a prática docente da matemática em sala de aula, em sintonia com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e demais documentos que tratam da referida temática, o Laboratório de Matemática da Universidade de Passo Fundo (RS), juntamente com o curso de Matemática (L) e o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, promovem as Jornadas de Educação Matemática com a intenção de potencializar discussões sobre aspectos emergentes referentes ao ensino e aprendizagem de matemática.
Em tais eventos são criados espaços que promovem a discussão sobre práticas bem sucedidas à matemática, bem como discutir temas que possuam vínculos e estímulos a inovações metodológicas para professores, acadêmicos do curso, pesquisadores e demais interessados na temática.
Como tal, as Jornadas de Educação Matemática se caracterizam como um espaço de aprendizagem, discussão, reflexão e encaminhamentos sobre a matemática, principalmente no âmbito escolar, trazendo aos participantes a presença de renomados pesquisadores da temática pertinente ao tema de cada evento.
Nas Jornadas do ano de 2018, VII Nacional e XX Regional, se deseja agregar contribuições e discussões sobre a Educação Matemática e a interdisciplinaridade, já que este último item está presentes em vários documentos, diretrizes e orientações propostas à Matemática, mas que em muito não se efetiva em ações coerentemente práticas que possam aprimorar o ensino e aprendizagem da matemática. Assim, ao propor as Jornadas do próximo ano, acreditamos ser possível trazer, aos participantes, elementos importantes para a discussão e indicativos de ações, devidamente fundamentadas para práticas que agreguem a Matemática e a interdisciplinaridade.
Objetivos
Sendo as Jornadas, regional e nacional, de Educação Matemática, eventos que reúnem professores, acadêmicos, pesquisadores e interessados no complexo tema que envolve ensinar e aprender Matemática, as mesmas objetivam a constituição de um espaço privilegiado onde seja possível socializar práticas pedagógicas, estudos acadêmicos, questionamentos e experiências com a intenção de prover os participantes de condições teóricas e práticas para possíveis intervenções, principalmente em sala da aula, com a intenção da melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.
Não obstante a este objetivo maior, também se deseja instigar os participantes, a continuarem refletindo sobre suas práticas docentes, atuais ou futuras, com a perspectiva do aprimoramento da ação docente que permeia o exercício de ensinar Matemática. Da mesma forma, as Jornadas e ações que as antecedem serão momentos de real avanço em termos da divulgação de pesquisas, estudos, experiências pedagógicas bem sucedidas e a compreensão de estratégias de ensino que podem aprimorar a qualidade do trabalho com a Matemática em diferentes níveis de ensino.
No caso específico das Jornadas do ano de 2018, aliar reflexões envolvendo a Educação Matemática e interdisciplinaridade, com a prerrogativa de aprimorar o diálogo sobre possíveis vínculos ente este binômio, com qualidade, criatividade e referenciais teóricos que contribuam para a discussão do tema e tomada de posição sobre intervenções possíveis em sala de aula.