Anais
Eixo 2 - Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
Comunicação Científica
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
O ENSINO DE GEOMETRIA E A TEORIA DE VAN HIELE: ASPECTOS ESSENCIAIS PARA UMA ABORDAGEM EDUCATIVA
|
Miriam Ferrazza Heck |
|
02 |
COMUNIDADES DE PRÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO
|
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia e Greice Scremin |
|
03 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, USO DE INTERNET E UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: “A RUA ONDE EU MORO”
|
Ivanete Fátima Blauth e Suely Scherer |
|
04 |
DISCUTINDO CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado e Márcia Souza da Fonseca
|
|
05 |
PRINCÍPIOS PARA AÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA ABORDAGEM
|
Denise Knorst da Silva |
|
06 |
PERSPECTIVA DA ESTATÍSTICA COMO ELEMENTO NORTEADOR
|
Daiani Finatto Bianchini e Cátia Maria Nehring |
|
07 |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO: O TRABALHO DO PROFESSOR
|
Cíntia Fogliatto Kronbauer e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
|
|
08 |
CARTOGRAFANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Cecília Cabral Mascarenhas de Santana |
|
Pôster
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
NOSSO PERCURSO FORMATIVO: DIÁLOGOS EXPERIENCIADOS ENTRE O
|
Janice Maria Rupolo Iapp, Izabel Cristina da Silva e Vera Cristina de Quadros |
|
02 |
UMA ANÁLISE DE COMO É ABORDADA A INTERDISCIPLINARIDADE NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO |
Jiane Niemeyer e Liane Teresinha Wendling Roos
|
|
03 |
ENTRE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR
|
Patrícia Lima da Silva e Rene Baltazar |
|
Relato de Experiência
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Alessandra Cristina Rüedell, Camila Faligurski Fim, Gisele Taís Piovesan e Milene Giaretta |
|
02 |
METODOLOGIAS DIFERENCIADAS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR MATEMÁTICA |
Amanda Denise Nogueira Machado, Magda Neves da Silva, Silvia Machado e Lorens E. Buriol Sigueñas
|
|
03 |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
|
Andreza Cavalheiro da Costa, Elizandra Izidro dos Santos e Siomara Cristina Broch |
|
04 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MATERIAL DE CUISENAIRE
|
Danusa de Lara Bonotto e Izabel Gioveli |
|
05 |
A PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS |
Elisandro Rafael Baumgarten e Cátia Luana Bullmann |
|
06 |
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO - GRUPO COLABORATIVO
|
Fabiana Caldeira Damasco, Maria Cristina Vieira Cavalcanti e Rosana Soares Pinheiro |
|
07 |
INVESTIGANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES PARA QUALIFICAR A APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL |
Gelson Berlatto Moreira, Maurício Ramos Sgarbi, Tamara Slavieiro e Sandra Mara Marasini |
|
08 |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE BOM RETIRO DO SUL/RS
|
Malcus Cassiano Kuhn |
|
09 |
ANÁLISE DE EXCERTOS DE OBSERVAÇÕES DE AULA EM ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Mariele Josiane Fuchs e Cláudia Maria Costa Nunes |
|
10 |
POSSIBILIDADES DO SCRATCH PARA PROFESSORES
|
Marluce Albring Coutinho e Natali Brandt |
|
11 |
OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: EXPLORANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO RECURSO IDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Robson Luiz Dal Ponte, Romildo Pereira da Cruz, Maria Madalena Dullius e Marli Teresinha Quartieri |
|
12 |
EVENTO EDUCACIONAL ASKMATH1 E AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PIBID MATEMÁTICA |
Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff e Eduardo Henrique Banaczewski |
|
13 |
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Sandra Aparecida Fraga da Silva e Sabrine Costa Oliveira |
|
14 |
UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR POR MEIO DE UM JOGO DE REALIDADE PARALELA |
Valéria Belissa Pasuch e Flaviane Predebon Titon |
|
15 |
APRENDIZAGEM MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROJETO FORMATIVO NO PIBID |
Vera Cristina de Quadros e Maria Elizabete Rambo Kochhann |
|
16 |
AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA:
|
Rafael Garrido da Silva e Gilson de Vargas Ribeiro |
|