Anais
Eixo 3 – Pesquisa em Educação Matemática
Comunicação Científica
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
PROBLEMAS DE DIVISÃO ENVOLVENDO O SISTEMA MONETÁRIO: DESAFIO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE AINDA NÃO CONHECEM O ALGORITMO.
|
AZZOLIN-SOUSA, A.C. e AGRANIONIH, N. T. |
|
02 |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS
|
Amanda Denes, Andrieli Tais Hahn Rodrigues e Rúbia Emmel |
|
03 |
O PNAIC - MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS
|
Ana Paula Uflacker Toja e Ricardo Fajardo |
|
04 |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O JOGO COMO DESENCADEADOR DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
|
Carine Daiana Binsfeld, Halana Garcez Borowsky e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
|
|
05 |
HABILIDADES MATEMÁTICAS PRIORIZADAS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Crislaine de Anunciação Roveda |
|
06 |
A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A TECNOLOGIA
|
Cristiane da Silva Stamberg, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati e Andréa Pereira |
|
07 |
MODELAGEM MATEMÁTICA: PERSPECTIVA SOBRE O PERFIL DOS DOADORES DE SANGUE NO BRASIL
|
Elisandro Rafael Baumgarten, Deborah Andrea Hunhoff Neis e Cátia Luana Bullmann
|
|
08 |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL:
|
Leonardo Caumo Biasotto, Camila Faligurski Fim e Rosana Maria Luvezute Kripka |
|
09 |
SABERES MATEMÁTICOS PRESENTES NOS BOLETINS DO CPOE/RS:
|
Leonardo Thomaz Sauter, Kristine Sheila Schuster e Maria Cecilia Bueno Fischer |
|
10 |
A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
|
Luana Leal Alves e Antonio Mauricio Medeiros Alves |
|
11 |
MODELAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO
|
Lucas Leite Guerra e Morgana Scheller |
|
12 |
A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES A PARTIR DO
|
Maiara Luisa Klein, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Simone Pozebon |
|
13 |
A REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (1939-1942): UM
|
Makele Verônica Heidt |
|
14 |
PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS DE DUAS ESCOLAS DE
|
Makele Verônica Heidt |
|
15 |
A MATEMÁTICA PRATICADA EM ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS E REVELADA EM CADERNOS ESCOLARES DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
|
Malcus Cassiano Kuhn |
|
16 |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE DIFICULDADES DOS ALUNOS
|
Patricia Machado Durgante |
|
17 |
UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DA FUNÇÃO AFIM A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
|
Patrícia Pujol Goulart Carpes e Graziela Carrazzoni dos Santos |
|
18 |
MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES
|
Patrícia Pujol Goulart Carpes, Aline Grohe Schimer Pigatto e Eleni Bisognin |
|
19 |
ENGENHARIA DIDÁTICA NA UFMS: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ATÉ 2011 NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
Rafael Nobre da Silva e Thiago Pedro Pinto |
|
20 |
AS FUNÇÕES COGNITIVAS DE ATENÇÃO E MEMÓRIA ESTIMULADAS PELOS
|
Sindia Liliane Demartini da Silva e Nilce Fátima Scheffer |
|
21 |
O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOB A ÓPTICA DA
|
Tailon Thiele e Eliane Miotto Kamphorst |
|
22 |
O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOB UM OLHAR DA |
Tailon Thiele e Eliane Miotto Kamphorst |
|
23 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PROBABILIDADES POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Vania do Rocio Bruns Jardim e Neila Tonin Agranionih |
|
24 |
DIENES E OS CONCEITOS TOPOLÓGICOS: UM PRIMEIRO OLHAR PARA O LIVRO EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO
|
Yasmin Barbosa Cavalheiro |
|
25 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA FÓRMULA DE BHÁSKARA
|
Rafael Ferreira Dalmolin, Julia Dammann e Nelson Conte |
|
26 |
GENEALOGIA E EDUCAÇÃO MENOR: UMA POSSIBILIDADE PARA PENSAR A MATEMÁTICA ESCOLAR
|
Tiago Vargas da Silva |
|
27 |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA |
Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Marco Antonio Moreira |
|
28 |
O ESTADO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
MARCOS JOSÉ TRALDI, CINTIA APARECIDA BENTO DOS SANTOS |
|
29 |
APRESENTAÇÃO DA DESCRIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O
|
Tauana Bianchetti, Neiva Ignês Grando |
|
30
|
MUNDOS MATEMÁTICOS: ESTUDOS INICIAIS DE UMA PROPOSTA PARA ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
|
Edilaine Silva Arcanjo, Caroline Mendes dos Passos |
|
31 |
POR QUE ENSINAR MATEMÁTICA COM APLICAÇÕES? |
Luis Felipe Tatsch Schmidt |
|
Pôster
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
INVARIANTES OPERATÓRIOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR
|
Fabiane de Lima Righi e Maria Cecília Pereira Santarosa |
|
02 |
ANALISANDO INFORMAÇÕES SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS EM SITES ESPECIALIZADOS EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
|
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado
|
|
03 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
|
Iasmim Martins Noro e Gabriela Fontana Gabbi
|
|
Relato de Experiência
Nº |
TITULO |
AUTOR(ES) |
|
01 |
“POLIEDROS DE PLATÃO”: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA COM USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
|
Cristian Martins da Silva, Izar Baptista Roani, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora e Tanísia de Carli Foletto |
|
02 |
A HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A
|
Lidiane Tania Ronsoni Maier e Adriana Richit
|
|
03 |
O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
Luciane Lawall Arnemann, Andressa de Lima Goulart, Eduarda Warmbier, Lara Cansi de Moraes, Elizangela Weber, Julhane Alice Thomas Schulz e Lucilaine Goin Abitante
|
|
04 |
A APLICAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FOCO TRANSFORMADOR DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
|
Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Veronice Maria Kawalek e Leandro Turmena |
|
05 |
CONTRIBUIÇÕES DA I FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REGIONAL
|
Nadine Friedrich Noviski, Peterson Cleyton Avi, Caroline dos Santos e Emanueli Bandeira Avi |
|