Nº
|
TITULO
|
AUTOR(ES)
|
PDF
|
01
|
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
|
Ademir Basso
|
|
02
|
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NA REALIDADE: O COTIDIANO COMO BASE
|
Ademir Basso
|
|
03
|
MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA PARA MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
|
Ademir Basso
|
|
04
|
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: DIÁRIOS REFLEXIVOS
|
Ademir Basso
|
|
05
|
MATEMÁTICA & QUÍMICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRELAÇADA COM A QUÍMICA
|
Adriane Liscano Janisch e Karin Ritter Jelinek
|
|
06
|
O USO DA PLATAFORMA KHANACADEMY NO ESTUDO DA MATEMÁTICA BÁSICA NO ENSINO MÉDIO
|
Aline Reissuy de Moraes
|
|
07
|
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REGRA DE
TRÊS
|
Alisson Furquim Salbego, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes
|
|
08
|
A DIVISÃO EM UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM: O PRESENTE PARA A CHAPELEIRA MALUCA
|
Ana Luiza Golin, Rochele Ribas de Oliveira e Thanize Bortolini Scalabrin
|
|
09
|
"OS FILHOTES DO VOVÔ CORUJA": TRABALHO COM NÚMERO E
REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
|
Ana Valeria Abbeg e Neila Tonin Agranionih
|
|
10
|
IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Anderson Minosso, Rosangela Bautitz da Silva e Suzamara Bautitz
|
|
11
|
ANÁLISE COMBINATÓRIA NA PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
|
Andréia Elisa Hahn, Eliani Retzlaff e Rosângela Ferreira Prestes
|
|
12
|
REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE: A PESQUISA-AÇÃO, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Denes e Rúbia Emmel
|
|
13
|
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCULTURAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
Bruna da Silva Ferreira e Marli Duffles Donato Moreira
|
|
14
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DO USO DE RESURSOS DA TECNOLOGIA
|
Bruna Maiqueli Epple, Isabel Koltermann Battisti
|
|
15
|
PROJETO INTERDISCIPLINAR ANIMAÇÃO DIDÁTICA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.
|
Bruno Santos Nascimento e Rodrigo da Silva Ferreira
|
|
16
|
PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA OFICINAS DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Camila Faligurski Fim, Carla Milena Spielmann, Daniel Francisco Nichele, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz e Luiz Henrique Ferraz Pereira
|
|
17
|
UM ESTUDO SOBRE A DIVISÃO POR ZERO
|
Carolina Ferreira da Silva, Thalia Leiria Pinto, Tanara da Silva Dicetti e Marcia Viaro Flores
|
|
18
|
O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
|
Adrieli Rejane Daronch, Claudiane Raquel Feltes, Jaqueline Simon, Mauricio Ramos Sgarbi, Pâmela Ceolin Pinto e Rosi Portela
|
|
19
|
OFICINA DE GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin e Mariane Giaretta
|
|
20
|
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Cristiana Monique Feltes e Cassiano Scott Puhl
|
|
21
|
INTERVENÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA ENSINADA
DE DIFERENTES MANEIRAS
|
Cristiane da Silva Stamberg e Dayane Flores
|
|
22
|
UTILIZANDO APLICATIVOS PARA A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA PLATAFORMA APP INVENTOR
|
Cristiane da Silva Stamberg e Dayane Flores
|
|
23
|
MEIO AMBIENTE E TRANSVERSALIDADE NA MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
Daniana de Costa e Edilson Pontarolo
|
|
24
|
O ESTUDO DE SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS E SUA REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
|
Débora Bussolotto, Diogo Israel Schwanck e Márcia Notare
|
|
25
|
UMA ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DO GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO ALGEO
|
Dênis Sidinei Rossi e Roberto Preussler
|
|
26
|
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE ÁREA DE POLÍGONO
|
Eduarda Warmbier, Luciane Lawall Arnemann, Julhane Alice Thomas Schulz e Lucilaine Goin Abitante
|
|
27
|
PROJETO: CONSTRUINDO UM LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Emanoel Noé Machado Assmann, Magda Neves da Silva, Elisangela Fouchy Schons e Natália Alessandra Kegler
|
|
28
|
SEMANA DO EULER: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/MATEMÁTICA
|
Felipe de Azevedo Maciel e Marli Duffles Donato Moreira
|
|
29
|
GEOMETRIA DAS TRANSFORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS SIMETRIAS DE REFLEXÃO, TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Gabriel Prates Brener, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes
|
|
30
|
A COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROBLEMA DAS ROUPAS DA CHAPEUZINHO
|
Iasmim Martins Noro, Gabriela Fontana Gabbi e Carine Daiana Binsfeld
|
|
31
|
MAPA CONCEITUAL DO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE GEOMETRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
|
Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Josieli Duranti, Betine Diehl Setti e Maria de Fatima Baptista Betencourt
|
|
32
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS: ESTUDOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
|
Jéferson de Lima Vieira, Rafael Andrioli da Rosa, Henrique Schons Assumpção, Pethry Agustinho Teixeira, Eliamar Ceresoli Rizzon e Maria de Fátima Baptista Betencourt
|
|
33
|
O USO DE TRUQUES “MATEMÁGICOS” NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Jenifer Laís de Lara e Ricardo Fajardo
|
|
34
|
A INFLUÊNCIA DA MEMORIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
|
Jeverton Iedo Dörr, Marcelo Marcelo Eder Lamb e Morgani Mumbach
|
|
35
|
MATEMÁTICA E EMBALAGENS: INTEGRANDO CONHECIMENTOS EM CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL
|
José Ricardo Ledur, Dênis Carrard Ledur e Arrigo Fontana
|
|
36
|
MEDIDAS E SAÚDE: CONECTANDO MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
|
José Ricardo Ledur, Arrigo Fontana e Dênis Carrard Ledur
|
|
37
|
EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS PARA A
GENERALIZAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
|
Josieli Duranti, Claudiane Raquel Feltes, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti e Maria de Fatima Baptista Betencourt
|
|
38
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFC – CAMPUS SANTA ROSA DO SUL
|
Julian da Silva Lima, Cassiano Scott Puhl e Neiva Ignês Grando
|
|
39
|
IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO MARISTA MEDIANEIRA
|
Juliane Carla Berlanda
|
|
40
|
MATEMÁTICA X FORMAÇÃO CIDADÃ: MOBILIANDO UMA CASA...
|
Keith Gabriella Flenik Morais, Tiago Augusto Skroch de Almeida e Angelita Minetto Araújo
|
|
41
|
TESTE DA EFICÁCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM
|
Lais Primieri e Giseli Verginia Sonego
|
|
42
|
ENSINANDO OS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA PARA ALUNOS DE 5º ANO
|
Leonardo Caumo Biasotto, Henrique Schons Assumpção, Jéferson de Lima Vieira, Nathiele Braiz Cecchin, Pethry Agustinho Teixeira, Rafael Andrioli da Rosa e Marília Hassan Pacheco Assunção
|
|
43
|
CAÇANDO POKÉMONS COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA
|
Luana Leal Alves, Letícia Klein Parnoff e Lisandra de Oliveira Sauer
|
|
44
|
PADRÕES NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Greice Scremin, Etiane Bisognin Rodrigues, Tatiane Ferreira da Silva e Vanilde Bisognin
|
|
45
|
ESTÁGIO CURRICULLAR SUPERVISIONADO: DA OBSERVAÇÃO À REGÊNCIA
|
Magda Neves da Silva, Lorens E. Buriol Sigueñas e Elisangela Fouchy Schons
|
|
46
|
PIBID: (TRANS)FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Magda Neves da Silva, Amanda Denise Nogueira Machado, Silvia Machado e Lorens E. Buriol Sigueñas
|
|
47
|
ENSINO DE LOGARITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
|
Marcia Viaro Flores, Marcos Luís Cassal, Janilse Nunes e Iuri Lammel
|
|
48
|
O JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
NOS ANOS INICIAIS
|
Mariangela Jocelita Frigo de Campos e Neila Tonin Agranionih
|
|
49
|
O PLANO CARTESIANO COM O SCRATCH: UMA POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO
|
Marluce Albring Coutinho
|
|
50
|
PROGRAMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
|
Natali Brandt e Leandra Anversa Fioreze
|
|
51
|
EXPLORANDO O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
|
Natauan Bianchin de Lima, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes
|
|
52
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PASSO FUNDO
|
Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Augusto Debona Mattei e Géssica dos Santos
|
|
53
|
DO PROBLEMA DA SOMBRA AO BONECO DE ALPISTE: ACOMPANHANDO A PASSAGEM DO TEMPO
|
Rochele Ribas de Oliveira, Ana Luiza Golin e Thanize Bortolini Scalabrin
|
|
54
|
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
|
Salete Eisen e Roberto Preussler
|
|
55
|
MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCALA CUISENAIRE
|
Salete Teresinha Tartari e Luana Angélica Alberti
|
|
56
|
PROJETO A MATEMÁTICA DA NATUREZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE METODLOGIA ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Samuel Sonego Zimmermann e Ricardo Fajardo
|
|
57
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EQUAÇÕES DO 1º GRAU ATRAVÉS DO SCRATCH
|
Sheila Mendes de Figueiredo
|
|
58
|
ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA
|
Simone Fátima Zanoello e PIOVESAN, Marília
|
|
59
|
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDO DE CONJUNTOS NO ENSINO MÉDIO: MATEMÁTICA PARA COMPREENDER A VIDA
|
Sonia Ines Mezzomo Donatti e Rose Grochot Gayeski
|
|
60
|
CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ESTUDO ESTATÍSTICO POR MEIO DA METODOLOGIA DE PROJETOS
|
Sonia Regina Prado de Medeiros, Natália Silveira Pahim, Eduardo de Medeiros Londero, Lozicler Maria Moro dos Santos e Karla Jaqueline Souza Tatsch
|
|
61
|
PROJETO ECOFORMADOR: DESVENDANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÕES ARTESANAIS
|
Suzamara Bautitz, Anderson Minosso e Rosangela Bautitz da Silva
|
|
62
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO
|
Taíne Alessandra Librelotto e Fabiane Fischer Figueiredo
|
|
63
|
MAPA CONCEITUAL E O JOGO: DUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
|
Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Marli Teresinha Quartieri e Miriam Ines Marchi
|
|
64
|
JOGOS DE MATEMÁTICA NO APOIO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
|
Veronice Maria Kawalek, Marcos Vinicius Pereira Ribeiro e Renata da Silva Dessbesel
|
|
65
|
APRENDER EXPERIMENTANDO: POSSIBILIDADE DE UM NOVO OLHAR PARA AS CIÊNCIAS EXATAS
|
Vitória Gabriel Krey, Geovana Luiza Kliemann e Italo Gabriel Neide
|
|
66
|
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: Materialização da teoria
|
Tiago Ravel Schroeder, Indianara Cucco, Fátima Peres Zago de Oliveira
|
|
67
|
NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA: ATIVIDADE COM ALUNOS DE ENGENHARIA
|
Simone Fátima Zanoello, Merielen Fátima Caramori
|
|
68
|
ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA: DESAFIOS E INTERVENÇÕES DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
|
Priscila Arcego
|
|
69
|
VIVÊNCIAS NO CREATI E UM NOVO OLHAR MATEMÁTICO
|
Jaqueline Simon, Nathiele Braiz Cecchin, Luiz Henrique Ferraz Pereira
|
|
70
|
CONSTRUINDO CONCEITOS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
|
Jessica Pedroso Fagundes, Daniela Stevanin Hoffmann
|
|
71
|
MATEMÁTICA COLORIDA: A ARTE DESAFIADORA DE ENSINAR UMA ALUNA SURDA
|
Luana Henrichsen, Vânia Luisa Behnen
|
|
72
|
CAIXA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
|
Maria das Graças Kohn Rodrigues, Daniela Stevanin Hoffmann
|
|
73 |
UM JOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Andrielli Los Silveira
|
|
74
|
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE NOÇÕES BÁSICAS DA ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO
|
Daniel Francisco Nichele, Maurício Sgarbi, Jessica Elizabeth Johann Dias, Eliamar Ceresoli Rizzon, Magda Inês Luz Moreira, Betine Diehl Setti
|
|