Edição 2018
Programação
|
Dia 02/04/2018 |
Dia 03/04/2018 |
Dia 04/04/2018 |
Manhã |
A partir das 10h – Recepção aos participantes, últimas inscrições e retirada dos materiais. |
8h30min – 11h30min Minicursos Local: Salas - Prédio B5
9h – 11h30min Fórum das Licenciaturas em Matemática
Coordenação: Profa. Ms. Maria de Fátima Baptista Betencourt
Local: Auditório - Prédio B5
|
8h30min – 11h30min Minicursos Local: Salas - Prédio B5
9h – 11h30min Mesa Redonda Educação Matemática: O Pibid e algumas experiências interdisciplinares Coordenador: Prof. Dr. Luiz Henrique Ferraz Pereira UPF/RS
Debatedores: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves – UFPel/RS
Profa. Dra. Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes –UFSM/RS
Local: Auditório – Prédio B5 |
Tarde |
13h30 min – 15h Recepção aos participantes e retirada dos materiais. Local: Auditório da FEAC – Prédio B6
14h – 16h30min Educação Matemática e Cultura: sessão de documentário comentado.
Prof. Dr. Gerson Luís Trombetta
Prof. Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho
Local: Auditório da FEAC – Prédio B6
Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=KB-GVV68U5s 16h – 18h Sessão de Pôsteres Local: Auditório da FEAC – Prédio B6
|
14h – 15h40min Diálogos Educacionais Local: Salas - Prédio B6
14h – 15h30min Palestra: Educação Matemática Inclusiva Profa. Ms. Amanda Queiroz Moura – UNESP/SP Local: Auditório da FEAC – Prédio B6 15h30min – 16h - Intervalo
16h – 17h40min Diálogos Educacionais Local: Salas - Prédio B6
16h – 17h30min Palestra: Inovações e possibilidades da pesquisa em Educação Matemática e sua inserção no ambiente escolar. Prof. Dra. Nilce Fatima Scheffer - UFFS/SC Local: Auditório da FEAC – Prédio B6
18h – Atividades culturais (Lançamento de livros, homenagens, sessão de teatro.)
Local: Auditório da FEAC – Prédio B6 |
14h – 15h40min Diálogos Educacionais Local: Salas - Prédio B6
14h – 15h30min Palestra Intervenções e práticas Interdisciplinares no ensino de Matemática
Profa. Dra. Vanessa Sena Tomaz - UFMG/MG Local: Auditório da FEAC – Prédio B6 15h30min – 16h - Intervalo
16h – 17h40min Diálogos Educacionais Local: Salas - Prédio B6
16h – 17h30min Palestra: Das tendências às projeções em Educação Matemática para a forma/ação do professor: o que está em movimento? Prof. Dr. Maurício Rosa - UFGRS/RS
Local: Auditório da FEAC – Prédio B6 |
Noite |
19h20min – Sessão solene de abertura 20h – 22h Conferência Interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na gestão
Prof. Dr. Jayme Paviani
Local: Auditório da FEAC – Prédio B6
|
19h20 min – 20h50min Conferência O papel da TIC’s nas práticas interdisciplinares no ensino da matemática
Prof. Dr. Humberto Bortolossi – UFF/RJ Local: Auditório da FEAC – Prédio B6
21h Jantar de confraternização Local: APUPF |
19h20min – 22h Painel de encerramento:
A interdisciplinaridade e o pensamento crítico e criativo em matemática.
Prof. Dr. Cleyton Hércules Gontijo - UNB/DF
Cotidiano escolar na perspectiva interdisciplinar
Prof. Pós Dr. Altair Alberto Fávero - UPF/RS
Local: Auditório da FEAC – Prédio B6 |
Presenças Confirmadas
HUMBERTO JOSÉ BORTOLOSSI
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de graduação (presencial Rio de Janeiro e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente tem se e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no dedicado a questão do ensino de matemática e estatística com o uso de recursos computacionais.
VANESSA SENA TOMAZ
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente realizando pós-doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS-RS, incluindo estágio de pesquisa no Center for Research on Activity, Development and Learning CRADLE - University of Helsinki. Atualmente é professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do colegiado da Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas onde é coordenadora da turma de habilitação em Matemática. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos Histórico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências, situado na Faculdade de Educação da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática fazendo pesquisas sobre aprendizagem matemática dentro da perspectiva da teoria da atividade histórico-cultural Teoria da Prática Social, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas escolares, sala de aula, aprendizagem expansiva, educação escolar indígena, interdisciplinaridade e docência na Educação Básica e Superior. Desenvolve trabalhos para Formação continuada de Professores.
AMANDA QUEIROZ MOURA
Licenciada em Matemática e mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp/Rio Claro-SP. Atualmente, cursando o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro sob orientação da Prof Dra. Miriam Godoy Penteado. Participante do Grupo Épura, atua na linha de Ensino e Aprendizagem de Matemática, desenvolvendo pesquisas voltadas para a organização de ambientes de ensino e de aprendizagem segundo a perspectiva da educação matemática crítica, tendo como foco a inclusão de pessoas com deficiência. Tem experiência na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: educação matemática e inclusão, ensino de matemática para estudantes surdos, diálogo em educação matemática, educação matemática crítica, educação matemática para a justiça social e ensino e aprendizagem da matemática.
ANTÔNIO MAURÍCIO MEDEIROS ALVES
Licenciado em Matemática e especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto dessa mesma universidade (UFPEL), lotado no Departamento de Educação Matemática (DEMAT) do Instituto de Física e Matemática (IFM). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática (PPGEM) do IFM/UFPel. Pertence aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, HISALES História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel), GEEMAI Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (IFM/UFPEL), do qual é Líder atualmente e GHEMAT Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, alfabetização matemática, numeramento, prática e metodologia de ensino de matemática, livros didáticos e ensino de Matemática nos Anos Iniciais, História da Educação Matemática.
ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES
Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Faz Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEM&EF/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, formação de professores, ensino e aprendizagem e prática pedagógica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP).
ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Epistemologia das Ciências Sociais e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia, docência na educação superior e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais, ética, tendências e modelos de gestão na educação superior. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Interdisciplinaridade, Docência Universitária e política educacionais" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso.
AURÍCIO ROSA
Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Canoas (RS), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp - Rio Claro (SP) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Rio Claro (SP). Foi bolsista do programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes frentes: Tecnologias Digitais, Educação a Distância, Jogos Eletrônicos, Role Playing Game (RPG), Formação de Professores, Ensino de Cálculo. Atualmente, é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo.
NILCE FÁTIMA SCHEFFER
Possui Graduação em Matemática Licenciatura, pela Universidade de Passo Fundo RS, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Chapecó SC. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em disciplinas de Geometria, Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino, História da Matemática, Laboratórios de Ensino de Matemática, Prática de Ensino e Estágios na Graduação e, disciplinas de Tendências em Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação na Pós-Graduação. Possui produção e publicações na área de Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Avaliação da Educação Superior.
JAYME PAVIANI
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, graduação em Ciências Jurídicas E Sociais pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutor adjunto III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, dialética, platão e conhecimento.
CLEYTON HÉRCULES GONTIJO
Professor Associado I na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, orientando pesquisas nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em educação. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília, mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática, avaliação em matemática e resolução de problemas.
GERSON LUÍS TROMBETTA
Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo na área de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Arte e da Cultura, Formação de Professores, Filosofia da Linguagem e Teorias da História.
LUIZ HENRIQUE FERRAZ PEREIRA
Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001). É doutor em educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, matemática moderna, matemática, história da matemática, recurso didático-pedagógico e jogos.
FRANCISCO CARLOS DOS SANTOS FILHO
Psicólogo, Psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica com concentração em "Método psicanalítico e formações da cultura" pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Sua experiência profissional se concentra na clínica psicanalítica e no ensino da psicanálise na universidade, atuando principalmente nos campos psicanálise, cultura e psicanálise, formação acadêmica em psicologia e psicanálise, clínica, método psicanalítico e intervenções psicanalíticas.