Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
55 anos da Instituição foram celebrados em momento de partilha sobre a história do município e da Universidade
Os 55 anos da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram destaque na Tribuna Livre, espaço oportunizado pela Câmara de Vereadores de Carazinho, nesta segunda-feira, 26. Em um momento de troca e partilha com a comunidade, a reitora, Bernadete Maria Dalmolin fez um histórico da Instituição e das ações ao longo de 33 anos na cidade de Carazinho e propôs um debate mais aprofundado sobre a educação.
Nascida do desejo da própria comunidade regional, a Universidade de Passo Fundo completa 55 anos em 2023. Ao longo da trajetória, buscou a inserção pela região, estando localizada, além de Passo Fundo, também em Carazinho. Ao contar um pouco da história, a reitora fez questão de pontuar os desafios superados, a importância da UPF no desenvolvimento da região e o envolvimento com questões fundamentais como saúde e educação. “Criamos laços com a comunidade ao longo desses 55 anos e aqui em Carazinho estamos construindo e consolidando isso há 33 anos. A UPF busca, e sempre buscou, estar próxima da realidade, trabalhando junto para oferecer uma educação de qualidade, enfrentando as situações adversas com coragem e dedicação. Agradecemos esse espaço de homenagem e o engajamento da comunidade de Carazinho e região em nossas ações”, destacou Bernadete.
Em sua fala, destacou a conquista do conceito 5 no MEC, fruto de uma transformação em toda a Instituição, com reformas curriculares e administrativas que deram à Universidade um impulso para crescer. A reitora também aproveitou a oportunidade para abordar o tema da educação e a importância de projetos e políticas públicas que fomentem a inserção dos jovens em instituições de ensino de qualidade. Para Bernadete, os reflexos de uma formação por vezes superficial, já são sentidos no mercado de trabalho e as consequências terão que ser enfrentadas. “Sabemos que as novas formas de educação, mais digitais e menos presenciais vieram para ficar, mas precisamos, enquanto Universidade, trazer para o debate a questão da qualidade na educação. Somos uma sociedade que envelhece e que necessita olhar para o futuro com mais cuidado. Por isso, a busca pela qualidade na formação dos profissionais é uma luta que estamos tomando à frente e precisamos de todos nessa jornada. Esse é um compromisso que temos desde o princípio”, frisou.
Os vereadores presentes se manifestaram após a fala da reitora e destacaram que, assim como toda a região, Carazinho também estará junto no trabalho coletivo pela melhoria do ensino em todos os níveis. Além disso, trouxeram histórias entrelaçadas com a UPF, momentos de suas vidas em que a Instituição se fez presente de alguma maneira.
A presidente da Casa, vereadora Janete Ross de Oliveira, agradeceu a vinda da reitora e fez referências a Munira Awad, diretora da UPF Carazinho e aos professores Jaime Martinez e Nêmora Pauletti Prestes, além de outros docentes que atuam ativamente no município. “Para nós é uma honra fazer parte da história da UPF e ver hoje a reitora aqui, nos enche de orgulho, ao ver cada vez mais a inserção das mulheres como protagonistas em todos os espaços. Sem dúvidas, Bernadete é uma inspiração e a UPF nos motiva a olhar a educação com propriedade e com carinho”, destacou.
Exposição 55 anos UPF
A Câmara de Vereadores de Carazinho também abriu as portas para exposição “UPF 55 anos: Uma Universidade Comunitária Regional”. A mostra é fruto do trabalho conjunto entre o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Arquivo Histórico Regional.
A iniciativa busca, por meio do acervo do MAVRS e do AHR, expressar a importância da UPF como um agente propulsor do desenvolvimento regional, devido à interação com as comunidades e suas estruturas multicampi regionais que têm como marca o compromisso com o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade.
A abertura da exposição reuniu diversas autoridades como a presidente do Legislativo Janete Ross de Oliveira, a diretora do Campus Carazinho, professora Munira Awad, demais vereadores e entidades do município de Carazinho. A mostra pode ser visitada na câmara de Carazinho e é aberta a toda comunidade.