Justificativa
A quinta edição da MEDUC visa oportunizar aos discentes do PPGEdu/UPF e demais programas a socialização e discussão crítica de suas investigações, à medida em que são submetidas ao olhar de colegas e professores. Nesse sentido, a V MEDUC busca auxiliar na qualificação das pesquisas acadêmicas elaboradas pelos discentes dos cursos de pós-graduação, em especial trabalhos de dissertação e tese.
O tema escolhido para a V MEDUC é “Pesquisa em educação e profissão docente: a práxis pedagógica em perspectiva”. Justifica-se por seu caráter atual, num contexto político, econômico, social e cultural historicamente marcado por retrocessos no campo da educação e no exercício da profissão docente, em todos os níveis. Pesquisadores da área da educação são constantemente desafiados a debater e investigar essa questão que, no contexto contemporâneo, adquire ainda mais relevância, em decorrência do constante ataque à educação como bem público, por forças neoliberais e ultraconservadoras.
Inúmeras adversidades têm afetado o processo educacional: a precarização do trabalho dos professores, a falta de formação e valorização docente, os problemas de infraestrutura e condições de trabalho, a transferência da discussão sobre o currículo e as finalidades da educação para os grupos empresariais, etc. Faz-se necessário dar relevância à pesquisa em educação no âmbito da pós-graduação como antídoto para os processos de precarização do ensino desde a educação básica até o ensino superior, colocando em discussão as práticas pedagógicas e a formação docente.
Assim, a temática será discutida a partir dos seguintes núcleos fundamentais:
1) os desafios da pesquisa em educação no cenário contemporâneo;
2) os desafios da profissão docente e de sua necessária ressignificação;
3) os desafios da práxis pedagógica, da formação e da autoformação docente, considerando os sujeitos envolvidos na dinâmica do ensino e da aprendizagem, suas características e necessidades.
Os núcleos serão abordados de forma articulada e inter-relacionada nas conferências, mesas de discussão, sessões de apresentação de trabalhos, tendo como protagonistas das discussões mestrandos e doutorandos, professores da educação básica e superior, professores de programas de pós-graduação e pesquisadores de outras instituições - nacionais e internacionais.
A valorização da carreira docente no Brasil é fator imprescindível para que a profissão professor tenha maior atratividade para as novas gerações e para que a educação, como dever do estado, cumpra sua função social de formação, socialização, desenvolvimento do pensamento crítico e de todas as competências humanas, em favor de um país justo e democrático. Sem docência dignificada e valorizada, tais preceitos se fragilizam e toda a sociedade padece.
O debate sobre a profissão docente e os impactos da pesquisa em educação na qualificação das relações humanas e dos processos de ensinar e aprender conjectura-se da educação básica à educação universitária. Frente a este panorama, considera-se que os espaços universitários devem possibilitar aos educadores e aos estudantes do stricto sensu discussões relevantes relacionadas à realidade educacional multifacetada que marca a sociedade atual. Este evento traz à comunidade acadêmica esta contribuição.