Aquece Meduc

Acompanhe a programação em preparação ao evento - acesse aqui

Perdeu alguma live ou meducast?  Quer ver e ouvir novamente? 

Atividade 1 - MEDUcast - disponibilizado em 16 de maio de 2023
Objetivo: apresentar a V Meduc e comunicar a abertura das inscrições
Acesse aqui

Atividade 2 - Live - realizada em 16 de junho de 2023
Objetivo: contextualizar o evento historicamente e apresentar a temática. 
Acesse aqui

Atividade 3 - Live - realizada em 07 de julho de 2023
Objetivo: Orientar sobre a submissão dos Relatos de Experiência Pedagógica
Acesse aqui

Atividade 4 - Live - realizada em 17 de agosto de 2023
Objetivo: Discutir a temática "Formação de professores frente ao contexto tecnológico"
Convidado: Prof. Dr. Adriano C. Teixeira e Doutoranda Dione M. S. Frizon
Acesse aqui 

Atividade 5 - MEDUCAST - disponibilizado em 8 de setembro de 2023
Objetivo: Incentivar a discussão de leitura preparatória - Práticas pedagógicas na educação básica do Brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação (Organização de Gisela Lobo Tartuce; Bernardete A. Gatti e Liliane Bordignon de Souza). 
Convidado: Prof. Dr. Marcelo Doro 
Acesse aqui

Atividade 6 - Live - disponibilizada em 22 de setembro de 2023
Objetivo: Discutir o tema "Prática docente e ressignificação pedagógica"
Convidado: Prof. Dr. Eldon Mühl
Mediadora: Doutoranda Luciana Rizzi
Acesse aqui

Atividade 7 - Live - disponibilizada em 06 de outubro de 2023
Objetivo: Relacionar as linhas de pesquisa do PPGEdu/UPF com a temática da V Meduc
Convidados: Profa. Dra. Cleci Werner da Rosa; Prof. Dr. Angelo Cenci; Prof. Dr. Telmo Marcon e mestranda Esther Almeida Neves
Acesse aqui

 


LEITURAS SUGERIDAS em preparação ao evento


O tema da V Meduc - Pesquisa em educação e profissão docente: a práxis pedagógica em perspectiva - nos motiva a refletir sobre o professor e seu agir, como gerador de conhecimento e articulador do processo de ensinar e aprender. É um convite para a valorização dessa profissão, tão determinante para a formação humana e para a sociedade. 

As conferências e mesas de discussão querem ser espaços profícuos, que mobilizem nosso pensar e nossa capacidade de diálogo para questões que impactam o cotidiano docente, como: a relação teoria e prática na escola; o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo; a importância da pesquisa em educação; a formação inicial e continuada do professor; a ressignificação da profissão docente; o cuidado com as relações humanas e com a saúde.

Para uma melhor preparação ao debate e à articulação com os professores e pesquisadores convidados, confira os textos indicados como leitura prévia:

1. Livro Práticas pedagógicas na educação básica do Brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação, de Patrícia Albieri Almeida; Gisela Lobo Tartuce; Bernardete A. Gatti; Liliane Bordignon de Souza.
Esta obra foi publicada em 2021 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e pela Representação da UNESCO no Brasil, em cooperação com o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Esta publicação está disponível em acesso livre, acessando aqui  

2. Revista Espaço Pedagógico, de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, tendo como propósito a publicação de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências pedagógicas, entrevistas com educadores, traduções e resenhas críticas de obras que abordem temas relevantes na área da educação.  Recomendamos a leitura dos seguintes textos:
a) Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas - acesso aqui 
b) Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas, de Ana Rita Mota; Cleci Teresinha Werner da Rosa - acesso aqui 

3. O artigo Educação pública em tempos pandêmico-neoliberais: o papel intelectual-formativo do diretor escolar, de Claudio A. Dalbosco; Gislene Garcia;Luciana Maria Schmidt Rizzi.
Publicado na revista Praxis e Saber (Colombia), o texto pode ser acessado aqui 
Igualmente, indicamos este vídeo, com um breve depoimento sobre o artigo produzido - confira aqui 

Sugere-se que tais textos possam ser objetos de estudo individual e/ou em pequenos grupos, realizados com o intuito de qualificar a experiência formativa a ser vivenciada ao longo da programação da V Meduc. Boa leitura!

INSCREVA-SE