Comunicações
Data: 20/08/2015
Horário: 14hs
Locais: FAED – Faculdade de Educação ou IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Nara Peruzzo |
Mulher, educação e política: diálogos com Jean-Jacques Rousseau |
201 FAED |
2 |
Aline Morigi |
A Reconstrução da Experiência através da Educação na Perspectiva de John Dewey |
201 FAED |
3 |
Marisa Ignes O. Morgan |
Pró-jovem adolescente: um olhar a partir da teoria crítica de Honneth |
201 FAED |
4 |
Silvio Antônio Bedin Elizabeth Nunes Maciel Rosane Rigo De Marco, Rosana M. L. Kripka Maria Isabel Bristott Idete Alba, Fernanda Pegorini, Raphael Souza Alvez Helena R. Schimit Lisiane L. Mella |
Observatório da Juventude, Educação e Sociedade: Extensão, pesquisa e Ensino |
201 FAED |
5 |
Zaira Canci |
Formação cultural enquanto experiência formativa: contribuições de Adorno à educação contemporânea |
201 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenador: Odair Neitzel |
A formação teórica-epistemológica na pesquisa educacional: desafios |
202 FAED |
2 |
Vivian Baroni |
Razão e emancipação em Herbert Marcuse: a redefinição da cultura |
202 FAED |
3 |
Betania Vicensi Bolsoni |
O corpo e o paradoxo atual do cuidado de si na estética da existência |
202 FAED |
4 |
Márcia Carbonari |
Cotidiano e educação: um estudo em Agnes Heller |
202 FAED |
5 |
Rejane Padilha Quedi Sylvana Carpes Moraes Deise Nara Schafer Daniel Boff de Souza |
Temáticas de Pesquisa como Articuladoras de Projetos Multidisciplinares |
202 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Renata Maraschin |
Modelos pedagógicos na educação universitária em saúde: olhar hermenêutico |
203 FAED |
2 |
Leandro Piangers |
John Locke: a educação moral e os termos gerais |
203 FAED |
3 |
Alexandre Athaide |
Da Experiência da Consciência Histórica à Experiência da Consciência Hermenêutica |
203 FAED |
4 |
Fernando Dala Santa |
Virtude e justiça nos livros III e VI da República Platônica |
203 FAED |
5 |
Clarice da Silva Santos Édipo Estery Monteiro Jocemara Paludo Giombelli Laura Hofstater Pilati Mariana Schmitz Mayara Albuquerque Rodrigues Regina Ampese Verenice de Paula Machado Bazzi Hélio Possamai |
Psicologia e Economia solidária: Possíveis Intervenções |
203 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenador: Marcio Marangon |
Bulding na contemporaneidade: alguns legados pedagógicos de Goethe |
204 FAED |
2 |
Leonardo Biazus |
A educação natural no Emílio de Rousseau |
204 FAED |
3 |
Luciane Muller |
Formação do pedagogo: concepções e tendências expressas na Diretrizes Nacionais |
204 FAED |
4 |
Roseléia Schneider |
Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Surdez |
204 FAED |
5 |
Inês Meneguzzi Glória Regina do Santos Natalia de Almeida Ghidini Viviane Fátima Lima do Prado
|
Grupo de Pesquisa e de Extensão Políticas e Gestão da Educação: Aportes, interlocuções e aprendizagens. |
204 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenador: Claudeonor Vargas |
Trabalhos em grupo: pensando com Jean Piaget |
205 FAED |
2 |
Meriane Fontanive |
Autonomia e Educação da Vontade na Obra Moral de Jean Piaget |
205 FAED |
3 |
Ivania Cover |
Extensão na educação profissional: o desafio de construir sentido |
205 FAED |
4 |
Volnei Fortuna |
A relação teoria e prática na educação freireana |
205 FAED |
5 |
Luciane Spanhol Bordignon Catia Sauer
|
Formação continuada de Gestores das Escolas: Reflexões e Experiências. |
205 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Carina Tonieto |
Educação para o pensar como política educacional para a educação básica |
212 FAED |
2 |
Ana Lucia Kapczynski |
As diretrizes da legislação para a filosofia no ensino médio |
212 FAED |
3 |
Rochele Tondello da Silva |
Conselhos municipais de educação: democratização, legitimidade e funções |
212 FAED |
4 |
Juliana Favretto |
Os cursos superiores de tecnologia: configurações recentes |
212 FAED |
5 |
Eliara ZavierukaLevinski Ionara Soveral Scalabrin Tamara D. P. Machado Scalabrin
|
Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas e Gestão da Educação: Revisitação e Interpretação da Trajetória |
212 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Cristina Fioreze |
As universidades comunitárias e a relação entre público e privado |
CD FAED |
2 |
Carina Castro Santin |
Instituto Ayrton Senna: influência de organismos multilaterais e política neoliberais |
CD FAED |
3 |
Claudia Pagnoncelli |
A institucionalização da educação infantil no município de Cascavel: uma abordagem histórica – (1970-1990) |
CD FAED |
4 |
Karine Paludo Cristina Fioreze Hercílio Fraga de Quevedo |
Educação e Cidadania: Extensão junto a casas de acolhimento |
CD FAED |
5 |
Taíse Marta Bombarda Fabíola de Almeida Soares Liara Keterli Sippel Ana Luisa Sant’Anna Alves Valeria Hartmann Nair Luft) Elisabeth Foschiera
|
Segurança Alimentar e Nutricional da Extensão da UPF |
CD FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenador: Ivan Dourado |
A banalização do bem: o senso comum como obstáculo na ação educativa |
223 IFCH |
2 |
Jarbas Dametto |
A noção de “verdade” em Foucault: implicações para a análise das políticas educacionais |
223 IFCH |
3 |
Jéssica Limberger |
Motivos do abandono escolar em mulheres usuárias de crack |
223 IFCH |
4 |
Ivan Penteado Dourado Carina Fachinetto Anna Maria Malaquias de Quadros Thales Monteiro Anderson Moreira dos Santos |
Gênero e Trabalho: Proposta de Reflexão de um Projeto de Extensão em Assessoria Universitária em Economia Solidária |
223 IFCH |
5 |
Lisiane Ligia Mella Jéssica Limberger Silvio Antônio Bedin |
A Extensão Universitária e suas Contribuições na Trajetória Acadêmica |
223 IFCH |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Franciele da Rosa |
Educação superior: entre os paradigmas dominante e emergente |
224 IFCH |
2 |
Edimor Antonio Michelon |
Política educacional no Plano Plurianual (2008-2011) |
224 IFCH |
3 |
Edugas Lourenço Costa |
O mapeamento das perdas do FUNDEB no Rio Grande do Sul |
224 IFCH |
4 |
Pedro Ernesto RadaelliOrsatto Camila Fonseca Renato Fioreze |
Uma análise acercada economia solidária no município de Passo Fundo (RS) frente ao Direito Cooperativo |
224 IFCH |
5 |
Daniela Civa Daniela Jorge Corralo Mônica Krahl |
Extensão Comunitária desenvolvendo Educação Continuada para um Bom Nível de Saúde dos Carroceiros: Relato de Experiência |
224 IFCH |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenador: Elisabeth Foschiera Sabrina Rodrigues Sousa Valéria Hartmann Ana Luisa Alves Nair Luft Claudia Petry Mariane Loch Sbeghen Claudia Petry Dulcicléia Antunes Carla Tarasconi Bibiana de Paula Friderichs Clóvia Marozzin Mistura |
Programa de Extensão “Comunidades Sustentáveis”: Integrando Projetos, Ações e Vidas. |
230 IFCH |
2 |
Evandro Consálter |
Formação de professores: da sociedade sem escolas à crise no sistema educacional |
230 IFCH |
3 |
Elaine Carbonera |
Educação do campo versus educação rural |
230 IFCH |
4 |
Hildegard Susana Jung |
Ensino médio: intercorrências do pacto e a evasão |
230 IFCH |
5 |
Carla Tedesco Elisabeth Maria Foschiera Eduardo de Andrade do Amarante Érica Dalmina Thais Morrete
|
Segregação dos Resíduos do Campus I de Passo Fundo |
230 IFCH |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Adriana Bragagnolo |
Interação verbal entre professora e crianças: suportes ao desenvolvimento linguístico |
206 FAED |
2 |
Amilton Martins |
Educação para a experiência pela informática educativa: John Dewey a Seymour Papert |
206 FAED |
3 |
Rosangela Hanel Dias
|
Análise linguística e ensino: o que dizem as pesquisas |
206 FAED |
4 |
Tatiane de Souza
|
Educação de surdos de Passo Fundo: momentos da escolarização |
206 FAED |
5 |
Rosana Coronetti Farenzena Bruna Martiny Azambuja Fernanda dos Santos Zaffari
|
A Identidade, o Cotidiano e os Desafios de uma Brinquedoteca Universitária |
206 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Fernanda Batistela |
Ações do Pró-info com foco na capacitação de professores |
207 FAED |
2 |
Alessandra F. de Camargo |
A aula como espaço dialógico: a complexidade da relação professor/alunos |
207 FAED |
3 |
Sabrina Alves de Souza |
Consciência de si: dialógica da consciência interna em Mead e Bakhtin |
207 FAED |
4 |
Ricardo Cocco |
Investigações acerca dos processos educativos na perspectiva da radiodifusão comunitária |
207 FAED |
5 |
Edemilson Jorge Ramos Brandão Adriano Canabarro Teixeira Paula de Waal
|
Moodle: Ambiente de Apoio à Aprendizagem em Rede. |
207 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenador: Roberto Preussler |
A prática como componente curricular na formação inicial de professores |
208 FAED |
2 |
Carina Copatti |
Educação estética no ensino de geografia em aldeamento Kaingang |
208 FAED |
3 |
Débora Oliveira Moreira |
Atitude estética na formação continuada de professores do ensino fundamental |
208 FAED |
4 |
Renata Confortin |
Sobre a docência... como se formam (bons) professores de biologia |
208 FAED |
5 |
Frederico Santos dos Santos Giovana Henrich Maria Helena Weschenfelder Elisabeth Maciel Anderson Moreira dos Santos Renata Reschke do Nascimento Vinícius Miranda
|
Senegaleses e Bengalis em Passo Fundo: Tensões e Conflitos |
208 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Camila Comin |
O discurso argumentativo e o ensino e a aprendizagem da língua |
209 FAED |
2 |
Camila Carmona Dias |
Educação Profissional: percepções sobre um curso técnico e o mundo do trabalho |
209 FAED |
3 |
Cátia Adeline Cavalheiro |
Pós-método e tutoria na EaD: reflexões e prática norteadoras |
209 FAED |
4 |
Ethieli Vieira |
Trocas cognitivas em situação de jogo na aprendizagem de língua inglesa |
209 FAED |
5 |
Carina Tramontina Corrêa Sylvana Carpes Moraes Cristiéli Wegner Wahlbrinck Luane Baldi do Nascimento Raquel Brizolla Westphalen Lopes
|
Espaço Pedagógico no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões |
209 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenadora: Franciele Gallina |
Imaginário e educação: um diálogo com o processo de criação |
210 FAED |
2 |
Fernanda Maria Brandoli |
Aulas de língua portuguesa no ensino médio: contexto, |
210 FAED |
3 |
Jussara Vanz |
Sentido do Tema de Casa no Processo de Aprendizagem |
210 FAED |
4 |
Rodrigo José Madalóz |
A ampulheta de Zara: vivencias corporais na educação estética |
210 FAED |
5 |
Isabella Lima e Silva
|
A Literatura Infantil e as Digitais do Vestir-Vivências e Aprendizagem |
210 FAED |
|
NOME |
TITULO |
SALA |
1 |
Coordenador: Eduardo Foschiera Rodrigo Marciano da Luz Nadia Mar Bogoni Amanda Guareschi Elisabeth Maria Foschiera Rosa Maria Locatelli Kalil Adriana Gelpi |
Turismo Regional Sustentável: A Experiência do Distrito de Bela Vista. |
211 FAED |
2 |
Ciomara Benincá Carla Tarasconi; Mirna Branco Elisabeth Maria Foschiera |
As “Boas Práticas” extensionistas na prevenção e combate à violência |
211 FAED |
3 |
Flaviana Demenech |
Cultura escolar e cultura da escola: produção e reprodução |
211 FAED |
4 |
Julian da Silva Lima |
Concepções e percepções sobre indisciplina |
211 FAED |
5 |
Andressa Foresti |
Proposta de um conceito de aprendizagem na era digital |
211 FAED |