Anais
A II MEDUC (II Mostra de Extensão em Educação, II Mostra de Pesquisa em Educação e I Mostra de Ensino em Educação) - Ensino, Extensão e Pesquisa: Em busca da transversalidade de práticas e saberes, realizada na Universidade de Passo Fundo nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2017, publica as comunicações aprovadas pelos pareceristas ad hoc, na intenção de contribuir com a partilha dos saberes produzidos - e o devido aperfeiçoamento destes -, como também, na certeza de que os mesmos podem ser tornar instrumentos na busca por uma educação mais transversal e significativa.
Atenciosamente
A Coordenação
Volume 02/ 2017
ISSN 2447-5653
As comunicações estão em ordem alfabética divididas em pesquisa, extensão e ensino
Pesquisa
Adriana Bragagnolo
Reflexões sobre a interação verbal na educação infantil
Aline Fernandes Dos Santos
Uma experiência a partir de projetos no ensino fundamental
Alisson Cristian Giacomelli
A concepção de tempo ao longo da história da ciência
Camila Comin Bortolini
Argumentação e aprendizagem: alguns resultados de estudos feitos no Brasil
Camile Gasparini
O prático reflexivo e sua profissionalização na perspectiva schöniana
Carina Copatti
A diversidade indígena no ensino de Geografia
Caroline da Silva Furini
A programação de computadores como externalização dos pensamentos
Catia Pereira da Rosa
Noções de tratamento da informação por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental
Cátia Ruas Teixeira Sauer
Concepções de formação continuada: Do espontaneísmo a pratica reflexiva
Cezar Menegat
A formação continuada docente: um desafio à educação
Chrystina Gomes dos Santos
Incentivo à leitura: a prática em questão
Cícero Santolin Braga
A formação de leitores competentes: o que há de errado?
Claudeonor A. Vargas
Piaget: críticas à tradição e defesa da educação nova
Claudio Damião Braun
A experiência como pressuposto para o saber: relações entre Charlot e Gadamer
Daniel Confortin
A educação monástica budista: Experiências em um monastério nepalês.
Darciel Pasinato
O público no Manifesto de 1959
Edugas Lourenço Costa
As políticas educacionais em um contexto de reconfiguração do papel do estado
Elias Fochesatto
O conceito jonasiano de responsabilidade: indicativos e desafios à educação
Évelyn Biorchi Maria
Revisão de literatura: a primeira etapa da produção do conhecimento
Fabíola Giacomini De Carli
A patologização e a medicalização da infância e seus aspectos epistemológicos
Fernanda Batistela
Programação de computadores e o processo auxiliar da aprendizagem atenção
Flávia P. Schwabenland
Franciele Gallina
Convergências epistemológicas à luz da educação estética e do imaginário
Franciele Sander Sartori
Desenvolvimento das FPS na pré-escola em situações de interação
Gabriele Albuquerque Silva
Do conflito à violência: aspectos da convivência escolar
Gilcéia D. de Oliveira
A docência na educação superior: reflexões sobre a formação docente
Greicimára S. do Nascimento
Realidades da jornada ampliada em uma Escola Municipalde Erechim
Ivana A. Weissbach Moreira
Politicas educacionais e as complexas relações na inclusão social de adolescentes
Jane Kelly de Freitas Santos
O bom desempenho de alunos bolsistas PROUNI: ótica sociológica
Jéssica Limberger
Contexto Escolar e Habilidades Sociais de Mulheres Usuárias de Crack
Joana Maria de Moraes Costa
Inclusão na educação superior: “verdades” contemporâneas
João Alberto Ramos Martins
Contribuições da informática educativa para o protagonismo juvenil
Joce Daiane Borilli Possa
Os desafios profissionais para a atuação no atendimento educacional especializado (AEE)
Jones Adão Pereira Soares
O sentido lato da educação superior nos cenários da intercionalização
Juliana Pause Taborda
A pesquisa como principal elemento para a construção do conhecimento
Juliane Lodi Castellani Dörr
A produção acadêmica sobre Ensino de gramática nos Anos Iniciais
Karen Girardi Pelissaro
O Projeto Político Pedagógico e a participação docente na sua construção
Leonardo Biazus
Educação da vontade e das paixões no Emílio de Rousseau
Letícia Mistura
Investigar em ensino de história: entre fronteiras e limites epistemológicos
Lisiane Ligia Mella
Espaço intersubjetivo e experiência formativa na socioeducação: relação educador-educando
Luana Bonavigo
Narrativas de estudantes no contexto formativo da Pedagogia da Alternância
Maiara Fernanda Fusinatto
Infância e consumo: A busca pela regulamentação da publicidade infantil
Maiara Foli Severo
Crianças leitoras na Educação Infantil: É possível?
Marcelo José Doro
Márcio Luís Marangon
Os conceitos-chave da formação em Goethe
Marcos Antonio Madaloz
Educar para o Pensar e o desempenho matemático no IDEB
Margarete Maria Soares Bin
Poéticas digitais: uma alternativa para formar leitores
Maria Augusta D’Arienzo
Prática leitora multimidial: sob o olhar dos participantes do projeto livro do mês
Mariele Fátima de Camargo
Processo de sofisticação do pensamento, nas crianças de Educação Infantil
Marlova Elizabete Balke
Modelagem Matemática no Ensino Técnico em Alimentos do IFRS Erechim
Miguel Rossetto
Da figura de Sócrates à formação do si mesmo
Mônica Faccienda
Escrita na educação infantil: contexto social e Papel da escola
Mônica Tessaro
A educação não formal como espaço e local para o protagonismo juvenil
Munir José Lauer
A gestão democrática no RS: uma análise de conteúdo
Nara Aparecida Peruzzo
A metáfora do casulo: o aprisionamento da mulher em Rousseau
Odair Neitzel
A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico
Paoline Bresolin
Educação do Campo: aproximações e sentidos de conhecimento escolar
Patricia Carlesso Marcelino
O corpo e sua educabilidade nas sociedades plurais e complexas
Regiano Bregalda
A formação do sujeito na perspectiva da narrativa
Renan Anderson de Oliveira
Renata Maraschin
Roberto Preussler
A prática como componente curricular: Reflexões de uma política educacional às licenciaturas
Rosana Cristina Kohls
Ensino superior e emancipação humana
Rosângela Hanel Dias
Os Estudos sobre o Ensino da Gramática na Área da Educação: um olhar para o cenário nacional
Roseléia Schneider
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios
Rosenei Cella
Educação de tempo integral no Brasil: desafios e perspectivas
Rosicléia Teixeira Pauletti
Pesquisa em educação: considerações sobre a qualidade e o conceito de vigilância epistemológica
Rosmarí Deggerone
A corrente vygotskyana: uma resposta à inclusão escolar?
Sandra Maria Zardo Morescho
PNEM: mobilização e estratégias desenvolvidas pelo Orientador de Estudo
Tacila Nascimento Vasconcelos
As concepções de Educação Ambiental no curso Técnico em Agricultura
Valéria Espíndola Lessa
Teoria dos Campos Conceituais: um estado do conhecimento
Vanessa Dal Pizzol
PNAIC e ANA: convergências e restrições
Vívian Nolasco
A função de subjetivação docente na Pré-Escola sob ameaça
Ensino
Thales Pereira
Formação à infancia e a juventude: um ideal de maioridade
Stéfanie de Azevedo de Mello
Elisabeth Maria Foschiera
A literatura na educação infantil por meio das obras literárias.
Franciele Fátima Talian
Elisabeth Maria Foschiera
Luciane Dadia Rodrigues
Franciele Talian
Karine Palado
O trabalho em casas de acolhimento: da invisibilidade ao reconhecimento.
Extensão
Mariane Oliveira Bica
O ensino superior frente aos processos humanizatórios: cenários e possibilidades.
Luciane Spanhol Bordignon
Everaldo Silveira da Silva
Celeste Brasil Dal Pupo
Extensão Universitária: entrelaçamento entre Universidade Comunitária e Redes Públicas Educacionais
Jessica Campos de Andrade
Cristiane de Mello
Luisa cadorim facenda
As Múltiplas faces do Brinquedo: dizendo sim as possibilidades, despertando a criatividade
Lisia Rodigheri Godinho
Elisabeth Maria Foschiera
Eliane Fernandes
Frederico Santos dos Santos
Maria Helena Weschenfelder
Vinícius Santos de Miranda
Rodrigo Luz
Elisabeth Maria Foschiera
Eduardo Foschiera
Silvana Ribeiro
Franciele Talian
Gabriela Dutra
Ser extensionista: construindo uma identidade
Deise de Brito da Silva
Luisiana de Cesaro
Trabalhando com cuidadores de Casas de Acolhimento através da Extensão
Elisabeth Maria Foschiera
Adriana Bragagnolo
Pâmela Berté Freitas
A leitura da palavra no galpão da COAMA
Carina Tramontina Corrêa
Luísa Cadorim Facenda
Rosângela Hanel
Centro Regional de Educação e Formação Continuada: princípios e ações integradoras
Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz
Lisiane Ligia Mella
Espaço de cuidado na velhice: a arte de descortinar emoções
Ádria Brum de Azambuja
Eliara zavierukalevinski
Viviane Fátima Lima do Prado
O trabalho da coordenação pedagógica: Cotidiano e atribuições
Rosana coronettifarenzena
Cíntia Luzia Lauer
Jéssica da Silva de Couto
Desafios à afirmação da identidade de uma brinquedoteca Universitária: cotidianos lúdicos