Sala
|
Nome
|
Título
|
Sala 01
Local:
FAED 208
|
Adriana Bragagnolo (C)
|
Reflexões sobre a interação verbal na educação infantil
|
Maiara Fernanda Fusinatto
|
Infância e consumo: A busca pela regulamentação da publicidade infantil
|
Maiara Foli Severo
|
Crianças leitoras na Educação Infantil: É possível?
|
Mariele Fátima de Camargo
|
Processo de sofisticação do pensamento, nas crianças de Educação Infantil
|
Mônica Faccienda
|
Escrita na educação infantil: contexto social e Papel da escola
|
Elisabeth Maria Foschiera
Adriana Bragagnolo
Pâmela Berté Freitas
|
A leitura da palavra no galpão da COAMA
|
|
|
|
Sala 02
Local:
FAED 203
|
Maria H. Weschenfelder (C)
Frederico Santos dos Santos
Vinícius Santos de Miranda
|
Extensão universitária e o processo migratório do século XXI: diálogos possíveis com senegaleses em Passo Fundo/RS-Brasil
|
Alisson Cristian Giacomelli
|
A concepção de tempo ao longo da história da ciência
|
Letícia Mistura
|
Investigar em ensino de história: entre fronteiras e limites epistemológicos
|
Darciel Pasinato
|
O público no Manifesto de 1959
|
Carina Copatti
|
A diversidade indígena no ensino de Geografia
|
Lisiane Ligia Mella
|
Espaço intersubjetivo e experiência formativa na socioeducação: relação educador-educando
|
|
|
|
Sala 03
Local:
FAED 204
|
Márcio Luís Marangon (C)
|
Os conceitos-chave da formação em Goethe
|
Marcelo José Doro
|
Uma (tentativa de) aproximação entre o conceito de formação (Bildung) e noção heideggeriana de cuidado (Sorge)
|
Miguel Rossetto
|
Da figura de Sócrates à formação do si mesmo
|
Odair Neitzel
|
A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico
|
Renan Anderson de Oliveira
|
Educar para a autonomia a partir do pensamento de Theodor Adorno: reflexões sobre a formação contemporânea
|
Thales Pereira
|
Formação à infancia e a juventude: um ideal de maioridade
|
|
|
|
Sala 04
Local:
FAED 212
|
Mariane Oliveira Bica (C)
|
O ensino superior frente aos processos humanizatórios: cenários e possibilidades.
|
Gilcéia D. de Oliveira
|
A docência na educação superior: reflexões sobre a formação docente
|
Joana Maria de Moraes Costa
|
Inclusão na educação superior: “verdades” contemporâneas
|
Jones Adão Pereira Soares
|
O sentido lato da educação superior nos cenários da intercionalização
|
Roseléia Schneider
|
Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios
|
Rosana Cristina Kohls
|
Ensino superior e emancipação humana
|
|
|
|
Sala 05
Local:
PPGEDU 1
|
Fernanda Batistela (C)
|
Programação de computadores e o processo auxiliar da aprendizagem atenção
|
Franciele Fátima Talian
Elisabeth Maria Foschiera
|
Espaços não escolares – possibilidades de ressignificar a pedagogia e o ser pedagogo a partir do cuidado
|
João Alberto Ramos Martins
|
Contribuições da informática educativa para o protagonismo juvenil
|
Caroline da Silva Furini
|
A programação de computadores como externalização dos pensamentos
|
Maria Augusta D’Arienzo
|
Prática leitora multimidial: sob o olhar dos participantes do projeto livro do mês
|
Margarete Maria Soares Bin
|
Poéticas digitais: uma alternativa para formar leitores
|
|
|
|
Sala 06
Local:
FAED 201
|
Ivana A. Weissbach Moreira (C)
|
Politicas educacionais e as complexas relações na inclusão social de adolescentes
|
Aline Fernandes Dos Santos
|
Uma experiência a partir de projetos no ensino fundamental
|
Catia Pereira da Rosa
|
Noções de tratamento da informação por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental
|
Mônica Tessaro
|
A educação não formal como espaço e local para o protagonismo juvenil
|
Luciane Spanhol Bordignon
Everaldo Silveira da Silva
Celeste Brasil Dal Pupo
|
Extensão Universitária: entrelaçamento entre Universidade Comunitária e Redes Públicas Educacionais
|
Marcos Antonio Madaloz
|
Educar para o Pensar e o desempenho matemático no Ideb
|
|
|
|
Sala 07
Local:
FAED 202
|
Elisabeth Maria Foschiera (C)
Rodrigo Luz
Eduardo Foschiera
|
Projeto de extensão feira ecológica UPF: oferta de produtos agroecológicos e da economia solidária no campus da universidade de Passo Fundo
|
Paoline Bresolin
|
Educação do Campo: aproximações e sentidos de conhecimento escolar
|
Tacila Nascimento Vasconcelos
|
As concepções de Educação Ambiental no curso Técnico em Agricultura
|
Luana Bonavigo
|
Narrativas de estudantes no contexto formativo da Pedagogia da Alternância
|
Flávia P. Schwabenland
|
Idosos que vivem na roça: os saberes escolares & o processo de validação social em sociedades complexas
|
Daniel Confortin
|
A educação monástica budista: Experiências em um monastério nepalês.
|
|
|
|
|
|
Sala 08
Local:
FAED 206
|
Carina Tramontina Corrêa (C)
Luísa Cadorim Facenda
Rosângela Hanel
|
Centro Regional de Educação e Formação Continuada: princípios e ações integradoras
|
Cezar Menegat
|
A formação continuada docente: um desafio à educação
|
Debora Oliveira Moreira
|
A arte na formação continuada de professores para educação do sensível
|
Cátia Ruas Teixeira Sauer
|
Concepções de formação continuada: Do espontaneísmo a pratica reflexiva
|
Camile Gasparini
|
O prático reflexivo e sua profissionalização na perspectiva schöniana
|
Vanessa Dal Pizzol
|
PNAIC e ANA: convergências e restrições
|
Suzana Laís Beledelli
Rosane Rigo de Marco
|
O orientador educacional potencializando a formação continuada
|
|
|
|
Sala 09
Local:
FAED 207
|
Regiano Bregalda (C)
|
A formação do sujeito na perspectiva da narrativa
|
Chrystina Gomes dos Santos
|
Incentivo à leitura: a prática em questão
|
Cícero Santolin Braga
|
A formação de leitores competentes: o que há de errado?
|
Évelyn Biorchi Maria
|
Revisão de literatura: A primeira etapa da produção do conhecimento
|
Juliane Lodi Castellani Dörr
|
A produção acadêmica sobre Ensino de gramática nos Anos Iniciais
|
Rosângela Hanel Dias
|
Os Estudos sobre o Ensino da Gramática na Área da Educação: um olhar para o cenário nacional
|
|
|
|
Sala 10
Local:
FAED 205
|
Rosana C. Farenzena (C)
Cíntia Luzia Lauer
Jéssica da Silva de Couto
|
Desafios à afirmação da identidade de uma brinquedoteca Universitária: cotidianos lúdicos
|
Gabriele Albuquerque Silva
|
Do conflito à violência: aspectos da convivência escolar
|
Joce Daiane Borilli Possa
|
Os desafios profissionais para a atuação no atendimento educacional especializado (AEE)
|
Fabíola Giacomini De Carli
|
A patologização e a medicalização da infância e seus aspectos epistemológicos
|
Vívian Nolasco
|
A função de subjetivação docente na Pré-Escola sob ameaça
|
Briéli Moura de Almeida
|
A escrita da memória: um exercício de teoria e prática
|
Jessica Campos de Andrade
Cristiane de Mello
Luisa cadorim facenda
|
As Múltiplas faces do Brinquedo: dizendo sim as possibilidades, despertando a criatividade
|
|
|
|
Sala 11
Local:
FAED 210
|
Valéria Espíndola Lessa (C)
|
Teoria dos Campos Conceituais: um estado do conhecimento
|
Lisia Rodigheri Godinho
Elisabeth Maria Foschiera
Eliane Fernandes
|
Programa Comunidades Sustentáveis: Responsabilidade Social Universitária e as ações do Projeto Fazendo a Lição de Casa
|
Rosmarí Deggerone
|
A corrente vygotskyana: uma resposta à inclusão escolar?
|
Eliane Aparecida Berra
|
O hábito como elemento pedagogico em Jonh Dewey
|
Franciele Sander Sartori
|
Desenvolvimento das FPS na pré-escola em situações de interação
|
Camila Comin Bortolini
|
Argumentação e aprendizagem: Alguns resultados de estudos feitos no Brasil
|
Marlova Elizabete Balke
|
Modelagem Matemática no Ensino Técnico em Alimentos do IFRS Erechim
|
|
|
|
Sala 12
Local:
PPGEDU 2
|
Eliara Zavieruka Levinski (C)
Ádria Brum de Azambuja
Viviane Fátima Lima do Prado
|
O trabalho da coordenação pedagógica: Cotidiano e atribuições
|
Munir José Lauer
|
A gestão democrática no RS: uma análise de conteúdo
|
Karen Girardi Pelissaro
|
O Projeto Político Pedagógico e a participação docente na sua construção
|
Edugas Lourenço Costa
|
As políticas educacionais: Em um contexto de reconfiguração do papel do estado
|
Roberto Preussler
|
A prática como componente curricular: Reflexões de uma política educacional às licenciaturas
|
Sandra Maria Zardo Morescho
|
PNEM: mobilização e estratégias desenvolvidas pelo Orientador de Estudo
|
Luciane Dadia Rodrigues
Franciele Talian
|
Políticas educacionais e gestão: ressignificando o espaço escolar para qualificação da educação básica.
|
|
|
|
Sala13
Local:
Auditório
PPGEDU
|
Claudeonor A. Vargas (C)
|
Piaget: críticas à tradição e defesa da educação nova
|
Patricia Carlesso Marcelino
|
O corpo e sua educabilidade nas sociedades plurais e complexas
|
Renata Maraschin
|
Educação, diálogo e saúde
|
Franciele Gallina
|
Convergências epistemológicas à luz da educação estética e do imaginário
|
Leonardo Biazus
|
Educação da vontade e das paixões no Emílio de Rousseau
|
Deise de Brito da Silva
Luisiana de Cesaro
|
Trabalhando com cuidadores de Casas de Acolhimento através da Extensão
|
Karine Paludo
Cristina Fioreze
|
O trabalho em casas de acolhimento: da invisibilidade ao reconhecimento
|
|
|
|
Sala 14
Local:
FAED 211
|
Rosenei Cella (C)
|
Educação de tempo integral no Brasil: desafios e perspectivas
|
Claudio Damião Braun
|
A experiência como pressuposto para o saber: relações entre Charlot e Gadamer
|
Greicimára S. do Nascimento
|
Realidadesda jornada ampliada em uma Escola Municipalde Erechim
|
Jane Kelly de Freitas Santos
|
O bom desempenho de alunos bolsistas PROUNI: ótica sociológica
|
Silvana Ribeiro
Franciele Talian
Gabriela Dutra
|
Ser extensionista: construindo uma identidade
|
Elias Fochesatto
|
O conceito jonasiano de responsabilidade: indicativos e desafios à educação
|
|
|
|
Sala 15
Local:
FAED 209
|
Roberta Aparecida Borges (C)
Brito Dalpaz
Lisiane Ligia Mella
|
Espaço de cuidado na velhice: a arte de descortinar emoções
|
Ana Lucia Kapczynski
|
A cidadania na pedagógica de Enrique Dussel
|
Jéssica Limberger
|
Contexto Escolar e Habilidades Sociais de Mulheres Usuárias de Crack
|
Nara Aparecida Peruzzo
|
A metáfora do casulo: o aprisionamento da Mulher em Rousseau
|
Rosicléia Teixeira Pauletti
|
Pesquisa em educação: considerações sobre a qualidade e o conceito de vigilância epistemológica
|
Juliana Pause Taborda
|
A pesquisa como principal elemento para a construção do conhecimento
|
|
|
|