Apoio e acolhimento: estudantes de Psicologia promovem grupo de gestantes na ESF Adirbal Corralo
04/12/2024
14:21
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Iniciativa teve com o objetivo oferecer um espaço seguro às gestantes para falar sobre questões da gravidez, como o desenvolvimento gestacional e também psicológico durante a gestação
Na Universidade de Passo Fundo, os estudantes têm, como espaços de prática, inúmeras opções, dentro e fora da Instituição. As acadêmicas de Psicologia Camili Giacomini e Marcieli Panisson, por exemplo, escolheram desenvolver seu estágio curricular na ESF Adirbal Corralo, na Vila Fátima, em Passo Fundo. Por meio da disciplina de Intervenções Escolares e Institucionais II, elas passaram o período de agosto a novembro atuando no espaço. Lá, elas planejaram e executaram um Grupo de Gestantes, com o objetivo de oferecer um espaço seguro às gestantes para falar sobre questões da gravidez, como o desenvolvimento gestacional e também psicológico durante a gestação.
Com a ajuda da equipe multidisciplinar da ESF, elas realizaram encontros e ajudaram a trabalhar assuntos importantes para essa fase como direitos das gestantes, saúde bucal da gestante e bebê, introdução alimentar, amamentação, banho, manobra de Heimlich, lugares que a mulher ocupa para além da maternidade, entre outros. “Contamos com a presença de profissionais como médica, nutricionista, psicóloga, advogada, auxiliar de saúde bucal e técnica em enfermagem nos encontros. Dessa forma, com o grupo, pudemos construir um vínculo com as gestantes e ofertar informações, apoio e diálogo sobre esse momento da vida, além de ser um espaço seguro e acolhedor, em que elas puderam compartilhar umas com as outras suas experiências”, explicou Camili.
Uma das gestantes que participou do grupo foi a Ariane Fátima Cavalheiro. Ela conta que quando descobriu que estava grávida do segundo filho, foi até a ESF para iniciar o pré-natal e lá foi convidada a participar da iniciativa. “Fui em todas as aulas e foi muito bom, aprendi várias coisas. Muitos falam que mãe de segunda viagem não precisa mais participar de curso de gestante, mas sempre é bom aprender, a gente nunca sabe tudo”, brincou.
Para marcar o encerramento do grupo e do estágio, as acadêmicas organizaram uma sessão de fotos para as futuras mamães. Além delas, a atividade ganhou um toque ainda mais especial com a ajuda da acadêmica de Medicina, Verônica Veiz, que maquiou as gestantes, e da psicóloga da unidade Layse Roesler Simões que ajudou a dar aquele toque final no cabelo.