Universidade

Aula inaugural do Creati UPF promove reflexão sobre envelhecimento bem-sucedido

25/04/2025

13:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Mais de 350 alunos de Carazinho, Lagoa Vermelha e Passo Fundo participaram do encontro no Campus I da UPF

Em um cenário de mudanças demográficas e aumento da longevidade, refletir sobre o envelhecimento e seus impactos na vida das pessoas torna-se cada vez mais necessário. Atento a esta realidade, o Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) promoveu, nessa quinta-feira, 24 de abril, um encontro que abordou a temática “Caminhando em direção ao envelhecimento bem-sucedido”. A aula inaugural marcou oficialmente o início das atividades de 2025 e reuniu mais de 350 alunos de Carazinho, Lagoa Vermelha e Passo Fundo. 

O professor do curso de Educação Física da UPF, Dr. Ben Hur Soares,
foi o convidado da aula inaugural

Neste ano, o convidado foi o professor do curso de Educação Física da UPF, Dr. Ben Hur Soares, que destacou a importância de compreender o envelhecimento como um processo natural e constante. “A busca por um envelhecimento bem-sucedido está diretamente ligada à forma como vivemos o presente. Desde o momento em que começamos este encontro até agora, todos nós já envelhecemos um pouco e a forma como lidamos com isso faz toda a diferença”, afirmou o professor, ao destacar que a sociedade ainda carrega preconceitos em relação à velhice, como se o novo fosse melhor.

“O que importa é como queremos chegar à longevidade: com saúde física, mental e emocional. A ciência já mostra que é possível viver mais e melhor e espaços como o Creati são fundamentais para isso, pois promovem convivência, movimento e uma vida de qualidade”, pontuou.

Creati UPF completa 35 anos em 2025

Em novembro de 2025, o Creati UPF completará 35 anos de história. Para marcar a data, foi lançada durante a aula inaugural uma campanha comemorativa com o tema “O tempo e o movimento a seu favor”. O coordenador do Creati UPF, Diego Piva, destacou o orgulho em celebrar essa data e agradeceu o envolvimento de todos na construção desse caminho. “É com muita alegria que iniciamos as comemorações dos 35 anos do Creati, uma trajetória marcada por desafios, conquistas e o trabalho de muitas pessoas que contribuíram ao longo do tempo. Queremos continuar promovendo atividades, aprendizados e uma vida ativa aos nossos alunos. Agradeço a presença de todos, à equipe que organizou este momento com tanto carinho e à Universidade por acreditar em nosso trabalho”, comentou Diego.

Presente no encontro, o ex-professor da UPF e fundador do Creati, Agostinho Both, relembrou a origem do Centro, em 1990, e destacou a importância de valorizar todas as fases da vida. “Na época, percebi que havia pessoas mais merecedoras de atenção do que os jovens que já sabiam o rumo que iriam tomar. Era preciso criar um espaço de reverência para os idosos de Passo Fundo. O primeiro Seminário Regional da Terceira idade reuniu 500 pessoas e mostrou que havia demanda e desejo por esse cuidado”, disse ele, ao promover uma reflexão sobre a atenção a esta faixa etária. “Se reconhecemos a grandeza do ser humano em outras fases da vida, por que não valorizá-la também na velhice, em toda a sua integralidade?”, pontuou.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, reafirmou o compromisso da Universidade com o Creati e com a valorização do envelhecimento humano. “O Creati é muito importante para a UPF, não apenas pelo que representa para os nossos alunos, mas também porque dialoga com uma realidade demográfica cada vez mais presente: o envelhecimento da população. Desde 2023, o Creati tem um espaço próprio, que é um símbolo das conquistas e da relevância que ele tem para a nossa Universidade e para a comunidade”, destacou o pró-reitor.

Representando o Diretório Acadêmico do Creati (Diac), a aluna Juliana Farias compartilhou que diversas ações estão sendo preparadas. “Neste ano em que o Creati completa 35 anos, queremos estar ainda mais ativos com o nosso Diretório Acadêmico. Vamos trabalhar juntos para fortalecer ainda mais o Creati, trazendo energia, movimento e novas ideias. Sejam todos muito bem-vindos, que venham mais 35 anos de aprendizado e vida ativa!”

A aula inaugural também foi marcada por momentos de confraternização entre os alunos, apresentação dos corais Lagoa Encanta, de Lagoa Vermelha, Luz e Vida, de Carazinho, e Cantos de Vida, de Passo Fundo, do Grupo de Danças Pupilas da Aldeia e declamação dos alunos Narci Dondé e Nério Tonin. O encontro ainda teve a participação de Bernardo dos Santos Maciel, do Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da UPF (NexPP), que realizou a apresentação da campanha de 35 anos do Creati.