Cultura

Autora do livro “Alice no espelho” bate papo com acadêmicos e professores na UPF

30/05/2017

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Encontro aconteceu na noite de segunda-feira, 29 de maio, no Centro de Educação em Tecnologia (CET)

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu neste mês de maio a escritora Laura Bergallo, autora do livro “Alice no espelho”. Com mais de 23 livros publicados, Laura é também jornalista, publicitária e editora de publicações científicas. Sua vinda à cidade integra a programação dos seminários do projeto Livro do Mês. A primeira atividade da escritora na cidade foi um encontro na UPF com acadêmicos e professores na segunda-feira, 29 de maio, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia da Universidade de Passo Fundo (CET/UPF). Laura segue com a programação no município até quarta-feira, 31 de maio.


“Alice no espelho” da escritora Laura Bergallo é o Livro do Mês de maio


A obra “Alice no espelho” retrata uma realidade bem atual sobre a ditadura estética e suas consequências, como os transtornos alimentares. No livro, Alice é uma adolescente que responde de maneira destrutiva aos problemas que é obrigada a enfrentar, como a ausência do pai, o qual ela não vê desde pequena. Gradativamente, Alice entra em um processo de anorexia e bulimia, e nem sua mãe, obcecada por ginástica e regime, nem sua avó se dão conta desse processo. Essa percepção só ocorre no momento agudo da doença. 

Mesclando a história de Lewis Carroll, a autora relata de maneira muito sensível, e numa linguagem atual e direta, um drama cada vez mais presente em nosso cotidiano. “Trabalhei a vida toda como editora na área médica e esse assunto acontecia frequentemente. Também vi um amigo que tinha uma filha com transtorno alimentar. A menina quase morreu. Percebi a importância de escrever algo que poderia interessar aos leitores e também a mim, como forma de colocar para fora a angustia que eu tinha em relação a essa realidade”, comentou Laura.

Na opinião da escritora, o livro vai além do transtorno alimentar. “Temos que demonstrar que há coisas muito mais importantes que transcendem a questão da estética. Todo mundo quer estar bem, bonito, arrumado, mas temos que respeitar as diferenças. Alice vai além do transtorno alimentar, eu coloco uma questão importante: a liberdade. A liberdade de você ser quem você quer ser, pensar da forma que quiser... A diversidade humana é o que há de mais rico. Se fôssemos todos iguais o mundo seria muito sem graça”, salientou a autora.

O livro “Alice no espelho” foi ganhador do Prêmio Jabuti 2007 na categoria livro juvenil e selecionado para o catálogo da 44ª Feira de Bolonha (Itália).

Programação em Passo Fundo
Além de participar do encontro na UPF, uma atividade foi realizada para os alunos e professores da rede municipal de ensino na terça-feira, 30 de maio, no Teatro do Sesc. Alunos e professores da rede estadual e particular de ensino encontrarão a autora na quarta-feira, 31, às 9h, também no Teatro do Sesc. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade em geral.