Ensino

Cátedra Unesco – A cidade que Educa e Transforma debate tempo integral nas escolas

25/09/2024

11:40

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Caroline Simor

Com atividades desenvolvidas em vários momentos ao longo do ano, a Cátedra Unesco – A cidade que Educa e Transforma promoveu um encontro com os monitores do programa Tempo Integral nesta quarta-feira, 25. Promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), o Tempo Integral teve início em agosto.

A pauta do encontro, ministrado pela professora Dra. Silvia Maria Leite de Almeida, foi a educação integral. Com doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), SilvIa é atualmente professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em sua fala, direcionada para os monitores do programa, ela destacou que a educação em tempo integral pode ajudar a melhorar o rendimento escolar, pois as atividades extracurriculares contribuem para o desenvolvimento social e intelectual dos alunos.

Ela lembrou que a formação humana é o desenvolvimento contínuo e integral ao longo da vida, considerando as especialidades de cada etapa do ciclo da vida, como infância adolescência, juventude e vida adulta. Neste contexto, a educação integral é, para ela, uma ferramenta fundamental que atua nas dimensões física, emocional, social, intelectual e cultural.

Conforme a professora, a educação integral promove a equidade ao reconhecer o direito de todos de aprender a acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes. “A educação integral é uma proposta alinhada com a noção de sustentabilidade porque se compromete com os processos educativos contextualizados, sustentáveis no tempo e no espaço com a integração permanente entre o que se aprende e o que se pratica. É a condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais”, observou.

A atividade contou com a presença da coordenadora do Tempo Integral da UPF, professora Daniela dos Santos, e da coordenadora da Diretoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Adriana Bragagnolo.