Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF
Fotos: Caroline Simor
A UPF e o Hospital de Clínicas de Passo Fundo estreitaram ainda mais os laços na noite desta segunda-feira, 21. Com base em uma demanda do Hospital, a UPF, por meio da UPF Atualiza, desenvolveu um curso sob demanda para os profissionais que atuam na casa de saúde. A Especialização em Liderança e Gestão de Saúde terá 12 meses de duração e usará uma metodologia exclusiva da UPF Atualiza. A aula inaugural ocorreu no Campus II da UPF e contou com a presença de professores que farão parte do curso, reitoria da UPF e gestão do HC.
O curso tem como objetivo especializar as lideranças do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, contemplando profissionais de várias áreas, como enfermagem, financeiro e jurídico, entre outros. Conforme o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, a UPF vem buscando novas metodologias de ensino pensando justamente em olhar para o mercado e para a realidade de Passo Fundo e região. Para ele, a educação continuada é uma dessas ferramentas. “A UPF tem 56 anos, mas a gente vai criando novas estruturas e a UPF Atualiza foi uma dessas mudanças. Com esse espaço, a Universidade trouxe a experiência do mercado, com o Marcelo e pode oferecer cursos rápidos, dinâmicos e pensados para cada empresa. Com certeza esses profissionais terão uma formação qualificada, com momentos de aprendizado, conexão e troca”, destacou.
Criada no modelo híbrido, a especialização oferta aulas presenciais, aulas síncronas pelo meet e materiais de estudo com desafios, videoaulas, exercícios, estudos de caso entre outros. De acordo com o responsável pela UPF Atualiza, Marcelo Miguel Steffen, o diferencial acadêmico está nos projetos. “Cada aluno vai escolher um problema que enfrenta no dia a dia do seu trabalho e desenvolver um projeto ao longo do curso. Desta forma, o aluno aprende na prática e o Hospital ganha com a implementação dos projetos”, explicou ressaltando que a metodologia é exclusiva UPF Atualiza, baseada em três pilares: conceito, ferramentas, aplicação.
Presidente do Hospital de Clínicas, Paulo Adil Ferenci já presidiu a Fundação Universidade de Passo Fundo e destacou que a parceria com a Instituição é algo constante e presente. Em sua fala, ressaltou a importância da qualificação constante tanto do corpo médico, quanto dos técnicos e administrativos. “Não adianta ter médicos altamente qualificados se nós não fornecermos a esses médicos condições para exercerem a medicina no melhor nível e isso corresponde a ter uma equipe de colaboradores também do melhor nível. Não é só comprando um tomógrafo, ressonância e outros equipamentos, até robôs, mas buscando sempre o trabalho qualificado, especializado, atualizado e é isso que queremos aqui”, observou.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas