Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti
Eles estão em toda a parte, nas conversas pelo celular e até na publicidade, mas você já se perguntou por que gostamos tanto dos emojis?
😀😉🙃😜
Diariamente você utiliza os mais diferentes tipos de emojis para se comunicar no mundo virtual, não é mesmo? Pois saiba que os milhares de símbolos e carinhas que demonstram expressões são tão populares que ganharam até um dia de celebração. 👏👏👍👍 Neste sábado, 17 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Emoji, data criada em 2014 pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge, com o propósito de celebrar e promover ainda mais o uso dos emojis.
A escolha de Burge por esse dia envolve um sistema operacional conhecido pela população. O emoji do calendário do iOS, por exemplo, tem 17 de julho na figura. A Apple, nesta data, no ano de 2002, lançou no macOS o aplicativo de calendário iCal.
A professora do Integrado UPF, Me. Roberta Costella, conta sobre o papel e a importância dos emojis na linguagem e comunicação atuais. “De alguma maneira, das mais diversas formas, o homem possui a capacidade para se comunicar, produzir linguagem e interagir com os demais seres que o rodeiam. Certamente, é o convívio em sociedade que gera essa capacidade de aprender e compreender novos sistemas de signos, a fim de estabelecer a comunicação. Assim, tomar o emoji como uma possibilidade de comunicação humana, é pensá-lo inserido na sociedade, na cultura presente nas diversas práticas sociais que identificam a relação entre sujeitos”, enfatiza.
Os emojis como demonstradores de sentimentos ❤️🧡💚💙💜🤎💛
A professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da UPF, Me. Maria Goretti Baptista Betencourt, relata que o processo de introdução dos emojis na cultura da sociedade teve início no Japão, para responder à uma questão funcional, porém isso ganhou a mente das pessoas, pois, em grande medida, as imagens respondem melhor ao tipo de sentimento, tornando a comunicação mais pessoal e íntima. “De fato, o que as pessoas buscam, independentemente da tecnologia, é a interação, é conseguir serem entendidas e apreciadas, e, às vezes, só as palavras não dão conta desse universo, mas as imagens sim, principalmente aquelas que têm uma relação direta com o rosto humano. O rosto expressa uma enorme gama de reações e sentimentos, que são fundamentais na interação social”, destaca.
Ainda segundo Maria Goretti, olhar o rosto, principalmente, além de gestos do corpo como um todo, comunica sem palavras, e isso é chamado de comunicação não verbal. “A comunicação não verbal responde por 90% de nossa comunicação e aqui estão incluídos sons e velocidade dos discursos. Então, resumidamente os emojis entraram tão ativamente na comunicação digital porque, em grande medida, mimetizam os sentimentos que de outra forma não se mostram em sua total intensidade. Não podemos prescindir das imagens, como não podemos prescindir dos sorrisos, das lágrimas e do mau humor, tudo isso faz parte do que nos torna humanos, que é em última instância nossa capacidade de expressar nossos sentimentos e até pensamentos”, comenta a docente.
Conforme Roberta, o emoji está em “toda parte”, tendo se espalhado muito além dos sistemas de mensagens para os quais foi desenvolvido. “Essa linguagem aparece em publicidades, logomarcas, embalagens, guias turísticos, animações. É uma linguagem não verbal adaptada aos recursos tecnológicos encontrados no espaço digital, repleta de significados, pois não são meras ilustrações. Muito pelo contrário, são signos capazes de transmitir informações de forma econômica, criativa e emotiva, ou seja, são uma possibilidade eficaz de comunicação a qual deve ser apreciada e estudada pelos linguistas preocupados com os sentidos que emergem das linguagens utilizadas na sociedade, explicitadas pela interpretância da língua”, afirma.
😍✌
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas