Ensino

Doutorando da UPF realiza doutorado sanduíche na Alemanha

02/07/2024

16:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

O doutorando Marcelo Nolli, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, realiza um doutorado sanduíche na Universität Kassel, na Alemanha, desde o início do mês de junho. Vinculado à linha de Fundamentos da Educação, é orientado pelo professor Dr. Claudio A. Dalbosco, no Brasil, e pelo professor Dr. Dirk Stederoth, em Kassel.

O período de estadia no exterior, que será de 6 meses, com retorno ao Brasil no mês de dezembro de 2024, foi possibilitado por financiamento da Capes (PDSE) e por auxílio complementar, em parceria com a Capes, do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Fruto de um convênio de mútua cooperação ativo desde 2001 entre a Universidade de Passo Fundo e a Universität Kassel, integra-se aos esforços de internacionalização e cooperação em pesquisa entre as duas universidades.

A pesquisa para a tese está relacionada à discussão sobre o romance de formação moderno (Bildungsroman) e o conceito de formação humana, e toma como núcleo a produção literária do escritor alemão Thomas Mann (1875-1955), visando entender de que modo sua obra pode nos ajudar a formar novas gerações e a pensar o tempo presente, envolto em crises de ordem social e política. Conforme o doutorando, a estadia possibilitará ao doutorando uma imersão na língua e cultura alemãs, o desenvolvimento de seu conhecimento no idioma, o aprofundamento de sua pesquisa da tese, e o diálogo interdisciplinar com as pesquisas realizadas em Kassel.