Cultura

Estudantes de Medicina complementam a formação na Itália

06/02/2017

16:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin visitou o Hospital Infermi, de Rimini, na Itália, que desenvolve projeto em parceria com a UPF desde 2008

Um projeto de colaboração entre o Hospital Infermi, de Rimini, na Itália, e a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) possibilita que, a cada ano, 15 ou 16 estudantes de Medicina tenham uma experiência nas diversas unidades de operação do hospital. A parceria teve início em 2008, com acordo formalizado em 2012.

Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin destacou a qualidade do hospital italiano


O projeto é coordenado pelo Dr. Renzo Pini, da Pediatria da instituição italiana, que organiza, junto com o coordenador do curso de Medicina da UPF, José Ivo Scherer, esse intercâmbio científico. Este ano, o trabalho acontece nas unidades de Pediatria, Ortopedia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia e Obstetrícia. Hoje, sete estudantes da UPF estão aprimorando a formação no Hospital Infermi. Além da atuação dos estudantes nos diferentes espaços do hospital, eles participam de uma série de aulas, ministradas voluntariamente pelo Dr. Renzo Pini e pelo Dr. Marcello Zavatta.

Visita da vice-reitora

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, esteve recentemente na Itália, onde visitou o Hospital Infermi. A professora, graduada em Enfermagem e doutora em Saúde Pública, destacou a qualidade do hospital italiano e demonstrou interesse em conhecer os modelos organizacionais do sistema de saúde daquele país. Para o Dr. Pini, as diferenças entre as universidades e os sistemas de saúde do Brasil e da Itália são pauta para profundos debates entre professores e alunos.