Exposição apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
23/10/2018
16:03
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Natália Fávero
UPF adotou plano de ação que busca a concretização dos direitos humanos, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente
A Universidade de Passo Fundo (UPF) adotou, em 2018, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, plano de ação criado pela ONU que busca a concretização dos direitos humanos, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. E para apresentar à comunidade acadêmica os Objetivos propostos pela Agenda, foi criada uma exposição formada por cubos e placas indicativas. Na última semana, a exposição pôde ser conferida no Centro de Convivência da UPF. A partir das próximas semanas, a exposição será itinerante e passará por todas as unidades acadêmicas. A iniciativa é da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), por meio da professora Dra. Luciana Londero Brandli, e da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), por meio da professora Me. Mariane Loch Sbeghen, com o apoio da Comissão de Responsabilidade Social Universitária (RSU) da UPF.
Em setembro de 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas adotaram oficialmente a nova agenda global de desenvolvimento sustentável “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa Agenda contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas vinculadas, que foram propostas com o intento de concluir as ações iniciadas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2000. Com isso, espera-se que, até 2030, os Objetivos e metas estimulem ações em áreas de fundamental importância: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.
E as universidades têm um importante papel no cumprimento da Agenda 2030. De acordo com a professora Luciana, os ODS abrangem uma ampla gama de desafios sociais, econômicos e ambientais complexos e abordá-los exigirá transformações em como as sociedades e as economias funcionam e em como interagimos com o nosso planeta. “Educação, pesquisa, inovação e liderança serão essenciais para ajudar a sociedade enfrentar esses desafios e, sem dúvida, nenhum dos ODS será alcançado sem o envolvimento das universidades”, destacou a professora.
Ainda segundo Luciana, a educação e a pesquisa são explicitamente reconhecidas em vários ODS e as universidades têm um papel na abordagem destes. No entanto, a contribuição das universidades para os ODS é muito mais ampla e pode apoiar a implementação de cada um dos Objetivos.
Acesse os objetivos globais, o documento final da Agenda e o vídeo oficial da campanha com os QR Codes abaixo: