Por: Caroline Simor
Fotos: Reprodução
Grupo objetiva reunir acadêmicos de todos os campi, além de egressos, para atividades esportivas e sociais
Unir os estudantes de todos os níveis, promover ações esportivas e solidárias e fortalecer os laços entre os acadêmicos, professores e comunidade estão entre os objetivos da Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade de Passo Fundo (AAADUPF). Criada recentemente, a Associação está organizando as primeiras atividades e tem contado com o apoio da comunidade acadêmica.
Uma organização de estudantes do Direito, sem fins lucrativos, a Associação tem um ideal: provar que juntos os alunos são maiores. O leão real é o símbolo, pois além de garra, demonstra a liderança e a lealdade do curso. As cores em vermelho simbolizam a cor oficial do curso de Direito e a amizade é a palavra chave.
De acordo com Roberto Tramontina Fioravante, vice-presidente, a criação veio pela demanda dos próprios alunos a respeito da falta de união e de calor humano entre os acadêmicos de todos os níveis e com a Universidade. “Nós como futuros operadores do Direito pensamos que é um grande erro as ciências jurídicas e sociais não possuírem vínculo com os outros cursos, e não estarmos inseridos de fato no meio da comunidade acadêmica. Consideramos a criação da atlética como uma nova ferramenta para aquecer e juntar todos os alunos da faculdade em uma massa só, além de estreitar laços com estudantes de outros cursos, favorecendo aí diversos trabalhos acadêmicos ou profissionais envolvendo o Direito e outras áreas de estudos da UPF, além de facilitar a vida profissional por meio de networking com empresas e profissionais parceiros da cidade”, explica.
Dentre os principais objetivos da Atlética estão a promoção da prática de esporte entre os alunos e representação da Faculdade de Direito no desporto universitário e comunitário. Além disso, o grupo busca o estreitamento de laços de amizade entre alunos, professores, e estudantes de outros cursos; a promoção de eventos, competições e intercâmbios com entidades congêneres; o incentivo à ações sociais e favorecimento de atividades voluntárias beneficentes, vinculando a Universidade com a comunidade de Passo Fundo através de parcerias com ONG’s e casas beneficentes parceiras.
Participação
Atualmente participam cerca de 100 alunos. A Atlética conta com diretoria composta de Presidente, Vice-Presidente e Secretária, respectivamente Syrio Cavagnoli, Roberto Tramontina Fioravante, e Tainá Laydner. “De fato essa diretoria só funciona para fins burocráticos de organização dos associados, mas o importante é que todos os membros contribuam com tudo, seja com ideias, seja nos esportes, ou seja, colocando a mão na massa nas atividades”, ressalta Fioravante.
Podem participar da Associação todos os alunos que estejam matriculados e cursando a Faculdade de Direito UPF, em qualquer um dos campis, além de todos os ex-alunos já formados no curso.
Iniciativa marcante nos 60 anos da Faculdade
A iniciativa completa um ano repleto de atividades especiais pelos 60 anos da Faculdade. Para os organizadores, a Associação tem o compromisso de trazer novas ideias. “Aquela concepção antiga do jurista engravatado trancafiado numa sala com ar condicionado já morreu, e agora é a vez do operador do Direito como um ser social, alguém de fato inserido na sociedade, que a compreende, pois participa dela”, destaca, ressaltando que o maior trabalho, neste momento, será solidificar a ideia da organização.
Até o final do ano serão promovidas atividades de integração entre os associados, com o objetivo de planejar a agenda. O grupo já fechou parcerias com algumas ONG’s da cidade, e logo dará início às atividades beneficentes.
Notícias relacionadas