Faculdade de Medicina fará semana de atividades para marcar o Dia do Desafio
20/05/2021
14:41
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Diversas ações serão feitas pela Liga Acadêmica de Ciências e Medicina do Esporte entre os dias 24 a 30 de maio
A prática de atividades físicas no dia-a-dia, reduzindo o sedentarismo e consequentemente a obesidade e outras doenças crônicas, é um hábito a ser estimulado. Com esse pensamento, estudantes da Faculdade de Medicina da UPF, integrantes da Liga de Ciências e Medicina do Esporte (LACME), promovem, de 24 a 30 de maio, uma série de atividades para orientar, informar e movimentar a comunidade. A ação faz parte do programa do Dia do Desafio, idealizado pelo Sesc, que em 2021 será lembrado no dia 26 de maio.
De acordo com o professor Adolfo Lara, responsável pela Liga, a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. A estimativa é que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos de todo o mundo estejam acima do peso. No Brasil, a doença aumentou 70% nos últimos 13 anos, totalizando quase 20% da população em 2018. Segundo ele, esse aumento pode estar diretamente relacionado ao acesso facilitado a alimentos industrializados, com excessos de gordura, açúcar e sal, e ao padrão de vida sedentário de boa parte da população brasileira. O que mais preocupa é que a obesidade poucas vezes anda sozinha. Ela é fator de risco para diabetes, pressão alta, colesterol alto, com desfechos graves de complicações cardio-neuro-vasculares, como infarto do miocárdio, AVC e trombose, além de outros transtornos como apneia do sono, artroses, e até piora de prognóstico em caso de infecção por covid-19”, explica o docente.
E é justamente pensando nisso que os estudantes, por meio da Liga, seguem o movimento promovido anualmente pelo Sesc, com apoio da Unesco e outras entidades internacionais, conhecido como o Dia do Desafio. Ao longo da semana de 24 a 30 de maio, a equipe lançará alguns desafios envolvendo atividade física, publicados no perfil do Instagram.
As ações do Dia do Desafio podem ser acompanhadas na página oficial do evento.
Liga Acadêmica quer levar informações
Fundada recentemente, em março deste ano, a Liga tem como objetivos aprofundar conhecimentos nessa área, compartilhar informações úteis e afins no meio acadêmico estudantil, e também na a comunidade de Passo Fundo.
As atividades consistem essencialmente em três ações: aulas e seminários para aprofundamento de conhecimento dos ligantes, de periodicidade semanal; divulgação de temas relacionados à saúde, com linguagem acessível ao público leigo, que abordem alguma correlação com a Medicina do Esporte, e aprofundamento técnico em temas específicos da Medicina do Esporte.
As ações ocorrerão principalmente pelas redes sociais e terão dois públicos-alvo. Primeiramente os sedentários ou "não atletas". Para eles, serão propostos desafios para prática de atividades físicas não costumeiras, como por exemplo, ir à pé ao trabalho, utilizar escadas, realizar alongamentos, além de desafios de bons hábitos alimentares, como não consumir cigarros, bebida alcoólica, doces, e, por fim, os desafios de bons hábitos como dormir mais cedo e acordar mais cedo.
O segundo grupo alvo são os atletas e praticantes regulares de exercícios físicos. Para eles, o desafio será de aumento de metas, tanto em intensidade, quanto em frequência, assim como os desafios de bons hábitos do grupo anterior.
O professor Lara salienta que, para ambos os grupos, bem como para a comunidade que participará das ações, o cuidado deve ser tomado principalmente em dois aspectos: conhecer os limites do corpo para não causar machucados ou problemas de saúde e atenção aos protocolos de distanciamento e respeito às regras quanto a pandemia da covid-19.
As publicações serão diárias no perfil do Instagram, com orientações para cada público.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas