Universidade

Fisioterapia: cerimônia do jaleco simboliza o começo de uma nova etapa

14/02/2023

16:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

A volta às aulas foi duplamente especial para os estudantes do 9º semestre de Fisioterapia. Além de retomarem a rotina acadêmica, eles participaram, nesta terça-feira, 14 de fevereiro,  da Cerimônia do Jaleco, que marca o início do estágio supervisionado.

Os estágios abrangem diferentes áreas, e ocorrem durante todo o último ano do curso. Professores, pais e familiares prestigiaram a cerimônia, na qual os estudantes fizeram o juramento do jaleco, conduzido pela acadêmica Maria Gabriela Paloschi.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia e padrinho da turma, o professor Me. Alexandre Marek, vestir o jaleco pela primeira vez é uma das melhores sensações que o acadêmico pode sentir. “O jaleco é um equipamento de proteção, tanto para quem o utiliza quanto para os demais, e é isso que fazemos: nós protegemos, zelamos e cuidamos. Mais do que reabilitar um joelho, uma coluna, um pulmão ou um coração, o paciente busca carinho, conforto e paz, e é isso o que a gente deve sempre entregar”, enfatizou o professor.

O diretor do Instituto da Saúde, unidade acadêmica que abrange o curso de Fisioterapia, também participou da cerimônia. O professor Me. Fabiano Chiesa, além de parabenizar os alunos, agradeceu aos familiares por terem confiado na UPF para a formação de seus filhos.

Novos ciclos para a família Fagundes

Roberta Fagundes está entre as futuras fisioterapeutas que participaram da cerimônia do jaleco. Ela está ansiosa para a nova fase: “Hoje é um dia muito importante. Agora não teremos mais aulas, só atendimentos, e a expectativa está muito grande”, conta. Seus pais, Roberto e Rejane, e a irmã mais nova, Renata, estiveram ao seu lado nesse momento. “Essa é mais uma conquista para a nossa família, estamos bem emocionados. Além da Roberta estar começando o estágio, hoje é o primeiro dia de aula da nossa filha mais nova, que vai iniciar o curso de Psicologia”, revelou Roberto.

Assim como a irmã, Renata está ansiosa com o início da nova etapa. “Participando da cerimônia, já me imaginei quando a formatura estiver próxima. Estou bem nervosa e ansiosa para começar as aulas”, contou.

Rejane relata que também já foi estudante da UPF, e que lembra com carinho dessa época. “Estamos muito orgulhosos das conquistas das nossas filhas. Aqui fomos sempre muito bem recebidos, pelos professores e funcionários”, destacou.
 

INSCREVA-SE