Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF
Fotos: Caroline Simor
O Centro de Ensino Médio Integrado UPF foi o homenageado no Grande Expediente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo nesta segunda-feira, 4 de novembro. A escola recebeu o título de Honra ao Mérito pelos 35 anos de atuação na formação de crianças, jovens e adultos em Passo Fundo e região.
Proposta pela vereadora Professor Regina Santos, a homenagem contou com a presença da Reitoria, da Fundação Universidade de Passo Fundo, de professores, funcionários e estudantes do Integrado. Em sua manifestação, a vereadora destacou o trabalho dedicado à educação ao longo de mais de três décadas. “O Integrado teve que se reinventar, teve que evoluir, teve que se transformar. E durante esses 35 anos, ele foi tendo papéis diferentes e contribuindo muito com o desenvolvimento da cidade. Eu sempre digo, não existe desenvolvimento de uma cidade sem educação de qualidade. E as nossas instituições de ensino cumprem o papel fundamental nesse desenvolvimento”, observou.
A vereadora apresentou para os presentes um resgate histórico da escola e pontuou os diferenciais que fizeram com que o Integrado fosse referência na formação nos níveis fundamental, médio e técnico. Os vereadores Evandro Meireles e Ada Munaretto, pediram espaço de fala e também destacaram a importância do Integrado para a educação local.
Para o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco, a homenagem ter sido proposta por uma professora que tem como pauta a educação, deixou o objetivo do reconhecimento ainda mais destacado. “Reconhecimento e agradecimento são palavras e são ações chave e que movem as pessoas. Reconhecer uma instituição de ensino, reconhecer a importância da família, reconhecer a importância do estudante, das pessoas que nos auxiliam nesta caminhada de 35 anos sempre é muito importante. Então, o reconhecimento traz sentimentos muito importantes e traz as histórias que são muito importantes na vida das pessoas e principalmente nas instituições”, ressaltou.
Jornir recorda que esta é a quarta vez que ele recebe, em nome do Integrado, um destaque na Câmara de Vereadores. Conforme o diretor, embora não seja a primeira vez, a emoção de ver o trabalho sendo reconhecido é sempre motivo de alegria e de inspiração. “Isso mostra que o Integrado tem uma belíssima história e certamente terão muitas outras histórias, escritas todos os dias por muitas mãos. Eu fico muito honrado com esta importante homenagem da Câmara de Vereadores, valorizando a nossa escola”, disse.
O diretor lembrou que o Integrado foi criado quando a UPF tinha 21 anos de atividades, trazendo, já naquela época, a inovação para a área da educação. “Foi uma escola inovadora naquela época e continua sendo inovadora. Era uma época que sequer pensávamos em educação em tempo integral, mas o Integrado começou com 40 horas semanais. Quando sequer comentávamos um currículo por área do conhecimento, lá em 2001, o Integrado já trabalhava por área de conhecimento. Nós temos metodologia, avaliação e resultados que comprovam o sucesso da nossa escola e tudo isso aliado a muito zelo, muito cuidado e muito carinho”, complementou.