Vestibular

Interação UPF: mais de 6 mil estudantes vivem a primeira experiência com a Universidade

16/10/2024

13:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, Carla Vailatti e Luiz Henrique de Melo

Evento iniciou na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, com o Campus I lotado. Estudantes têm à disposição a estrutura de mais de 60 cursos de graduação

Imagine ter um Campus com mais de 400 hectares e 60 cursos de graduação de portas abertas para ajudar você a escolher sua profissão? É isso que a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece a mais de 6 mil estudantes durante o Interação UPF. Vindos de escolas de Passo Fundo e de toda a região, os visitantes terão, nos dois dias de evento, a oportunidade de conhecer de perto, além da infraestrutura da Universidade, mais detalhes sobre a futura profissão e experimentar na prática como será sua formação nos próximos anos. Com o Campus I lotado, as atividades iniciaram na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, e seguem na quinta, dia 17.

Antes das visitas aos cursos, os estudantes foram recebidos pela Reitoria da Universidade. Em suas falas, eles destacaram o Interação UPF como um momento de encontro e de descobrir as oportunidades da vida universitária e desejaram que os jovens tivessem uma boa experiência durante sua estadia na Instituição. “Aproveitem para descobrir o que fazemos aqui, para conhecer o que que é uma universidade da grandiosidade da UPF, que é a maior instituição de ensino da região norte do estado, uma universidade que é de excelência. Aqui temos tudo que é necessário para que aconteça boa formação, e nós queremos que todos vocês, jovens, possam estar na universidade, possam estar no ensino superior. Esse é o futuro e aqui nós desenvolvemos pessoas, nós ajudamos a transformar vidas para que vocês possam ter o melhor futuro”, pontuou a reitora, professora Bernadete Maria Dalmolin. 

Com o objetivo de apresentar diferentes profissões e possibilidades aos estudantes, professores e acadêmicos dos cursos de graduação preparam atividades especiais para os dois dias de evento. Ao longo das visitas, os jovens poderão participar de oficinas, tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre o universo acadêmico. O objetivo é ajudar na escolha profissional desses estudantes, mostrando como uma boa formação pode oportunizar muitos caminhos no futuro. A estudante Brenda Kellm Zaions, do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, de Erechim, veio para a UPF para conhecer os cursos de Psicologia e Fisioterapia, mas acabou participando de uma atividade de costura no curso de Design de Moda e incluiu mais um em seus cursos de interesse. “E eu vim aqui para conhecer essas áreas e conhecer a universidade, porque é uma das que eu estou pensando em estudar, que todo mundo fala muito bem. Estou adorando a experiência e quase indo para a moda”, brincou. 

Mas nem só para jovens é feito o evento. Entre os visitantes, estava Solange Fátima Zanatta. A aposentada veio de Nicolau Vergueiro para visitar a Universidade onde sonha em cursar Direito. “Já formei meu filho, Fábio Zanatta. Há 11 anos, trabalhei muito para ele ser veterinário, eu e meu esposo, e hoje fico feliz em poder estudar onde meu filho também estudou”, contou. Além de visitar a Instituição, Solange aproveitou para já realizar sua inscrição para o Vestibular de Verão, que iniciou também nessa quarta. Para os jovens que, assim como ela, ainda estão escolhendo seu curso e ingressando na Universidade, ela deixa um recado: “O que eu digo para quem pensa em estudar, esteja com a idade que estiver, não desista, não desista, acredite e acredite que você é capaz, nós somos capazes”, finalizou.