Geral

Juntos pela inovação de Passo Fundo

05/06/2024

13:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

UPF integra o Pacto pela Inovação, movimento que objetiva estimular a inovação e o empreendedorismo através do desenho de uma visão de futuro em comum

Como você imagina uma cidade inovadora? Foi a partir de questionamentos como esse que cerca de 200 pessoas, representantes do poder público, instituições de ensino, sociedade e empresas, se reuniram para pensar uma visão de futuro para a cidade de Passo Fundo. Realizado na noite de terça-feira, 4 de junho, o workshop “Cocriação da Visão de Futuro”, faz parte do Pacto pela Inovação, uma proposta de movimento que busca orquestrar a realização de projetos transformadores e com impacto para a cidade, do qual a Universidade de Passo Fundo (UPF) faz parte. 

O Pacto pela Inovação de Passo Fundo figura como uma das principais ações de construção conjunta para desenvolvimento econômico e social de Passo Fundo. A proposta de articular projetos transformadores e com amplo impacto é uma proposição da Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Inovação, envolvendo organizações, empresas, instituições de ensino e outros agentes. O objetivo é estimular a inovação e o empreendedorismo por meio do desenho de uma visão de futuro em comum, a cocriação de projetos e a construção de uma governança local. O próximo passo é agregar novos atores para contribuir com a iniciativa e a ideia é apresentar ainda em junho de 2024 um elenco de projetos para a cidade.

Comprometida em potencializar o movimento conjunto, a Universidade participa ativamente do movimento. Vários encontros preparatórios vêm sendo realizados na Instituição para mobilizar o público interno, envolvendo professores, diretores, funcionários, estudantes e as empresas do ecossistema UPF Parque, que também estavam presentes no workshop. “Estamos vivendo profundas transformações sociais, ambientais, sanitárias, tecnológicas, geracionais. Muita evolução e, ao mesmo tempo, desafios enormes! Precisamos, coletivamente, pensar na forma de estarmos e de nos relacionarmos com nosso mundo, com a nossa cidade e buscarmos projetos comuns, capazes de impactar positivamente na vida de todos”, destacou a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. 

A reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, faz parte da estrutura do Pacto, representando a instituição no Board Estratégico. Pelo UPF Parque, a gestora Cassiane Chais, compõe o grupo de Coordenação, e a head de Novos Negócios, Marcia Horn, participa do GTO - Grupo Tático Operacional. Além delas, professores mentores da Universidade contribuem com o pensamento crítico para a construção de visão de futuro. 

Para a reitora, é preciso unir forças, buscar percepções múltiplas em todos os setores da sociedade, para planejarmos juntos um projeto de futuro que possa garantir desenvolvimento global e, como consequência, um mundo melhor. “Precisamos nos entender como interdependentes: se uma área não vem bem, se grupos populacionais sofrem, isso impacta profundamente neles, mas impacta na sociedade como um todo que perde sua maior riqueza, que é o potencial humano. A UPF tem esse compromisso histórico com a cidade e região e continuará participando, ativamente, agora também junto a esse movimento”, finalizou.