Cultura

MAVRS recebe itens do Festival Internacional de Folclore

03/06/2024

16:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Bonecas representativas dos países que participaram da edição de 2022 somam ao acervo já existente

A preservação da cultura local é uma das preocupações da Universidade de Passo Fundo (UPF) e esse cuidado é colocado em prática por meio de diversos espaços dentro da própria Instituição. Um deles é o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). Nesta segunda-feira, 03, a equipe recebeu das mãos da secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, bonecas representativas de países que participaram da Edição de 2022 do Festival Internacional de Folclore. Os itens ficarão junto ao acervo já existente, em exposição no hall de entrada do Prédio D3, Campus I.

Conforme a diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UPF, professora Adriana Bragagnolo, a Universidade agradece a confiança da Prefeitura em direcionar itens tão significativos para o cuidado do Museu. “Em primeiro lugar nós agradecemos e ficamos muito felizes pela salvaguarda de tantas peças importantes. Recebendo da Secretaria da Cultura as bonecas que fazem parte e que têm essa relação com o Festival do Folclore, nos alegra em complementar esse acervo”, destacou.

Ao fazer a entrega a secretária destacou a importância da parceria com a UPF que, segundo ela, garante o cuidado e a segurança da cultura local. “Essas coisas lindas, que são memórias, especialmente nos contam a história de 15 edições do Festival e o fato de estarem aqui expostas, bem cuidadas, mostra o quanto é importante termos uma instituição com o DNA de preservação, de memória, de cultura, de arte que a Universidade de Passo Fundo tem”, ressaltou.

Miriê lembrou que as bonecas se tornaram uma tradição no Festival, desde os gestores passados, até hoje, gerando uma troca de culturas. “A gente faz isso com muita alegria, lembrando sempre que isso começou pelos que nos antecederam na organização do Festival de Folclore, liderados pelo Paulo Dutra. Vemos o quanto é valioso ter essa ideia ter sido fomentada, mas, sobretudo, mantida, preservada e estimulada, porque acabou tornando-se um dos requisitos que cada grupo, de onde vem, traga algo característico, representativo de sua indumentária, do seu tipo de povo”, comentou. 

Visita à reitora
Aproveitando a visita à Universidade, a secretária foi recebida pela reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin. Na oportunidade, ela fez a entrega de um livro comemorativo aos 165 anos de Passo Fundo e destacou que a 16ª edição do Festival Internacional de Folclore ocorrerá de 9 a 17 de agosto.

A reitora agradeceu o presente e também a entrega das bonecas ao acervo do MAVRS, ressaltando as ações em conjunto com município em prol da educação e cultura.