Pesquisador mexicano visita PPGEdu/UPF para alinhamento de ações e atividades
01/11/2024
15:59
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti
O pesquisador mexicano Dr. Aristeo Santos Lópe, esteve na UPF realizando um encontro de trabalho com professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) para avaliar e planejar as atividades de investigação. Aristeo, juntamente com o professor Dr. Altair Fávero e a doutoranda Caroline Simon Bellenzier, foram recebidos pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, e pelo Dr. Luiz Marcelo Darroz, diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, nesta quinta-feira, 31.
Aristeo possui pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Educação pela Unicamp (1997), mestrado em Administração de Empresas (1991) e em Educação Superior (1987) pela Universidad Autónoma del Estado de México. É professor e pesquisador da Universidad Autónoma del Estado de México, a qual tem convênio com a Universidade de Passo Fundo desde 2010.
O pesquisador é colaborador externo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF), coordenado pelo professor Dr. Altair Alberto Fávero e coordena o convênio entre UPF/UAEMéx desde 2010. Desde então tem realizado ações e atividades entre as duas instituições de modo especial com o Gepes/PPGEdu/UPF.
Na ocasião, os pesquisadores ressaltaram o importante e longevo convênio entre a Universidade de Passo Fundo e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Conforme Altair, são 14 anos de intercâmbio de ações e atividades que contribuem com o propósito de consolidar e ampliar o processo de internacionalização do Programa e aprimorar a formação de pesquisadores mestre e doutores.
Na oportunidade, pró-reitor e diretor do IHCEC receberam a 14ª coletânea publicada pelo Gepes intitulada “Políticas Educacionais e Neoliberalismo”, publicada em 2024 pela Livrologia, resultante dos estudos realizados em 2023, no qual Aristeo tem participação com um capítulo. Para o próximo ano, 2025, está prevista uma produção a ser publicada na coletânea oriunda dos estudos realizados no Gepes/UPF. Além da produção científica, estão sendo projetadas participações em eventos, bem como o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as duas universidades e a possibilidade de avançar no processo de dupla titulação para doutorandos das duas instituições que atenderem as exigências regimentais que estarão sendo definidas no acordo interinstitucional entre UPF/UAEMéx.
Também durante a visita foi formalizado o convite para que o Dr. Altair Fávero, a Dra. Carina Tonieto (egressa do PPGEdu e atual diretora de Ensino do IFRS/Ibirubá) e a doutoranda Caroline Simon Bellenzier realizem uma instância de 10 dias no UAEMéx no mês de abril de 2025 para um conjunto de atividades programadas pelo convênio.