Curso de Letras da UPF promove atividades diferenciadas com produção de memes, challenges e karaokê para motivar os estudantes e desenvolver novos processos de aprendizagem
Com uma breve pesquisa nas redes sociais, é possível ver que seus usuários tentam manter o bom-humor, mesmo em tempos difíceis como este de pandemia de Covid-19. Entre os recursos estão conceitos conhecidos da internet, como o de memes e challenges. No curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), esses e outros recursos se tornaram parte de um novo processo de aprendizagem, pensado para motivar os estudantes, especialmente neste momento de aulas on-line.
Na disciplina de Língua Inglesa V, ministrada pela professora e coordenadora do curso Me. Gabriela Schmitt Prym Martins, a atividade proposta foi um karaoke challenge. “Sabemos que ouvir, acompanhar a letra e cantar músicas em inglês é uma ótima forma de melhorar as habilidades no idioma”, explicou. Por isso, os estudantes foram desafiados a cantar músicas em inglês. Alguns, inclusive, aproveitaram e envolveram as famílias no desafio. “Foi uma ótima forma de se divertir e aprender inglês”, comentou a professora.
Nas disciplinas de Prática de Leitura e Escrita de Língua Inglesa, ambas ministradas pela professora Dra. Luciane Sturm, o envolvimento dos acadêmicos foi com o processo de letramento e multiletramento em língua inglesa, tendo como suporte a teoria da Escrita Criativa do estudioso Britânico Alan Maley. Nesse processo, os estudantes têm produzido vários textos, como poesias, narrativas e, até mesmo os famosos “memes”. Para reunir suas produções, os acadêmicos ainda estão construindo portfolios ou weblogs, de acordo com suas preferências.
Já nas aulas de Língua Inglesa VI, também ministrada pela professora Luciane, a proposta foi aprofundar os conhecimentos de língua inglesa a partir de diferentes assuntos contemporâneos, como diversidade social, especificidades da língua inglesa e o inglês como língua internacional. “Mais recentemente, o foco tem sido a literatura brasileira, pois os estudantes escolheram suas obras favoritas de autores brasileiros, para escrever uma revisão em inglês, bem como criar recomendações sobre esses livros”, contou. Todas essas produções são compartilhadas pelos acadêmicos em um grupo do Facebook chamado Internacionalização em Casa. “A proposta de vincular os trabalhos das turmas a uma rede social é para que essas produções não fiquem restritas à correção pelo professor, mas, que realmente sejam de acesso a diferentes públicos”, complementa a professora.
Outro trabalho desenvolvido com a ajuda das redes sociais, foi o proposto pela professora Me. Rosane Innig Zimmermann, na disciplina de Língua Espanhol VI. Ao longo do último mês, os estudantes tiveram que criar posts a partir do contexto que o país está vivendo. “A proposta era dar conselhos, expressar desejos e fazer recomendações, nesse tempo de distanciamento social, e chamar a atenção das pessoas para que estivessem atentas e pudessem passar esse tempo da melhor maneira. Assim, com uso de verbos no Presente de Subjuntivo e Imperativo afirmativo e negativo, conteúdos estudados na disciplina, os acadêmicos criaram suas mensagens e as compartilharam nas redes sociais”, pontuou a professora. Além de questões sobre a pandemia de Covid-19, os acadêmicos também realizaram pesquisas sobre refrãos e provérbios em língua espanhol para aquisição de vocabulário e conteúdo cultural. Já no Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril, os estudantes de Literatura em Língua Espanhola criaram mensagens em que apresentavam seus livros preferidos.
Extensão on-line
Quem também encontrou novas formas de viver a arte foram os estudantes dos projetos de extensão “Bando de Letras” e “Literatura em Diálogo”. Com a coordenação das professoras Dra. Ivânia Campigotto Aquino e Dra. Mariane Rocha Silveira, o grupo postou, em seu Instagram (@bandodeletras), vídeos nos quais os integrantes declamavam poemas. Cada um de sua maneira, acompanhados de música ou a capella, os estudantes encantaram e levaram arte, nesse período de quarentena, aos seus seguidores.
Lições positivas
Já no curso de Medicina, na disciplina de Leitura e Produção de Textos, ministrada pelo professor Dr. Lauro Gomes, vinculado ao curso de Letras, a proposta foi uma atividade que ali conhecimentos e saberes decorrentes da teoria e da prática. “Depois de trabalharmos com especificidades linguístico-discursivas de textos de ampla circulação social − cartaz, vídeo e panfleto, envolvendo questões de saúde −, os acadêmicos foram convidados a produzir um texto, pertencente a um dos três gêneros em questão, sobre como se proteger da Covid-19. Visto que o resultado do desafio lançado à turma foi bastante satisfatório, os próprios estudantes empenharam-se em divulgar seus trabalhos em redes sociais, buscando, de alguma forma, instruir tecnicamente a comunidade”, lembrou o professor.
Na opinião de Gomes, o momento atual exige de todos − dentre uma série de novas práticas – constante ressignificação. “O aperfeiçoamento de nossos desempenhos no manejo das tecnologias digitais, por exemplo, tem sido exercício diário nos processos de ensino e de aprendizagem, cujas consequências revelam-se, até aqui, bastante positivas”, pontuou. Para ele, enquanto os professores têm buscado transpor conhecimentos para as plataformas de ensino on-line, os estudantes, de modo geral, encontram-se engajados em suas atividades, notadamente conscientes desse novo procedimento metodológico de desenvolvimento de competências e habilidades. “Portanto, regado de altruísmo, vontade e dedicação coletivas, eu diria que este nosso momento difícil também nos deixará lições positivas”, finalizou.