Pesquisa e Inovação

Projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo é contemplado em Edital de Internacionalização

22/04/2025

11:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Projeto de pesquisa Movimentos discursivos da criança na produção de narrativas: as complexas relações espaço-temporais, coordenado pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), obteve reconhecimento em Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Trata-se da Chamada Pública MCTI/CNPQ Nº 16/2024 - Faixa 3: Projeto individual para bolsista Pós-Doutorado Júnior ou Pós-Doutorado Sênior do CNPq, a qual envolve pesquisadores já bolsistas do CNPq, com estudos de pós-doutorado em atividade. 

Usufruindo de dois meses para licença pós-doutorado no segundo semestre de 2024, a professora Marlete realizou seu estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp Araraquara, sob supervisão da Dra. Alessandra Del Ré, o que lhe possibilitou cumprir os requisitos de participação na referida chamada do CNPq. Com esse apoio, o projeto ganha projeção internacional e suas ações passam a se desenvolver, durante o período de 3 meses, na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, em Paris, na França. 

Nesse período, com o apoio, na França, da Dra. Christelle Dodane, a professora Marlete cumpre uma agenda acadêmica de interlocução científica, participando, como pesquisadora convidada, de diversas atividades na Université Sorbonne Nouvelle. Destacam-se, entre essas atividades, os seminários envolvendo os temas da pesquisa, aquisição da linguagem e linguagem da criança; apresentação do projeto e de seus resultados para grupos de estudantes e professores; reuniões de discussão qualificada com pares acerca da pesquisa realizada, entre outras.

É importante ressaltar que se trata de pesquisa na área da Aquisição da Linguagem, com enfoque na análise e descrição das relações espaço-temporais mobilizadas por seis crianças na faixa etária de três a seis anos de idade em narrativas produzidas durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021. O tema é tratado à luz da perspectiva dialógico-discursiva e sua abordagem encontra apoio na constatação de que a narrativa assume papel importante na vivência da criança na linguagem em contextos extremos, como o da pandemia de Covid-19. O projeto tem por objetivo descrever, na trajetória de aquisição da linguagem, os movimentos discursivos que permitem às crianças de três a seis anos de idade mobilizar relações espaço-temporais nas narrativas por elas produzidas no contexto social mencionado. 

A professora Marlete acredita que, com a inserção internacional que se concretiza neste ano, novos aspectos poderão ser delineados na proposta, a qual, certamente, se beneficiará dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa da Université Sorbonne Nouvelle na área da Aquisição. Desse modo, o PPGL cumpre sua agenda de internacionalização e qualifica ainda mais os trabalhos de seus acadêmicos, os quais também ampliam seu escopo de pesquisa e de atuação a partir das relações estabelecidas com importantes núcleos de pesquisa do país e do mundo.

De acordo com o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Edison Casagranda, “projetos como esse fortalecem a qualidade acadêmica, ampliam as redes de colaboração e concretizam ações voltadas à internacionalização. Muito além de promover a mobilidade acadêmica, esse intercâmbio de saberes produz impacto na sociedade, dado o caráter inovador da temática e do projeto”.

Para a Diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UPF, Profa. Dra. Ana Carolina Bertoletti de Marchi, “através de importantes documentos estratégicos de gestão, tais como o Planejamento Institucional e ao Planejamento de Internacionalização, a UPF, atenta às condições necessárias à promoção da internacionalização, assume seu compromisso com a valorização e o incentivo de ações como essa, que produzem impacto internacional e  que tanto contribuem para a qualificação docente e para a promoção da excelência acadêmica”.