Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Jaira Puppim - Comung
Juntamente com demais reitores das Instituições Comunitárias que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung), a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Maria Dalmolin, participa, nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de outubro, de uma intensa agenda de encontros em Brasília. As atividades na capital federal têm como foco levar aos órgãos competentes e aos deputados e senadores, demandas urgentes das instituições.
A programação desta terça-feira, 03, contou com uma reunião junto ao Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias, no Plenário da Câmara dos Deputados.
Nesta quarta-feira, 04, a comitiva terá uma reunião com o presidente da Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a equipe da Comissão de Educação e Cultura do Senado e uma Audiência Pública sobre “O futuro das universidades comunitárias”, na Câmara dos Deputados.
O objetivo é abordar o papel das universidades comunitárias e falar sobre questões que vêm sendo discutidas no âmbito educacional, como bolsas, acesso ao ensino superior, permanência dos estudantes, Prouni e Fies, entre outros.
A movimentação conta com a participação dos reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Rafael Henn (Unisc), Cátia Nehring (Unijuí), Gelson Rech (UCS), Arnaldo Nogaro (URI), Evania Schneider (Univates), Antônio de Souza Sobrinho (Urcamp) e Fábio Dal-Soto (Unicruz) e o reitor em exercício da Unisinos, Artur Jacobus. Também participarão representantes das Universidades Comunitárias de Santa Catarina (Acafe) e da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).
Notícias relacionadas