Residências multiprofissionais da UPF formam novos especialistas em saúde
28/02/2025
15:45
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti | Assessoria de Imprensa UPF
Formações são realizadas em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, Hospital de Clínicas, Secretaria Municipal de Saúde e Ministérios da Saúde e Educação
Os serviços de saúde de Passo Fundo e região agora contam com 43 novos especialistas em Atenção ao Câncer, Saúde do Idoso, Cardiologia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais. Na quinta-feira, 27 de fevereiro, a Universidade de Passo Fundo (UPF), junto com o Hospital São Vicente de Paulo, o Hospital de Clínicas e a Secretaria de Saúde de Passo Fundo realizou a formatura de cinco programas de residência em saúde. Na ocasião, os cirurgiões-dentistas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas tornaram-se especialistas padrão ouro, com mais de 5 mil horas de preparação predominantemente prática.
Os Programas iniciaram em 2013 e também tem os Ministérios da Saúde e da Educação entre as parcerias que viabilizam a sua realização.
Presente na cerimônia de formatura, a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, manifestou sua emoção e carinho por vivenciar este momento de celebração. “Quero fazer um registro especial às instituições de saúde que estão aqui representadas com as suas respectivas equipes. Nós, da Universidade de Passo Fundo, juntamente com o Hospital São Vicente de Paulo, com o Hospital de Clínicas e com a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal, certamente não estaríamos aqui hoje se não tivéssemos construído uma história de muitas décadas e em conjunto. É sempre importante nós olharmos para as nossas histórias. Temos uma comunidade envolvida, instituições de saúde dedicadas, e uma Universidade que ao longo dessa trajetória formou a maior parte dos profissionais atuantes em nossa região. Sentimos orgulho de olhar hoje para vocês que continuam essa história”, manifestou a reitora.
O pró-reitor Acadêmico, Edison Casagranda, também participou da solenidade, assim como a professora Fabiana Tonial, representante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF).
Instituições destacam a importância da atuação conjunta
O Hospital São Vicente de Paulo foi representado pela diretora corporativa de Operações, Márcia Andrea Ferrão, que falou em nome da instituição. “A certificação multiprofissional é um pilar essencial em nosso sistema de saúde. Ela nos ensina que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de dedicação e cuidado que envolve o atendimento integral e humanizado. Parabéns aos formandos que compreenderam as competências do programa e a importância da sensibilidade, empatia e compaixão para com os pacientes”, destacou.
Representando o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, o vice-presidente, Joni Pasqualotto, evidenciou o caráter humano da formação concluída. “Esta noite certifica as mais de 5 mil horas que vocês, residentes, dedicaram, não em uma instituição de saúde, mas a cada indivíduo que confiou em vocês o seu maior bem, sua própria vida. A direção do Hospital de Clínicas, as equipes por onde vocês desempenharam suas atividades, pacientes e familiares reconheceram nas suas práticas o empenho na busca pelo aperfeiçoamento técnico, e, principalmente o compromisso com os valores que são essencialmente caros à nossa instituição: o cuidado, o comprometimento e a atenção com a vida humana”, afirmou Joni.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Passo Fundo estiveram representadas pela coordenadora da Promoção à Saúde, Débora Corso. Para ela, a formatura é um marco não apenas para os concluintes, mas para todos os profissionais e instituições participantes. “Juntos, os profissionais atuaram com dedicação, de forma integral, humanizada e com muito zelo no cuidado com a saúde da população”, destacou.
A fisioterapeuta Letícia Lírio, formanda do Programa de Atenção ao Câncer, avaliou positivamente o período da residência que encerrou após dois anos de muita dedicação pessoal e profissional. “Trata-se de uma jornada intensa e cansativa, mas que nos ensinou muito mais do que técnicas e protocolos. Ao olhar para trás percebo o quanto esse caminho de aprendizado foi intenso, desafiador e transformador. Cada paciente, cada história, cada experiência que compartilhamos nos ensinou algo valioso. Aprendemos a importância de olhar para o ser humano em sua totalidade, de entender suas necessidades, medos, desejos e, acima de tudo, a respeitar sua dignidade”, concluiu.
Notícias relacionadas