Extensão

Sala temática aborda a gestão pedagógica no cotidiano da escola

24/11/2016

15:50

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Alessandra Pasinato

Encontro reuniu professores, gestores da educação das redes municipal e estadual, além de acadêmicos do curso de Pedagogia da UPF

O Centro Regional de Educação (CRE) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE), da Faculdade de Educação, realizaram nesta quinta-feira, dia 24 de novembro a VII Sala Temática “Anoitecemos professores, amanhecemos coordenadores pedagógicos: e agora?”. A formação reuniu professores, gestores da educação das redes municipal e estadual, tais como coordenadores pedagógicos, diretores, secretários municipais, assessores de secretarias municipais e de Coordenadorias de Educação, além de acadêmicos do curso de Pedagogia (regular e Parfor) e outras pessoas interessadas. Esta edição abordou o tema “Gestão do pedagógico no cotidiano da escola” e foi ministrada pela professora Dra. Liliana Soares Ferreira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O projeto é coordenado pela diretora da Faed, professora Dra. Eliara Levinski, e co-coordenado pela professora Luciane Bordignon, que também atua junto ao CRE. Conforme Luciane, este é o último encontro do ano, a conclusão de um trabalho que iniciou em março e que a cada nova edição abordou temas correlacionados. “Fizemos um trabalho sobre coordenação pedagógica e, em alguns momentos, também abordamos outras temáticas, como educação para a paz e relações escolares, em um trabalho sequencial”, comenta ela, destacando que as salas temáticas são uma forma de aproximação com o sistema escolar, em um movimento de retroalimentação entre a universidade e as escolas. “Encontros como esses nos dão subsídios para pensar o ensino, a pesquisa e a extensão a partir da escola, em uma interlocução de saberes”, avalia.

Neste último encontro, integrantes do grupo de Musicografia Braile fizeram uma apresentação especial para os participantes, que também puderam conhecer o funcionamento do projeto. Cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas em cada edição das Salas e, conforme a coordenação, neste último encontro será possível avaliar as ações e verificar as demandas do público. A intenção é que, a partir desta avaliação, possa haver continuidade do projeto no próximo ano.

Gestão pedagógica

Durante a atividade, a professora Liliana abordou as pesquisas que vêm sendo realizadas desde 2007 na UFSM e que discorrem sobre o trabalho pedagógico. “Descobrimos há alguns anos que poucas pessoas sabem descrever o trabalho pedagógico. A convite do Ministério da Educação, compusemos um verbete para o dicionário e percebemos o quão difícil era descrevê-lo. A partir de então, nosso grupo de pesquisa tem se dedicado a descrever trabalho pedagógico”, comenta ela, considerando que, a partir dessa demanda, o grupo de pesquisa tem buscado essa definição, elencando conceitos como políticas educacionais, educação e trabalho e sobre o pedagógico como característica do trabalho realizado na escola.

Curso de gestão democrática

A VII Sala Temática também marcou o encerramento do curso “Gestão democrática da escola - desafios e possibilidades”, que teve 40 horas e foi realizado durante o ano de 2016, com a mesma temática das Salas “Anoitecemos professores, amanhecemos coordenadores pedagógicos: e agora?”.