Pesquisa e Inovação

Seminário na UPF defende a linguagem e as humanidades na formação de sujeitos

07/11/2024

16:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Lissara Alves

10º Seminário Nacional e 4º Seminário Internacional de Língua e Literatura teve início nessa quarta-feira com programação intensa e apresentação de mais de 180 trabalhos

Com o tema “Linguagem e humanidades: modos de pertenc(S)er”, o curso de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza o 10º Seminário Nacional e 4º Seminário Internacional de Língua e Literatura. A programação iniciou nessa quarta-feira, 6 de novembro, e segue até sexta, dia 8. O evento visa promover pesquisas científicas e diálogos nas áreas dos estudos linguísticos e literários sobre a linguagem como propriedade constitutiva da humanidade e sobre seus modos de existência e pertencimento.

A abertura do Seminário foi realizada de forma híbrida, com atividades ocorrendo no auditório da UPF Online e a presença da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. De acordo com a coordenadora do PPGL, professora Dra. Claudia Toldo, o tema desta edição do seminário se justifica pela necessidade dos estudos das linguagens, no que se inserem as pesquisas nas áreas da linguística e da literatura. “Esses estudos associam-se ao posicionamento de defesa das humanidades na formação dos sujeitos em quaisquer níveis de ensino, considerando aqui todo o trabalho que fazemos em relação à educação básica e a formação de professores e profissionais que trabalham com pessoas na sua formação integral”, pontuou. 

Para a professora Bernadete, esse é um momento que mostra a consolidação de um trabalho de muitos anos na graduação e na pós-graduação e em parceira com muitas instituições nacionais e internacionais em torno da leitura e da literatura, e da necessidade que temos que ampliar a qualificar a vida das pessoas pela linguagem e pelas humanidades. “É um evento simbólico para olharmos e refletirmos um pouco sobre isso. Que seja um excelente momento de troca, de reflexões, de fortalecimento desse campo tão importante e tão necessário para o desenvolvimento humano, social, econômico, e para que a gente consiga, cada vez mais abrir espaços e desenvolver esse campo e as pessoas de uma maneira integral”, acrescentou. 

Ao longo dos três dias de evento, a programação conta com conferências e mesas-redondas que fomentam a discussão acerca das questões étnico-raciais na formação docente, da pesquisa e ensino de línguas adicionais e das reflexões sobre autismo e questões de linguagem. Além disso, o Seminário conta com 12 simpósios temáticos, com a apresentação de mais de 180 trabalhos de estudantes e pesquisadores de diferentes estados brasileiros. As discussões são uma oportunidade para discutir o papel das humanidades e das linguagens na formação de sujeitos sensíveis e na elaboração das subjetividades.

Narrativas de Estágio
Ainda no primeiro dia, o evento contou com um momento especial: o lançamento do e-book Narrativas de Estágio. A obra, que é organizada pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich e pelos mestrandos Lucas Danielli Marinho e Gabriela Golembieski, reúne textos dos de pós-graduandos do PPGL escritos durante a disciplina de Estágio de Docência I. A proposta da publicação é promover uma reflexão sobre o ato humano de se tornar professor, a partir de relatos particulares, marcados pela subjetividade. 

Para ler o e-book, acesse aqui

INSCREVA-SE