Ensino

UPF e UniFAFIRE iniciam atividades do doutorado interinstitucional

30/09/2024

09:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação UniFAFIRE

Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano ocorrerá de forma híbrida com atividades presenciais e online nas duas instituições

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) firmaram uma parceria para qualificar e potencializar a formação na área do Envelhecimento Humano. Na última quinta-feira, 26, professores e estudantes estiveram reunidos em Recife para a aula inaugural do Dinter (Doutorado Interinstitucional). O Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano conta com conceito 5 da Capes e é referência em pesquisa e inovação sobre a temática.

Coordenado pela professora Dra. Ana Luisa Alves, a proposta do Dinter visa formar pesquisadores para atender às demandas educacionais, sociais e de inovação tecnológica que contribuem para a produção de conhecimento de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano. Conforme ela, na área de atuação da instituição receptora, visa também capacitar docentes para atuar na área educacional com foco no envelhecimento humano, saúde e sociedade. 

A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, participou de forma remota da aula inaugural.

Como metas, o Dinter busca fomentar a área de gerontecnologia e em aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, com vistas ao estabelecimento de redes de investigação, formação e inovação entre as instituições. “A intenção deste Dinter é focar no estímulo para o desenvolvimento de estudos sobre temas de interesse comum que atendam às demandas identificadas, assim como a formação de doutores que também possam atuar nas áreas de gestão de políticas educacionais e de avaliação educacional”, comenta.

De acordo com a coordenadora, o impacto social será compreendido a partir da responsabilidade social que o Programa assume com a formação qualificada de profissionais para atender às demandas emergentes e complexas de uma população que vive e envelhece na área de atuação da instituição receptora. “No que tange aos impactos tecnológicos, o PPGEH, atento aos desafios que se apresentam à população alvo na contemporaneidade, busca resoluções por meio de processos e produtos de tecnologia e inovação, integradores do saber científico com o popular, desenvolvidos com o intuito de proporcionar melhorias que alcancem a comunidade, a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental, pela inserção e pelo fortalecimento dos sujeitos, visando ao desenvolvimento social”, observa Ana Luisa.

O curso
Com duração de quatro anos, o Dinter tem como área de concentração, Envelhecimento Humano, Saúde e Sociedade, e engloba aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, considerando questões sociais, culturais, educacionais, históricas, bioéticas, econômicas, ambientais, de saúde e de tecnologia, determinantes para a forma como as pessoas envelhecem.

As atividades ocorrem de forma híbrida, ou seja, com encontros presenciais e online ao longo do período.