Pesquisa e Inovação

UPF Parque dá início as tratativas para obras do Passo Fundo Valley

13/02/2025

11:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Daiane Crestani / UPF Parque

A Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início, na última quarta-feira, 12, aos primeiros passos para a execução da obra de ampliação e revitalização do UPF Parque. O encontro contou com a participação da equipe do UPF Parque e de profissionais de diversas áreas que atuarão na iniciativa. Financiado pela FINEP com um aporte de R$ 10 milhões e uma contrapartida de R$ 3 milhões da UPF, o projeto contempla a construção de novos espaços e a integração da comunidade, beneficiando diretamente 144 municípios da Região Produção e do Norte do Rio Grande do Sul.

Conforme o gestor do Parque, Ricardo Fantinelli, o trabalho contará com a participação de engenheiros civis, arquitetos, especialistas de finanças e controle. A equipe trabalhará de forma integrada para garantir que a obra atenda a todas as normas, orçamentos, cronogramas e requisitos legais exigidos. A Prefeitura de Passo Fundo também é uma das parceiras nesta etapa. “Este foi o primeiro encontro para alinhar os fluxos principais e ajustar os processos-chave necessários para colocar o projeto em ação. Os encontros serão periódicos, com o objetivo de garantir que as etapas sejam executadas de forma eficiente e organizada”, comentou Fantinelli. 

Ao longo dos próximos dias, algumas datas serão definidas. A previsão é que a obra deve começar entre o final de fevereiro e o início de março deste ano, com prazo de entrega de um ano. Ainda segundo Ricardo, em breve, além da reformas, novos espaços e novos programas serão disponibilizados e empresas poderão instalar suas áreas de pesquisa e desenvolvimento nos terrenos destinados junto ao projeto.

A expansão da infraestrutura disponibilizará novos espaços para empresas e outros atores do ecossistema. As instalações serão mais modernas e devem favorecer a integração e cocriação, fortalecendo o ambiente ideal para o crescimento e desenvolvimento de negócios inovadores. Entre os novos espaços, estão um espaço maker, Arena 360, café, salas de reuniões, áreas de convivência internas e externas, foyer, espaços para startups, entre outros.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Antônio Thomé, com esses primeiros movimentos a UPF começa a tirar do papel um importante projeto que terá impacto na vida de toda a região. “Esse é um projeto feito a muitas mãos e que vai impactar significativamente no desenvolvimento de Passo Fundo e região. O Passo Fundo Valley será um local onde inovação e a tecnologia, aliadas às necessidades das empresas e da própria comunidade, trarão resultados práticos e efetivos para todos”, disse.

Passo Fundo Valley
O objetivo é criar a base para um novo distrito que se torne referência em inovação aberta. Os resultados do projeto preveem a criação e reestruturação de programas, iniciativas para a geração de talentos, qualificação e experiência empreendedora para docentes e técnicos, captação de recursos, fomento e aceleração de negócios, além de ações específicas voltadas para o agronegócio, que é uma das vocações regionais.
 

INSCREVA-SE