Geral

UPF recebe vistoria da Fepam

05/12/2017

15:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Engenheiros verificaram as edificações para o processo de Renovação da Licença de Operação e para emissão de uma nova Licença de Instalação de Ampliação

A fim de verificar as edificações, para o Processo de Renovação da Licença de Operação (LO) 14/2012-DL, e os locais onde serão construídos novos empreendimentos, para emissão de uma nova Licença de Instalação de Ampliação (LIA), o Campus I da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) recebeu, no dia 1º de dezembro, uma vistoria de representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam-RS).

A vistoria foi executada pelo Engenheiro Químico e coordenador do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado de Passo Fundo/RS, Gustavo Trentini Barancelli, que, na ocasião, estava acompanhado pelo estagiário, estudante de Engenharia Ambiental da UPF, Jonas Cerbaro. Os representantes da Fepam foram acompanhados pela gestora do Setor de Saneamento Ambiental, Maritania Morgan Pavan, e pelos membros da equipe desse Setor, Juciela Cicheleiro, Aline Manfroi Soster e Antônio Gilberto Santos de Assumpção.

Instalações

Na oportunidade, foram vistoriadas todas as instalações do Campus I, em especial a Central de Resíduos e a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), avaliando a conformidade com Sistema de Gestão Ambiental da Instituição e Legislações Ambientais. Conforme Maritania, a prática é realizada após protocolados pedidos de Licença de Ampliação e de Renovação de Licença de Operação.

Segundo ela, com a vistoria, há a emissão da Licença de Operação do Campus I e da Licença de Ampliação de Instalação dos empreendimentos futuros, dentre eles ampliação da Biblioteca; ampliação do LCI; Prédio V3; módulo VI Parque; salão multiuso; central de serviços; usina de energia solar; reconstrução e ampliação da piscina da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff); e ampliação do Minizoológico.

A importância da Licença de Operação para a Instituição, conforme Maritania, está relacionada com os aspectos ambientais, sociais e, também, financeiros. “Para realização de qualquer financiamento, tais como os referentes a projetos de pesquisa, novas obras, ampliações e laboratórios, entre outros, é exigida a apresentação da Licença de Operação Institucional”, destaca ela.