Por: Natália Fávero - Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes e Natália Fávero
A arte e a literatura tomaram conta da Vila Jardim no sábado, 19 de agosto, por meio das Estações de Leitura, promovidas pelas Jornadas Literárias. Essa é a segunda Estação. A próxima acontece no dia 26 de agosto, no bairro Hípica
“A literatura não pode mudar o mundo, mas a minha geração achava que sim... Em todo caso se a literatura mudar pessoas isto já é suficiente. E ela muda”. Essa frase do escritor Moacyr Scliar, um dos homenageados da 16ª Jornada e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, foi destacada em uma das paredes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonino Xavier, que recebeu a Estação de Leitura, atividade da Pré-Jornadinha. E a frase de Scliar faz muito sentido, porque a literatura tomou conta dos alunos, professores e comunidade escolar, transformando as obras de escritores que estarão na Jornadinha em maquetes, desenhos, gráficos, poesias, música, esquete teatral, entre outros diversos trabalhos, mostrando que a literatura pode realmente envolver as pessoas e ser desejada.
A Jornadinha inicia em outubro, mas já dá para sentir o clima dessa movimentação literária por meio das Estações de Leitura, que acontecem de agosto a setembro, em Passo Fundo. A segunda Estação, realizada na Escola Antonino Xavier, mostra a importância da Jornada ir até os espaços escolares. “O envolvimento com a Jornada está sendo pleno, desde a escolha das obras até a elaboração dos trabalhos a partir delas. Nossos alunos viveram cada obra lida, cada trabalho feito de forma pedagógica, envolvendo todas as disciplinas. É muito importante essa participação de escolas da periferia nesta grande festa da literatura. A Jornada acertou muito em vir até a escola”, destacou a diretora da EMEF Antonino Xavier, Vera Lúcia Mondin dos Santos.
A Estação também envolveu as escolas Dom José Gomes, Cohab Secchi, Georgina Rosado e Coronel Lolico. Além da exposição de trabalhos, a ação contou com apresentações de alunos e de convidados, brechó, oficinas de chula e capoeira e com a Escolinha de Trânsito da Prefeitura de Passo Fundo.
Algumas obras da Jornadinha estão relacionadas com medos e monstros como “Condomínio dos monstros”, “Monstros no cinema”, “Contos de Horror”, entre outras. Muitas dessas obras ganharam vida durante a Estação. “Viemos fantasiadas de bruxas. Nem sempre as bruxas são tão assustadoras assim. E uma das obras que eu li fala justamente disso, das impressões à primeira vista e depois a descoberta de que as bruxas não são seres assustadores”, comentou a aluna Nataly Oliveira, do nono ano.
E todo esse trabalho contou com o envolvimento de uma agente de leitura das Jornadas Literárias, que é um multiplicador da leitura literária em cada escola durante a Pré-Jornada e a Pré-Jornadinha. “É realmente como se eu fosse uma embaixadora da Jornada na escola. É uma responsabilidade enorme. Mas todos os alunos se envolveram com alguma obra de autores homenageado ou convidado para a Jornadinha em outubro. A Jornada é importante porque ela desperta esse interesse pela literatura”, salientou a professora da escola e agente de leitura, Eliana Barbosa Marques.
O trabalho da escola surpreendeu o público pelo teor de detalhes, pela diversidade das ações e pelas apresentações no palco, que encantaram a todos. “Encontrar com os alunos, professores, pais e a comunidade traduz um dos nossos principais objetivos nessa edição, que é jornalizar a cidade. Isso é a democratização da leitura. E esse sonho só foi possível porque a escola foi protagonista e adotou a nossa ideia”, enfatizou uma das coordenadoras da 16ª Jornada e 8ª Jornadinha, Fabiane Verardi Burlamaque.
O secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, também esteve presente e ressaltou o envolvimento da comunidade e a importância da realização dessas atividades da Jornada nas escolas.
Confira a programação das próximas Estações de Leitura:
26/08 - das 8h30min às 11h
Local: EMEF Daniel Dipp - Rua São Sebastião, 1941 – Hípica
02/09 - das 8h30min às 11h
Local: EMEF Wolmar Salton - Rua Claudino Toldo, 155 - São Cristóvão
Jornadas Literárias
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS, com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.
As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.
Notícias relacionadas