Apresentação

O IX SEMINÁRIO REGIONAL DE PLANTAS BIOATIVAS E HOMEOPATIA e a VI JORNADA SUL BRASILEIRA DE PESQUISA EM PLANTAS MEDICINAIS E HOMEOPATIA serão realizados nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2025, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, na modalidade híbrida – 11 e 12 de junho presencial com transmissão de forma virtual e 13 e junho online.

Os eventos visam promover a troca de conhecimentos e experiências sobre o uso de plantas bioativas e práticas homeopáticas na saúde humana, vegetal e animal e promover a integração entre os saberes tradicionais e a pesquisa científica para valorizar, preservar e aprimorar as práticas culturais de saúde, como o uso de plantas medicinais e homeopatia, contribuindo para o bem-estar integral das comunidades e a sustentabilidade ambiental.

Os eventos congregam diferentes atividades para alcançar seus objetivos, como palestras, painéis, rodas de conversa e oficinas e incentiva a pesquisa, onde desde a 5ª edição recebe resumos e elabora anais, fortalecendo com credibilidade científica à área. De forma complementar, mantém tradicionalmente o “Espaço do cuidado” onde os participantes podem vivenciar as diversas técnicas terapêuticas disponibilizadas por profissionais habilitados, como yoga, constelação familiar, benzimento, reiki, meditação, fitoterapia, florais, medicina tradicional chinesa, homeopatia, entre outros. Também, realiza a Feira Alternativa Integral Sustentável que valoriza e estimula a produção e agroindustrialização de produtos naturais e à base de plantas bioativas e homeopatia, oferecendo um espaço de exposição, troca e comercialização para empreendimentos que possuem produtos com identidade relacionada às temáticas.

Em especial, oportuniza a integração de culturas e saberes dos povos e comunidades tradicionais, resgatando a ancestralidade das práticas de saúde e também, reservam espaços culturais para apresentações artísticas regionais de música e dança. A proposta destaca o respeito aos ciclos naturais, a valorização da ancestralidade e da cultura popular, especialmente de povos indígenas e quilombolas, e a integração entre saúde, meio ambiente e economia criativa. 

Objetivos Específicos

Facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais da saúde, agricultores, comunidades tradicionais e estudantes, com foco na aplicação prática de plantas bioativas (medicinais, condimentares, ornamentais de conservação da natureza) e homeopatia.

Apresentar e discutir pesquisas e experiências sobre plantas medicinais e homeopatia, incentivando a produção e difusão de novos saberes tanto na academia quanto nas comunidades, através de resumos de pesquisa e relato de experiências e oficinas práticas.

Incentivar a participação de comunidades indígenas e quilombolas, oferecendo espaços para a divulgação de suas práticas e saberes relacionados ao uso de plantas medicinais e artesanato.

Promover o acesso e a conscientização sobre práticas sustentáveis e produtos alternativos, proporcionando um espaço de comercialização e experimentação onde os participantes possam conhecer, adquirir produtos naturais e orgânicos, artesanato sustentável com foco na valorização da economia criativa local e na preservação ambiental, através da Feira Alternativa Integral Sustentável.

Criar espaços para a divulgação e experimentação de terapias alternativas, por meio do Espaço do Cuidado, visando o bem-estar integral dos participantes.

Organizar oficinas e rodas de conversa que possibilitem a capacitação de profissionais da saúde, educadores e membros da comunidade em práticas integrativas e complementares.

Estabelecer e consolidar parcerias entre instituições acadêmicas, governamentais e não governamentais para a continuidade de projetos e ações relacionadas ao uso de plantas medicinais e homeopatia.

Implementar medidas que assegurem a participação inclusiva de pessoas com deficiência e comunidades vulneráveis, por meio de ações de acessibilidade atitudinal e ambientação dos espaços.

Realizar avaliações contínuas das atividades para garantir a eficácia do evento, documentando os resultados e experiências para subsidiar futuras edições.

Publicar os anais do evento e promover a ampla divulgação dos trabalhos apresentados, facilitando o acesso ao conhecimento gerado durante os eventos.

Estimular a submissão e publicação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência que contribuam para o avanço das práticas integrativas e o desenvolvimento sustentável.