Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), área de concentração em Produção vegetal, está lotado na Escola de Ciênicas Agrárias, Inovação e Negócios (ESAN) da Universidade de Passo Fundo (ESAN/UPF) e foi o primeiro em nível stricto sensu da UPF. Ele é resultado da capacitação docente, do empenho na pesquisa e da formação continuada de profissionais altamente qualificados.
O objetivo do Programa volta-se à formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnologia e inovação na área de Agronomia. As atividades de pesquisa científica e as relacionadas aos planos das disciplinas são permeadas por práticas educativas, promotoras da construção e da reconstrução do conhecimento.
O PPGAgro destaca-se pela forte inserção social na região Sul do Brasil, além da expansão constante das parcerias internacionais por meio de intercâmbio docente e discente e de realização de pesquisas em parceria com intuições nacionais e estrangeiras.
Desde o início de suas atividades, em 1996, até março de 2017, foram formados 304 alunos (247 mestres e 52 doutores). As informações quanto à atuação profissional dos egressos apontam para o seguinte posicionamento: 28% atuam como docentes em cursos superiores; 5% em instituições de pesquisa estaduais ou federais (nacionais ou estrangeiras); 16% em empresas privadas na área de Pesquisa & Desenvolvimento; 13% em extensão rural, assistência técnica e consultoria; 6% como docentes no ensino fundamental e/ou médio; 5% como biólogos ou agrônomos em laboratórios de prestação de serviço e em Prefeituras; 4% são produtores rurais; 3% realizam consultoria ambiental e/ou projetos paisagísticos; e 17% estão em curso de doutorado ou de pós-doutorado.
Diversos projetos de pesquisa do Programa são voltados para culturas típicas dessa região, como trigo, milho, soja, canola e aveia. As diferentes temáticas que envolvem a produção de grãos, como tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, adubação, física do solo, modo de ação de herbicidas, controle de pragas e doenças e fisiologia da produção, transgenia de milho e biotecnologia, fazem parte da rotina dos alunos que aqui desenvolvem suas dissertações e teses.
Em março de 2017, comemorou-se os 20 anos de reconhecimento do PPGAgro pela Capes, oficializado formalmente em 23 de junho de 1997 (embora suas atividades tenham iniciado em 4 de março de 2016). Em 2022, completou-se 25 anos de existência do Programa.
Modalidade: Mestrado e Doutorado Acadêmico
Criação: Mestrado – iniciou as atividades em 1996, formalmente reconhecido pela Capes em 1997; Doutorado iniciou suas atividades em 2004
Conceito Capes: 4
Área de Concentração a partir de 2021: Produção vegetal
Período - duração do curso (meses)
Mestrado: 24 meses
Doutorado: 36 meses
Carga horária (créditos):
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Horários das aulas: segunda à sexta – Turnos manhã, tarde e noite
Coordenação: Profa. Dra. Nadia Canali Langaro
Linhas de pesquisa a partir de 2021:
1 – Mecanismos e processos na interação solo-microorganismo-planta-atmosfera em produção vegetal.
2 – Tecnologias e manejo de plantas em sistemas agropecuários.